Memória e formação de um povo negro

Autores

  • Tânia Maria Rodrigues da Rocha UESB
  • Ana Elizabeth Santos Alves UESB
  • Luciana Araújo dos Reis UESB

Palavras-chave:

Memória, Tradição, Quilombola.

Resumo

O presente artigo tem como proposta atualizar as lembranças passadas e transcrever a história de um povo negro da Comunidade Rural São Joaquim de Paulo no Município de Vitória da Conquista por meio dos testemunhos orais. Assim, pretende apresentar a memória como categoria analítica e a sua importância na construção e reconstrução da história deste povo reconhecido como quilombola, desvelando sua origem, sua formação: costumes e tradições e a ocupação das terras empreendida por Paulo Salgado, considerado fundador desta comunidade, na qual se constituiu como comunidade tradicional remanescente de quilombo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Maria Rodrigues da Rocha, UESB

Mestranda em Memória, Linguagem e Sociedade – UESB, Grupo de Pesquisa Museu Pedagógico: História, Trabalho e Educação (UESB – CNPq).

Ana Elizabeth Santos Alves, UESB

Doutora em Educação pela UFBA. Professora dos Programas de Pós – graduação Stricto Sensu em Memória, Ling. e Sociedade – UESB e da Graduação do DFCH/UESB, Grupo de Pesquisa Museu Pedagógico: História, Trabalho e Educação (UESB – CNPq).

Luciana Araújo dos Reis, UESB

Doutora em Ciências da Saúde pela UFRN. Professora dos Programas de Pós – graduação Stricto Sensu em Memória, Ling. e Sociedade – UESB e da Graduação do DS1/UESB, Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquis

Downloads

Publicado

2014-12-07

Como Citar

Rocha, T. M. R. da, Alves, A. E. S., & Reis, L. A. dos. (2014). Memória e formação de um povo negro. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 6(12). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10565

Edição

Seção

Artigos Livres