João Baitinga: análise sobre protagonismo histórico, a partir da trajetória de um índio (Bahia, 1804-1857).

Autores

  • André de Almeida Rego Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v10i20.482

Palavras-chave:

protagonismo indígena. João Baitinga. Bahia.

Resumo

O presente trabalho busca fazer uma análise sobre protagonismo histórico, a partir da trajetória do índio João Baitinga, que viveu na aldeia de Pedra Branca e no Ribeirão (atuais municípios de Santa Terezinha e Amargosa, na Bahia), no Período Imperial. As reflexões realizadas procuram compreender o papel de liderança de Baitinga na luta pela comunidade indígena da qual ele fazia parte, realçando a sua experiência em momento decisivo para diversos povos indígenas na província baiana, momento este marcado pela perda de direitos e espaços no processo de formação do Estado nação brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André de Almeida Rego, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia, mestre em História Social pela mesma instituição, licenciado em História pelaUniversidade Católica de Salvador. Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (Campus Paulo Freire-Teixeira de Freitas).

Referências

CASAL, Manoel Aires de. Corografia Brasílica ou Relação Histórico-geográfica do Reino do Brasil. Tomo I. Rio de Janeiro: Impressão Régia. 1718.
CERQUEIRA E SILVA. Inácio Accioli de. Dissertação histórica, etnográfica e política sobre quais eram as tribos aborígenes que habitavam a província da Bahia, ao tempo em que o Brasil foi conquistado; que extensão de terreno ocupavam; quais emigraram e para onde; e, enfim, quais existem ainda hoje e em que estado? Qual a parte da mesma província que era já a esse tempo desprovida de matas; quais são os campos nativos, e qual o terreno coberto de florestas virgens; onde estas têm sido destruídas, e onde se conservam; quais as madeiras preciosas de que abundavam, e que qualidades de animais as povoavam? In: Revista do Instituto Geográfico e Histórico do Brasil (RIHGB). Rio de Janeiro e Nendeln-Liechtenstein (reimpressão): Kraus, Volume 12, Tomo IV (2ª série), p. 143-257. 1849. Disponível no seguinte sítio eletrônico-virtual: < http://www.ihgb.org.br/rihgb.php?s=19>. Acesso em março de 2018.
COSTA, Emília Viotti. Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Editora Unesp. 1999.
CUNHA, Maria Manoela Carneiro da. Política indigenista no século XIX. In: CUNHA, Maria Manuela Carneiro da (org.). História dos Índios do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras-FAPESP-SMC, 1992. p. 133-154.
DANTAS, Beatriz G, SAMPAIO, José Augusto e CARVALHO, Maria do Rosário. Os povos indígenas no Nordeste Brasileiro: um esboço histórico. In: CUNHA, Maria Manuela Carneiro da (org.). História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras-FAPESP-SMC, 1992. p. 431-456.
ETCHEVARNE, Carlos. A Ocupação Humana do Nordeste Brasileiro, antes da Colonização Portuguesa. In: Revista da USP, São Paulo, n. 44, p. 112-141, dezembro/ fevereiro, 1999-2000. Disponível no seguinte sítio eletrônico-virtual: < http://www.usp.br/revistausp/44/07-carlos.pdf>. Acesso março de 2018.
LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Tomo V. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional do Rio de Janeiro. 1945.
MARTIUS, Carl Friedrich Philipp von & SPIX, Johan Baptist von. Através da Bahia: excertos da obra Reise in Bresilien (tradução de Pirajá da Silva e Paulo Wolf). São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre: Companhia Editora Nacional, 1938. Biblioteca Digital Brasiliana - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Disponível no seguinte sítio eletrônico: < http://www.brasiliana.com.br/obras/atraves-da-bahia-excertos-da-obra-reise-in-brasilien>. Acesso em março de 2018.
MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Bahia – Século XIX: uma província no Império. Salvador: Nova Fronteira. 1992.
MONTEIRO, John Manuel. Tupis, Tapuias e Historiadores: estudos de história indígena e do indigenismo. Tese de Livre Docência. Departamento de Antropologia – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP), 2001.
PARAÍSO, Maria Hilda Baqueiro. O Tempo da Dor e do Trabalho – a conquista do território indígena nos Sertões do Leste. Tese (doutorado)- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História (UNICAMP), 1998.
REGNI, Pietro Vittorino. Os Capuchinhos na Bahia: uma contribuição para a história da Igreja no Brasil. Vol. 2 (os capuchinhos italianos). Salvador: Editora Pallotti. 1988.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

de Almeida Rego, A. (2018). João Baitinga: análise sobre protagonismo histórico, a partir da trajetória de um índio (Bahia, 1804-1857). Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 10(20), 31–61. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v10i20.482