Vida autônoma dentro da ordem estabelecida: as práticas de resistências ao serviço militar na fronteira oeste do Império (1850-1864).

Autores

  • Ana Claudia Martins dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Deserção. Exército. Império.

Resumo

A localização da província de Mato Grosso fazia fronteira com a Bolívia e o Paraguai, apresentando mais uma opção para aqueles que buscaram evitar o serviço militar: a deserção para os países vizinhos. Dessa maneira, a fronteira era vista como uma possibilidade de fuga da fileira do Exército e foi utilizada com frequência. Por isso, também houve numerosas estratégias para escapar do serviço militar, ou mesmo, para torná-lo mais suportável. A resistência ao serviço militar era expressa na falta de cooperação, no descumprimento das ordens, na ausência do posto do comando, através da embriaguez e da alegação de doenças. Outros recursos utilizados eram, a substituição para aqueles que podiam arcar com seu custo e/ou o pedido de isenção. Os desertores que desejavam permanecer próximos aos familiares procuravam ficar em locais próximos a capital da província, Cuiabá Esses lugares se tornaram conhecidos pelas autoridades como “Reduto dos desertores”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Martins dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Integrante do grupo de pesquisa “Fronteira Oeste: poder, economia e sociedade” e mestre em História pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2015-06-04

Como Citar

Santos, A. C. M. dos. (2015). Vida autônoma dentro da ordem estabelecida: as práticas de resistências ao serviço militar na fronteira oeste do Império (1850-1864). Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 4(8). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10481