CHAMADA DO DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

2020-11-09
Prazo de envio: 31/03/2021 Descrição: A Educação Infantil se constitui como uma etapa da Educação Básica que não se organiza de forma disciplinar, preconizando, portanto, uma dinâmica curricular que exige a integração entre diferentes profissionais e áreas de conhecimento. Além disso, os processos de ensino-aprendizagem ancoram-se no desenvolvimento integral da criança, potencializando a sua participação, expressão, criação e manifestação de interesses. A inserção da Educação Física tem ganhado espaço e se consolidado na dinâmica curricular da Educação Infantil, em especial, pela centralidade do corpo/movimento e dos jogos/brincadeiras nos processos pedagógicos desenvolvidos na primeira etapa da Educação Básica. Esperamos com este Dossiê problematizar a relação entre a Educação Física e a Educação Infantil, fazendo emergir novas compreensões que permitam avançar nas discussões em que as agências das crianças, com o seu protagonismo e com os sentidos que elas constroem nas relações com as atividades lúdicas sejam valorizadas, reconhecendo-as como sujeitos ativos do seu próprio desenvolvimento e aprendizagem. Deste modo, buscamos textos e entrevistas que analisem os desafios e as possibilidades inerentes a inserção dessa área do conhecimento na primeira etapa da Educação Básica por diferentes vertentes: políticas públicas, currículo, formação docente, práticas pedagógicas e temas correlatos desenvolvidos nesse contexto. DIRETRIZES GERAIS PARA O DOSSIÊ: 1. Para submissão do artigo, resenha ou entrevista, é necessário que os autores se cadastrem no site da Revista Didática Sistêmica (https://periodicos.furg.br/redsis). 2. O artigo, resenha ou entrevista devem ser submetidos, conforme o modelo (template), disponível no site deste periódico. É obrigatório seu uso para a adequação às normas da Revista. 2.1 A proposta de Dossiê deve conter, os itens a seguir, necessariamente nesta ordem: título, apresentação, objetivos, sumário e conjunto dos resumos dos artigos. 2.2 Os resumos dos artigos devem conter os seguintes itens, necessariamente nesta ordem: título do artigo, nome d@s autor@s, afiliações institucionais, titulação, endereço eletrônico do currículo Lattes/CNPq, ORCID, resumo e palavras-chave. A formatação dos resumos deve obedecer às Diretrizes para autor@s da Revista Didática Sistêmica. 2.3 Além dos artigos, a proposta poderá conter uma resenha de livro sobre a temática e uma entrevista com um/uma especialista reconhecid@ na área. 2.4 No caso da resenha, é necessário apresentar os dados bibliográficos da obra, seguindo as normas da ABNT e indicar o nome d@(s) resenhist@(s), afiliações institucionais, titulação, endereço eletrônico do currículo Lattes/CNPq e ORCID. 2.5 No caso da entrevista, indicar o nome d@(s) entrevistador@(s), bem como d@ entrevistad@, com as afiliações institucionais, titulação, endereço eletrônico do currículo Lattes/CNPq e ORCID. 2.6 Cada artigo poderá ter no máximo três (???) autor@s que, preferencialmente, participem de grupos de pesquisas. Cada aut@r só poderá participar de um artigo neste Dossiê. Exige-se que, pelo menos, um d@s autor@s tenha o título de doutor/a. Limita-se a publicação, de no máximo, 15% do total de artigos da mesma instituição. 2.7 A proposta deverá contemplar a diversidade da representação de autor@s nacionais e estrangeir@s, bem como a diversidade de instituições de ensino ou pesquisa. Deverá contemplar a representação de, ao menos, três regiões do país. Deverá conter, ainda, no mínimo, um artigo de autor@s vinculados a instituições estrangeiras e não poderá conter mais do que dois artigos de autor@s vinculad@s a uma mesma instituição. 2.8 Enquanto tramitar na Revista Didática Sistêmica, a proposta não poderá ser encaminhada a nenhuma outra revista. ORGANIZADORES: André da Silva Mello, Ângela A. S. Bersch, Camila Borges Ribeiro, Rodrigo Lema Del Rio Martins.