<b>A educação na sociedade de classes: uma leitura crítica do processo de avaliação educacional</b>

Autores

  • Rossane Vinhas Bigliardi
  • Ricardo Gauterio Cruz

Palavras-chave:

Educação. Avaliação educacional. Transformação social.

Resumo

Aclarar o sentido que vem assumindo a avaliação educacional, no processo escolar, constitui caminho fértil para análise e possível reencaminhamento do projeto pedagógico vivenciado pela instituição educativa; partindo da concepção de que o processo de avaliação sustenta-se na concepção que se tem de Educação no contexto social em que está inserido. Neste trabalho refletimos sobre os procedimentos avaliativos adotados em nossas vivências educacionais e que exercem influência em nossas opções didático-pedagógicas. Aparece como condicionante a proposição de um processo de avaliação educacional que demonstre coerência com os princípios de uma Educação crítica e transformadora; entre eles destacamos a dialogicidade, a participação qualificada e responsável, favorecida por mediações pedagógicas que se demonstrem coerentes com a concepção do papel da Educação como transformadora da sociedade e redutora das desigualdades, aproximando-nos de uma sociedade mais justa e equânime.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossane Vinhas Bigliardi

Atualmente atua como pedagoga junto à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Ricardo Gauterio Cruz

Administrador de Empresas com experiência nas áreas de gestão e de perícia judicial. É pós-graduando em Perícia Contábil pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) e discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

30-03-2010

Como Citar

Bigliardi, R. V., & Cruz, R. G. (2010). <b>A educação na sociedade de classes: uma leitura crítica do processo de avaliação educacional</b>. Revista Didática Sistêmica, 6, 23–32. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1238

Edição

Seção

Artigos