Os fundamentos do pensamento radical na Pensilvânia

Autores

  • Guilherme Tadeu de Paula Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v7i14.262

Palavras-chave:

Pensilvânia, História dos Estados Unidos, William Penn, quacres

Resumo

O presente artigo tratará dos primeiros anos da Pensilvânia, colônia britânica fundada pelo quacre William Penn. Por meio de revisão bibliográfica, buscamos compreender de que maneira o imaginário político da região, que mais tarde se tornaria chave no processo revolucionário americano, foi influenciado pela perspectiva radical de seus primeiros habitantes. Para tanto, nossa trajetória de análise parte do arranjo entre o colonizador e o rei para a concessão das terras que se tornariam a colônia, passa pela resistência que os quakers encontraram na sociedade inglesa do século XVII por conta de seus modos marcados pela insubordinação, chega à América para compreender qual foi a colônia encontrada pelos seus “desbravadores” e termina na construção ideológica posterior que tentou construir uma imagem gloriosa da experiência colonizadora.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Tadeu de Paula, Universidade Estadual de Maringá

Guilherme é mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo, professor de Sociologia da UEM, e é atualmente doutorando do PPH da UEM.

Downloads

Publicado

2016-02-28

Como Citar

de Paula, G. T. (2016). Os fundamentos do pensamento radical na Pensilvânia. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 7(14), 206–225. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v7i14.262