<b>Educação ambiental e paradigma da complexidade: as concepções de homem e ambiente na discussão da crise socioambiental<b>

Autores

  • Maria de Fátima Santos da Silva
  • Humberto Calloni

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Complexidade. Ambiente e Ser Humano.

Resumo

O presente trabalho tem como questão de fundo entender qual o papel da educação ambiental em um contexto de crise, nomeadamente, socioambiental em que estamos inseridos. Trata-se de resgatar a concepção de ambiente e de homem que acreditamos deve permear uma proposta de educação ambiental crítica e complexa. Nesse movimento é vital a contribuição das leituras de Edgar Morin, posto que o mesmo aprofunda a discussão acerca de questões ontológicas, epistêmicas e sociológicas fundamentais para o entendimento do momento presente e suas raízes históricas, ao elevar a complexidade ao status de paradigma. A educação ambiental precisa assumir o compromisso com criatividade, a crítica, a participação, a solidariedade para que cumpra seu papel de constituição de uma sociedade que se paute por valores outros, sonhos outros, possibilidades outras.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Santos da Silva

Possui graduação em História - Licenciatura (FURG-2003), Especialização em História do Rio Grande do Sul (FURG-2004) e Mestrado em Educação Ambiental (FURG-2007). É doutoranda em Educação Ambiental na mesma universidade. Tutorial para cadastro de autores no sistema

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Humberto Calloni

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Pedagogia (UFRGS-1987), mestrado em Educação (UFRGS-1990) e doutorado em Educação (UFRGS-2002). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Rio Grande. Tutorial para cadastro de autores no sistema

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Publicado

06-04-2010

Como Citar

da Silva, M. de F. S., & Calloni, H. (2010). <b>Educação ambiental e paradigma da complexidade: as concepções de homem e ambiente na discussão da crise socioambiental<b>. Revista Didática Sistêmica, 8, 226–239. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1325

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo