As enfermidades no cativeiro e as concepções de cura entre os irmãos do Rosário em São João del-Rei (1782-1850).

Autores

  • Leonara Lacerda Delfino Pós-doutoranda em História (Unimontes). Doutora e Mestre em História (UFJF).

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v9i17.410

Palavras-chave:

causa mortis, doenças no cativeiro, práticas terapêuticas

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar a causa mortis dos escravos e libertos da Vila de São João del-Rei, através do rastreamento dos registros paroquiais de óbitos, como também abordar as concepções de enfermidade e de cura colocadas pela apropriação do poder miraculoso de Nossa Senhora dos Remédios e de São Benedito, como entidades curadoras presentes nas acepções de solidariedade dos irmãos do Rosário. Outra frente a ser analisada, consiste em averiguar a ascensão do discurso médico, mediante a campanha sanitarista e construção de hospitais e lazaretos, em incentivo ao processo de secularização das práticas terapêuticas. A partir do estudo das atas camarárias — junto aos dicionários de medicina do século XIX e de relatos de viajantes, ao lado da documentação confrarial — inferimos a concomitância de saberes médicos em convivência com as práticas mágicas do cativeiro.

Palavras-chave: causa mortis, doenças no cativeiro, práticas terapêuticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonara Lacerda Delfino, Pós-doutoranda em História (Unimontes). Doutora e Mestre em História (UFJF).

Doutora em História pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), com a pesquisa intitulada por - O Rosário dos Irmãos Escravos e Libertos: Fronteiras, Identidades e Representações do Viver e Morrer na Diáspora Atlântica. Participou do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE- CAPES) pela Universidade de Coimbra (2014). Possui mestrado em história pela UFJF, com a pesquisa: Família Negra na Freguesia de São Bom Jesus dos Mártires. Graduou-se em história pela Universidade do Vale do Sapucaí/UNIVÁS (2004). Trabalhou como professora de história na rede pública do ensino estadual de Minas Gerais, entre os anos de 2005 a 2011. Assumiu, temporariamente, as cadeiras de História, Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado nos cursos de História e de Pedagogia da Unifal (2015-2016). Tem experiência na orientação de estágios supervisionados em História e nos estudos relacionados às irmandades do Rosário e aos processos identitários na Diáspora Atlântica, através dos ritos fúnebres do cativeiro. Atualmente desenvolve uma pesquisa de pós-doutorado, articulando temas como ensino de história, PIBID e cidadania nas escolas.

Referências

ALVARENGA, Luís de Mello. História da Santa Casa de Misericórdia de São João Del-Rei. Belo Horizonte: Gráfica Formato, 2009.
AMANTINO, Márcia. “As condições físicas e de saúde dos escravos fugitivos anunciados no Jornal do Commercio (RJ) em 1850”. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 14, n. 4, p.1377-1399, dez 2007.
BORGES, Célia Maia. Escravos e Libertos nas Irmandades do Rosário: devoção e solidariedade em Minas Gerais: séculos XVIII e XIX. Juiz de Fora: editora da UFJF, 2005.
CHALHOUB, Sidney et. al. (Orgs.). Artes e ofícios de curar no Brasil: capítulos de história social. Capinas-SP: Editora Unicamp, 2003.
CHERNOVIZ, Pedro Luiz Napoleão. Dicionário de medicina popular e das ciência assessorias ... 6. ed. consideravelmente aumentada, posta a par da ciência. Paris : A. Roger & F. Chernoviz, 1890. 2 v.
CINTRA, Sebastião de Oliveira. Efemérides de São João del-Rei. Vol. 2. São João del-Rei: IHG/MG e Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, 1967.
DEBRET, J. B. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. Tradução Sérgio Milliet, Vol. 1, São Paulo: Círculo do Livro, s/d.
DELFINO, Leonara Lacerda. O Rosário dos Irmãos Escravos e Libertos: Fronteiras, Identidades e Representações do Viver e Morrer na Diáspora Atlântica. Freguesia do Pilar-São João Del-Rei (1782-1850). 526 f. Tese (Doutorado em História, Cultura e Poder) — Instituto de Ciências Humanas/ICH,/UFJF, Juiz de Fora-MG, 2015.
EUGÊNIO, Alisson. Lágrimas de Sangue. A saúde dos escravos no Brasil da época de Palmares à Abolição. São Paulo: Alameda, 2016.
FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves. “As doenças dos escravos: um campo de estudo para a história das ciências da saúde. In.: NASCIMENTO, D. R.; CARVALHO, D. M.; MARQUES, R. (Orgs.) Uma história brasileira das doenças. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
___________________________. A arte de curar. Cirurgiões, médicos, boticários e curandeiros no século XIX em Minas Gerais. 2ª ED. Brasília, DF: CAPES; Belo Horizonte, MG: Arvmentvm, 2008.
GUIMARÃES, Geraldo. São João Del Rei, século XVIII. História Sumária. São João Del Rei. S/Ed, 1996.
HEYWOOD, Linda (Org.), Diáspora negra no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008.
KARASCH, Mary C. A vida dos escravos no Rio de Janeiro 1808-1850. São Paulo, Companhia das Letras, 2000.
LUCCOCK, John. Notas sobre o Rio de Janeiro e partes meridionais do Brasil tomadas durante uma estada de dez anos neste país, 1808-1818. São Paulo: Livraria Martins, 1942.
NOGUEIRA, André Luis Lima. “Dos tambores, cânticos, ervas... Calundus como prática terapêutica nas Minas Setecentistas.” In.: PIMENTA &GOMES (Orgs.). Escravidão, doenças e práticas de cura no Brasil. Rio de Janeiro: Outras Letras, 2016, p. 15-35.
RESENDE, Maria Leônia Chaves & SILVEIRA, Natália Cristina. “Misericórdias da santa casa: um estudo de caso da prática médica nas Minas Gerais Oitocentista.” In.: História Unisinos, 10, Vol. 1, p. 5-13, jan./abr. 2006.
RODRIGUES, José Antônio. Apontamentos da População: Topografia e Notícias Cronológicas de São João del-Rei. São João Del-Rei: Tipografia de J. A. Rodrigues, 1859.
RUSSELL-WOOD, A. J. R. Escravos e Libertos no Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
SLENES, Robert. Na senzala uma flor. Esperanças e recordações na formação da família escrava. Brasil, Sudeste, século XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
_______________. “A árvore de Nsanda transplantada: cultos kongo de aflição e identidade escrava no sudeste brasileiro (século XIX)”. In: LIBBY, D. & FURTADO, J. F. (Orgs.) Trabalho escravo, trabalho livre. Brasil e Europa, séculos XVIII e XIX. São Paulo: Annablume, 2006, 273-316.
SOUZA, Daniela dos Santos. Devoção e Identidade. O culto de Nossa Senhora dos Remédios na Irmandade do Rosário de São João Del Rei. Dissertação de Mestrado em História. São João Del Rei-MG, UFSJ\PPGHIS, 2010.
THORNTON, John. A África e os africanos na formação do mundo Atlântico (1400-1800). Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
XAVIER, R. L. Tito de Camargo Andrade. Religião, escravidão e liberdade na sociedade campineira oitocentista. Tese de Doutorado em História. Campinas- SP: IFICH, 2002.

Downloads

Publicado

2017-08-20

Como Citar

Delfino, L. L. (2017). As enfermidades no cativeiro e as concepções de cura entre os irmãos do Rosário em São João del-Rei (1782-1850). Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 9(17), 27–49. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v9i17.410