Uma “nobreza católica”: relações de poder e estratégias familiais dos Neves na paróquia de São Sebastião do Umbuzeiro -PB.

Autores

  • Valdênio Freitas Meneses PPGCS/UFCG
  • Ramonildes Alves Gomes PPGCS/UFCG

Palavras-chave:

figurações, interdependências, estratégias familiais, parentela.

Resumo

O artigo busca analisar um processo histórico de interdependências e relações de poder caracterizado por um rodízio de gerações da família Neves ocupando posições dentro de mobilizações coletivas na paróquia São Sebastião do Umbuzeiro-PB. Tomamos como principal referencial a presença dos Neves nas lideranças de grupos de oração, comissões organizadoras e “noiteiros” da festa do padroeiro, tesourarias e secretarias da paróquia e na antiga “União Catholica” que administrava os bens materiais da igreja. Buscamos visualizar as principais estratégias familiais das parentelas dos Neves que, dentro de lutas simbólicas com outras famílias pelo controle dos espaços coletivos da igreja, buscam afirmar uma imagem de “ família santa” defensora do patrimônio material da paróquia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdênio Freitas Meneses, PPGCS/UFCG

Mestrando em Ciências Sociais pelo PPGCS/UFCG.

Ramonildes Alves Gomes, PPGCS/UFCG

Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais PPGCS/UFCG.

Downloads

Publicado

2013-07-07

Como Citar

Meneses, V. F., & Gomes, R. A. (2013). Uma “nobreza católica”: relações de poder e estratégias familiais dos Neves na paróquia de São Sebastião do Umbuzeiro -PB. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 5(9). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10528