Os benfeitores de pobres nas Misericórdias do Minho (séculos XVII-XVIII)

Autores

  • Maria Marta Lobo de Araújo Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v9i17.409

Palavras-chave:

Benfeitores. Pobres. Misericórdias.

Resumo

Neste trabalho analisamos os benfeitores das Misericórdias do Minho dos séculos XVII e XVIII, destacando o seu contributo para as práticas de caridade destas instituições. Ao mesmo tempo, chamamos a atenção para a importância dos seus legados para a constituição e reforço do património destas confrarias, demonstrando como as preocupações com a salvação da alma os aproximaram dos pobres e se refletiram no crescimento do seu património material e imaterial.

Situadas numa região de forte emigração para o Brasil, as Misericórdias do Minho receberam importantes legados de benfeitores “brasileiros”, incrementando a distribuição de dotes de casamento, a assistência à doença e a dádiva de esmolas aos pobres. Porém, não apenas estes, mas muitos outros beneficiaram as Santas Casas na esperança de salvarem a sua alma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-20

Como Citar

Lobo de Araújo, M. M. (2017). Os benfeitores de pobres nas Misericórdias do Minho (séculos XVII-XVIII). Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 9(17), 9–26. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v9i17.409