<b>Educação ambiental para a sensibilização entre os produtores orgânicos da zona sul do Rio Grande do Sul (RS)<\b>

Autores

  • Daniel de Souza Pereira

Palavras-chave:

Sensibilização, Sustentabilidade, Agricultores, Educação ambiental

Resumo

A manutenção dos recursos naturais é um aspecto fundamental para a sustentabilidade dos ecossistemas, tornando necessária uma avaliação criteriosa do espectro da cadeia produtiva local buscando soluções capazes de atender as demandas ambientais, econômicas e sociais. O estudo foi realizado através de acompanhamento de produtores orgânicos, nos pontos de comercialização (feiras-verdes), no município de Pelotas, com aplicação de questionários. Foram entrevistados 19 produtores, divididos nos seguintes municípios: Canguçu, Pelotas, Morro Redondo, Arroio do Padre e Turuçu. Entre os dados obtidos, a melhoria da qualidade de vida e a preocupação com a saúde perfazem 68% das indicações da escolha do sistema de cultivo orgânico. No Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA), a Lei Nº9. 795/99, no capítulo II, sobre a EA não-formal, diz que o Poder Público em todas as esferas, incentivará “a sensibilização ambiental dos agricultores”. O estudo objetiva que a EA possa ser um instrumento de sensibilização. A EA deve ser vista como um processo de permanente aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimento e forma cidadãos com consciência local e planetária (JACOBI, 2003). Mais do que resolver conflitos ou preservar a natureza através de intervenções pontuais, esta EA entende que a transformação das relações dos grupos humanos com o meio ambiente está inserida dentro do contexto da transformação da sociedade.

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Biografia do Autor

Daniel de Souza Pereira

Graduação em Licenciatura Plena Em Química pela Universidade Católica de Pelotas.

Mais informações: Currículo Lattes

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Como Citar

Pereira, D. de S. (2010). <b>Educação ambiental para a sensibilização entre os produtores orgânicos da zona sul do Rio Grande do Sul (RS)<\b>. Revista Didática Sistêmica, 10(1), 142–151. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1425

Edição

Seção

Artigos