Homens viciosos de vivo entendimento: os espanhóis da América como sujeitos de reforma pela dieta no tratado de Juan de Cárdenas (México, 1591)

Autores

  • Alexandre C. Varella Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v9i17.422

Palavras-chave:

dietética - corpo criollo - Contra-Reforma

Resumo

Problemas y secretos maravillosos de las Indias, do médico Juan de Cárdenas formado na Universidad de México, é o objeto central da análise. Está no cerne do tratado do imigrante a instrução, senão admoestação aos espanhóis nascidos ou criados no Novo Mundo por seguir as regras de dieta numa terra de clima tropical, com alimentos e hábitos diferentes da Espanha e em boa parte emprestados aos indígenas. Procurador da distinção social em termos aristocráticos e doutos, busca um sujeito ideal, que teria corpo de compleição sanguínea e colérica, para usufruir com cuidado a região que traria enfermidades fleumáticas. O criollo devia selecionar práticas ancestrais e precaver-se de crenças e invenções culinárias no cadinho de povos e tipos sociais. O principal objetivo do artigo, portanto, é analisar o discurso que seja do profissional ou professoral de Cárdenas, por modificar pela dieta os espanhóis bem nascidos na América.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre C. Varella, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Estudos Latino-Americanos (IELA-UNILA).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-08-20

Como Citar

Varella, A. C. (2017). Homens viciosos de vivo entendimento: os espanhóis da América como sujeitos de reforma pela dieta no tratado de Juan de Cárdenas (México, 1591). Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 9(17), 91–117. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v9i17.422