AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA FURG: PRINCÍPIOS E CONCEITOS QUE POSSIBILITAM UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DIFERENTES ASPECTOS DA DIVERSIDADE PRESENTES NA UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v21i2.11076

Palavras-chave:

Ações Afirmativas. Políticas públicas. Diversidade. Universidade.

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar e compreender as políticas de Ações Afirmativas principalmente na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, a partir de um apanhado de princípios e conceitos internacionais, nacionais e locais que possibilitam a reflexão acerca dos diferentes aspectos da diversidade presentes na Universidade. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico histórico e conceitual da relação destas políticas com a reparação histórica dos indivíduos, que no decorrer dos tempos foram, e ainda são, discriminados, seja racialmente, historicamente ou socialmente. Dessa forma, as Ações Afirmativas desconstroem discursos e acarreta a reinvenção de novas práticas educativas e relações interpessoais na Universidade, mas, por vezes, se torna uma política discriminada por não oportunizarem a reflexão sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Barros Jardim, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Atualmente é Pedagoga na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e doutoranda em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Desenvolve suas atividades nos seguintes temas: Assistência Estudantil; Ações Afirmativas; Educação Ambiental; Educação Infantil e Educação a Distância. Possui Licenciatura em Pedagogia- Hab. Educação Infantil e Didática (FURG, 2006); Especialização em Psicopedagogia Institucional (Portal Faculdades, 2008) e Mestrado em Educação Ambiental (FURG, 2010). Possui também habilitação profissional plena para o Magistério (Inst. Est. de Educ. Juvenal Miller, 2002).

Humberto Calloni, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1985), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do RGS(2002). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Rio Grande, Revisor de periódico da Ambiente & Educação, Revisor de periódico da Cadernos de Educação (UFPel), Revisor de periódico do Momento (Rio Grande), Revisor de periódico da Revista Espaço Acadêmico (UEM), Revisor de periódico da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Revisor de projeto de fomento do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Revisor de periódico da KÍNESIS (MARÍLIA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Interdisciplinaridade, diálogo, formação, humanism.

Downloads

Publicado

07-08-2020

Como Citar

Jardim, D. B., & Calloni, H. (2020). AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA FURG: PRINCÍPIOS E CONCEITOS QUE POSSIBILITAM UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DIFERENTES ASPECTOS DA DIVERSIDADE PRESENTES NA UNIVERSIDADE. Revista Didática Sistêmica, 21(2), 60–72. https://doi.org/10.14295/rds.v21i2.11076

Edição

Seção

Artigos