
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 442 

Pautando a memória nacional: o jornal Folha de São Paulo na 
cobertura dos 50 anos do golpe de 1964 no Brasil 

 
Guiding national memory: the Folha de São Paulo newspaper covering 

the 50th anniversary of the 1964 coup in Brazil 
 

Débora El-Jaick Andrade* 
 
 

Resumo: Na semana do dia 23 de março a 1º de abril de 2014 o jornal Folha de São 

Paulo, pertencente ao Grupo empresarial Folha da Manhã, jornal de maior circulação 

do país, noticiou os 50 anos do golpe civil militar que derrubou o ex-presidente João 

Goulart em 1964. Os editores da Folha de São Paulo pautaram uma cobertura 

especial que se propunha pluralista: uma série de reportagens, debates, entrevistas, 

depoimentos pessoais, opinião de articulistas e colunistas do jornal, charges, 

quadrinhos, sites multimídia e uma pesquisa de opinião. O jornal que colaborou 

ativamente com a ditadura, mas consagrou-se como o “jornal das Diretas”, relativizou 

o golpe e a ditadura civil militar de 1964 também na cobertura dos 50 anos do golpe 

de 64, afirmando a ideia de polarização e de que os dois lados eram antidemocráticos. 

A partir de referências teóricas como Antônio Gramsci e Noam Chomsky, analisamos 

o editorial e um conjunto de artigos e entrevistas escolhidos na ocasião dos 50 anos 

do golpe de 1964 que fortaleciam uma perspectiva revisionista, elaborando uma 

memória sobre o acontecimento passado, sugerindo comparações com o presente, em 

um momento em que a oposição procurava desgastar o governo de Dilma Rousseff, 

que tentaria sua reeleição em outubro daquele ano.          

Palavras-chave: Folha de São Paulo, Golpe civil militar de 1964, revisionismo.  

 

Abstract: In the week of March 23 to April 1, 2014, the newspaper Folha de São 

Paulo, from the Folha da Manhã business group, reported the 50th anniversary of the 

civil-military coup that overthrew former president João Goulart in 1964. Folha's 

editors planned a special news coverage considered pluralistic: a series of reports, 

                                                             
* Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (2008). É Professora Associada da área 
de Teoria e Metodologia da História na Universidade Federal Fluminense -RJ (UFF), desde 2010. Tem 
experiência na área de História Contemporânea e Brasil Império, com ênfase em Teoria da História, 
Metodologia e Historiografia. É coordenadora do Laboratório de História Política e Cultura (UFF) e 
membro do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (UFRRJ). É 
professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em História Comparada (UFRJ). 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 443 

debates, interviews, personal testimonies, opinions from the newspaper's writers and 

columnists, cartoons, comics, multimedia sites and an opinion poll, which proposed 

pluralism. The newspaper collaborated with the dictatorship, but distinguished itself 

as the “Jornal das Diretas”, relativized the coup and the military and civil dictatorship 

of 1964 also in the coverage of the 50th anniversary. It produced an idea of 

polarization and that both sides were antidemocratic. Based on the theoretical 

references such as Antônio Gramsci and Noam Chomsky, we analyse the editorial and 

a set of articles and interviews chosen on the occasion of the 50th anniversary of the 

1964 coup, which strengthened a revisionist perspective, creating a memory of the 

past event, establishing a comparaison with the present amidst the political and 

electoral dispute that was taking place in that year of 2014. 

Keywords: Folha de São Paulo, Civil military coup of 1964, revisionism. 

 

Pautando a memória nacional: o jornal Folha de São Paulo na cobertura 

dos 50 anos do golpe de 1964 no Brasil   

No ano eleitoral de 2014, o jornal Folha de São Paulo do Grupo Folha da 

Manhã, gerenciado desde 1960 pela família Frias, veiculou uma série de conteúdos 

jornalísticos em suas páginas entre os dias 23 de março e 1º de abril. Na semana que 

antecedeu os 50 anos do golpe de 1964, elaborou uma pauta sobre o golpe que 

derrubou João Goulart e instaurou a ditadura civil militar que dividiu espaço com 

outros assuntos: denúncias de corrupção na Petrobrás no governo de Dilma Rousseff, 

tentativa da oposição instalar uma CPI da Petrobrás, redução da nota de crédito do 

Brasil pela Standarts & Poors, novidades sobre as eleições presidenciais daquele ano, 

aprovação de um marco civil da internet, reportagens sobre Nicolás Maduro e a crise 

aberta com a ameaça de golpe na Venezuela, assim como a cobertura internacional 

sobre a invasão da Rússia à Ucrânia e a anexação da Criméia. Foram 10 edições que 

traziam reportagens, uma cronologia da ditadura, desde o golpe à redemocratização, 

divulgação de debates e mesas redondas patrocinados pela Folha, editoriais e textos 

de articulistas e colunistas do jornal, depoimentos pessoais, charges, quadrinhos, 

sites multimídia, entrevistas de ex-guerrilheiros, de políticos e de oficiais partícipes 

da ditadura, bem como pesquisas de opinião que mensuravam, entre outras coisas, o 

apoio à democracia, realizadas pelo Instituto Datafolha.    



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 444 

Propomo-nos a analisar nesta cobertura editoriais, artigos de opinião dos 

colunistas e articulistas, ao lado das entrevistas e de depoimentos ao longo daquela 

semana, com o objetivo de identificar as decisões editoriais realizadas pelo grupo 

empresarial Folha. Não incluímos as charges que enfatizaram o aspecto repressivo da 

ditadura - a tortura no regime autoritário – e não privilegiamos o encarte especial 

com conteúdo multimídia dedicado ao tema como alguns dos trabalhos que foram 

publicados nos últimos anos1. Partimos da hipótese de que os editoriais, textos 

opinativos, depoimentos e entrevistas pautados pela Folha culminam na elaboração 

de uma memória sobre 1964 mais efetivamente ideológica e programática e não 

puramente orientada por interesses comerciais. Nossa hipótese de investigação é que, 

a partir desta pauta, os diretores e colunistas selecionam o que lembrar e o que 

esquecer sobre o período e reconstroem o papel do principal periódico do grupo 

Folha, em função daquele período pré-eleitoral, em que o veículo de comunicação se 

alinhava com a oposição ao governo Dilma Rousseff. 

 

A mídia na construção de memória dos acontecimentos 

contemporâneos 

Sabe-se que a mídia, em particular a imprensa, tem um importante papel no 

jogo dialético de lembrança e esquecimento, enquanto narrativa produtora de 

sentidos sobre episódios traumáticos ou controversos. Por isso, assim como grupos 

sociais subalternos se apropriam de datas comemorativas e efemérides para enaltecer 

                                                             
1 Nos reportamos a dissertações, teses e artigos publicados nestes últimos anos dedicados a analisar o 
Caderno especial multimídia, o revisionismo e a disputa de memórias na cobertura do aniversário do 
Golpe de 1964 no ano de 2014. Citamos aqui a dissertação de mestrado de Carolina Souza Macedo. 
“Tudo sobre a Ditadura Militar”, a ditadura militar: memória e esquecimento no jornal Folha de S. 
Paulo. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Dissertação 
de Mestrado,2018, e, principalmente, a tese de Allysson Viana Martins. Guerras de memórias e os 50 
anos do golpe de 1964: midiatizac ão do passado em especiais do jornalismo digital. Tese (Doutorado 
em Comunicac ão e Cultura Contemporâneas). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017, assim 
como seu artigo Folha de S. Paulo e os 50 anos do golpe de 1964: guerras de memórias no especial 
multimídia. Contracampo, Niterói, v. 37, n. 03, p. 206-226, dez. 2018/ mar. 2019. Também são 
relevantes para a discussão a dissertação e artigos de André Bonsanto Dias sobre a construção da 
memória da Folha de São Paulo sobre si e sobre 1964 que não examinaram o noticiário da Folha em 
2014: O presente da memória: Usos do passado e as (re)construções de identidade da Folha de 
S.Paulo, entre o 'golpe de 1964' e a 'ditabranda' “64- Brasil continua”: Dissertação de Mestrado, 
Curitiba, Universidade Federal do Paraná, 2012, e “Um Jornal a Serviço de Si: tradições (re)inventadas 
nos 100 anos da Folha de São Paulo”. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 19, n. 2., 2022. Nosso 
objetivo também é abordar a forma como a memória de 1964 é construída, porém dando ênfase ao 
editorial, artigos e entrevistas e examinando sua relação com os demais assuntos do noticiário e com a 
agenda eleitoral da Folha no ano eleitoral de 2014.     
 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 445 

ou recolocar no debate público conflitos ou aspectos mal resolvidos do passado, como 

a Abolição de 1988, a Anistia de 1979, e o golpe de 1964 e o AI-5, a imprensa também 

pauta os acontecimentos, geralmente pelo prisma da narrativa oficial hegemônica. As 

efemérides, historicamente, têm caráter oficialista, cívico e pedagógico, embora 

possam se relacionar ao que Walter Benjamin chamava “escovar a história à 

contrapelo”, através da rememoração enquanto ato político e crítico. Neste caso o 

evento rememorado é, assim, fragmento, vestígio e combustível das lutas e 

resistência dos oprimidos na atualidade.  

Envolto em ineditismos, relacionado a traumas contemporâneos ou a 

recomeços, o evento é delimitado temporalmente, submetido à cronologia natural, à 

sequência temporal do “antes” e “depois” (KOSELLECK, 2006, 145) e, sendo assim, 

se adéqua melhor à narratividade das lembranças biográficas, em uma época em que 

o testemunho parece ganhar enorme impacto. Tanto os silêncios originados de 

experiências traumáticas, quanto os exageros em comemorações de datas históricas, 

rememorações individuais ou dever de memória, segundo Paul Ricoeur, podem ser 

utilizados para fins ideológicos. Ricoeur assinala o papel mediador da narrativa e seu 

caráter seletivo que tornam possíveis os usos e abusos do esquecimento:  

“[...] a ideologização da memória é possibilitada pelos recursos de 
variação que o trabalho de configuração narrativa oferece ... pode-se 
sempre narrar de outro modo, suprimindo, deslocando as ênfases, 
refigurando diferentemente os protagonistas da ação assim como os 
contornos dela”. (RICOEUR, 2007,455). 
 

Na modernidade, a mídia é uma das mais importantes instâncias produtoras 

de memória e de narrativas; em grande parte depende-se dela para reconstituir 

aspectos do passado no cotidiano. Pierre Nora refletiu sobre o contexto do 

desaparecimento da memória vivida como atualidade (NORA, 1993,7-14) no qual as 

mídias, que se tornaram nossos primeiros suportes de memória, nos recordam como 

somos, como éramos; igualmente desnorteiam (NORA, 1993,181-184), com o excesso 

de informações e fatos banais que fazem chegar até nós. Na era do mass media, estes 

meios não são apenas suportes de difusão, mas, ao informar sobre o acontecimento, o 

constituem enquanto tal. (NORA, 1993, 260) Como afirma John B.Thompson, a 

mídia é mediadora das experiências sociais, dá visibilidade e torna públicos eventos, 

manifestações de massa, encontros públicos e debates (THOMPSON, 2002, 115), 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 446 

assim como influencia o curso dos acontecimentos, cria acontecimentos que as 

pessoas não podem experimentar ou recordar por si próprias. 

Sobre esta qualidade midiática de constituição de acontecimentos, o linguista 

Noam Chomsky dedicou-se a realizar a crítica de uma mídia, notadamente norte-

americana, que, desde há muito tempo, investe na formação da opinião pública 

através de propaganda para fins políticos. Com o propósito de fabricar o consenso do 

público em torno de guerras externas, a mídia produz inimigos, inventa 

acontecimentos ou os encobre, conforme as diretrizes da política exterior do governo 

do momento, produzindo adesão ou repulsa. Seus estudos demonstraram que a mídia 

não é objetiva e seus discursos não são desinteressados como muitas vezes propalam 

seus proprietários e seus funcionários mais fiéis. Chomsky e Herman em 

Manufacturing Consent (1988), apresentam o modelo de propaganda e os “filtros da 

notícia”, que compreendem, tanto a concentração de propriedades, a fortuna dos 

proprietários e a orientação para o lucro de empresas que dominam a mídia de 

massa, quanto a dependência da publicidade como principal fonte de recursos, assim 

como de informações, licença e franquias governamentais. Já no início dos anos 

1980, demonstravam que muitas dentre as grandes empresas de mídia tinham seus 

principais acionistas e diretores de jornais, televisão e rádio como proprietários de 

bancos. Segundo os autores, o anticomunismo aparece como um instrumento para 

mobilizar a opinião pública contra qualquer um que defenda políticas que ameassem 

seus interesses, o que se expressa na forma como a pauta dos grandes meios de 

comunicação é determinada.  

A pauta, mesmo quando parece ser crítica aos dirigentes não o é, uma vez que 

informações contrárias a seus interesses fundamentais são filtradas das notícias, com 

a cobertura apresentada de forma dicotômica e altamente política, recorrendo à 

“especialistas” que ecoam a visão oficial (HERMANN, CHOMSKY,2003, 61-93).  

Como constata Chomsky, os jornalistas fazem parte da classe especializada que 

assimila e expressa convicções e valores da democracia liberal, que foram concebidos 

por intelectuais norte-americanos. Segundo esta concepção de democracia, os 

elementos das classes proprietárias são “responsáveis” e “detentores de 

racionalidade”, as funções de executar, tomar decisões, conduzir, enquanto a massa 

de espectadores, desorientada, não pode julgar por si própria, mas, ao contrário, 

deveria ser conduzida. (CHOMSKY, 2003,15-16) 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 447 

A obra de Chomsky nos ajuda a pensar em como a Folha de São Paulo logrou 

produzir o consenso em torno do debate político interno naquele momento, 

afirmando sua concepção de democracia liberal, revisitando, para tanto, a efeméride 

dos 50 anos de golpe de 1964, em finais de março de 2014. Por outro lado, pode 

dialogar com as reflexões teóricas de Antônio Gramsci sobre a relação entre 

jornalismo e a hegemonia, encontradas de forma esparsa e incipiente ao longo da 

obra do marxista sardo, em especial nos Cadernos 3, 14, 17 e 24. Para Gramsci, o 

jornalismo integral se constitui como aparelho privado de hegemonia na medida em 

que procura intervir no plano político-cultural para organizar e disseminar 

informações e ideias que concorrem para a formação do consenso em torno de 

determinadas concepções de mundo.(MORAES, 2010, 66) Entretanto, os órgãos de 

opinião pública – jornais e associações – estão estreitamente ligados à hegemonia 

política, pois a opinião pública é o ponto de contato entre sociedade civil e sociedade 

política, entre o consenso e a força.(GRAMSCI, 2001, 265) Assim como Chomsky, 

Gramsci compreendeu que os veículos de imprensa eram como organismos político-

financeiros e criticou o alinhamento ideológico de grandes jornais ao poder, bem 

como as fórmulas verticalizadas de controle do noticiário e da opinião.2 Deste modo, 

um dos objetivos da pesquisa é mostrar como o jornal disputa o monopólio da 

opinião pública para unificar as classes dominantes em torno de princípios 

supostamente democráticos e liberais, na linha que Chomsky os caracterizou, visando 

o retorno à presidência de uma fração paulista e neoliberal da classe dirigente em 

2014, em consonância com sua agenda econômica.  

 A Folha de São Paulo apresenta-se, em sua publicidade, como um jornal 

independente, aberto a diversos pontos de vista, discurso que constituiu sua 

identidade nos últimos 40 anos. No entanto, sua trajetória de empresa capitalista 

com interesses corporativos e ideológicos, demonstra como ela conquistou sua 

posição de liderança no campo empresarial. Reconstituiremos esta trajetória e, em 

seguida, considerando a característica polifônica do diário, perceberemos quais foram 

as vozes autorizadas pela Folha de São Paulo na cobertura dos 50 anos da ruptura 

                                                             
2No artigo Os jornais e os operários, no jornal Avanti em 22 de dezembro 1916, Gramsci recomenda 
aos operários recusarem os jornais burgueses, mantidos por capitais privados, visto que privilegiam as 
verdades de partidos, políticos e classes dominantes. Para ele, os operários precisam lembrar sempre 
que “o jornal burguês (qualquer que seja sua cor) é um instrumento de luta movido por interesses que 
estão em contraste com os seus”. (MORAES, 2010, 63) 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 448 

democrática, e qual narrativa se sobressaiu na releitura dos eventos de 1964 a 1985, 

pautada pelas disputas eleitorais e políticas do ano de 2014.       

 

O Jornal Folha de São Paulo - um próspero empreendimento 

capitalista  

Fundada em 1921, a Folha de São Paulo passou por quatro proprietários até 

ser adquirida em 1962 pelo negociante Octavio Frias de Oliveira, que atuava no 

serviço público e nos ramos financeiro e imobiliário, em sociedade com Carlos 

Caldeira Filho. A partir da nova gerência, a Folha adquire uma característica 

distintiva de empreendimento capitalista, com investimentos diversificados, de modo 

que o patriarca da família Frias se declarava Publisher, pois se considerava mais 

comerciante do que jornalista. Frias e Caldeira adquiriram várias empresas 

jornalísticas existentes, os jornais Notícias Populares, Folha da Tarde, Cidade de 

Santos, Última hora (1965-1978) e a Fundação Casper Líbero (1968-1978)3. Juntos 

promoveram a modernização gráfica do periódico cotidiano e adquiriram uma frota 

de carros próprios para a distribuição de exemplares das Folhas nas cidades do 

interior. (PIRES, 2008, p.17).  

A partir de 1986 se tornou o maior jornal do país em circulação, superando o 

Estado de São Paulo. Dez anos depois, alcançou tiragens recordes de 1,5 milhão de 

exemplares com a supremacia nos classificados. A conquista foi obtida com uma 

política agressiva de promoções que incluiu a distribuição de brindes e fascículos 

acompanhando um crescimento da circulação de jornais impressos entre 1990 e 

2000. No entanto, esta tendência reverteu-se a partir dos anos 2000. A crise se 

abateu sobre os jornais impressos, causada, segundo Brito e Pedreira (2009), pelo 

endividamento em dólar, após grandes investimentos em operações de TV por 

assinatura, internet e telefonia, e a subsequente queda de circulação e das receitas 

publicitárias. Neste contexto, o Grupo Folha logrou contornar o decréscimo das 

vendas, apostando no sucesso do conteúdo on line - o Folha Web em 1995 e o portal 

UOL (Universo on line) em 1996 - saindo à frente dos demais jornais. Como 

                                                             
3 Recente pesquisa sobre a cooperação do Grupo Folha com a ditadura civil-militar (1964-1985) com o 
objetivo de tornar públicas as articulações e cumplicidade da empresa junto aos órgãos de repressão, 
relaciona este crescimento com a proximidade da Folha com o governo militar, com empréstimos 
facilitados da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do BNDES, bem como da USAID, 
agência do governo estadunidense. Ver a obra RIBEIRO, Ana Paula G. et al. A serviço da repressão, o 
grupo folha e violação de direitos humanos na ditadura. Rio de Janeiro, Editoria Mórula, 2024.   



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 449 

resultado, em 2011, os números de uma pesquisa realizada pelo jornal revelaram que 

6 milhões de brasileiros liam a edição em papel da Folha de São Paulo com alguma 

regularidade, enquanto outros 9 milhões apontaram a Folha.com numa lista de sites 

que acessavam e consultavam com frequência.4      

A família Frias é detentora de jornais impressos e digitais, portais de internet, 

agências de pesquisa, com enorme influência sobre a opinião pública. Um relatório 

do monitoramento da propriedade da Mídia (Media Ownership Monitor)5 de 2017 

que mediu a concentração da propriedade dos meios de comunicação no Brasil, 

apontava que estava entre as cinco famílias que controlavam metade dos 50 veículos 

de comunicação com maior audiência.6 O Grupo Folha também é receptor de milhões 

em verbas publicitárias federais das empresas estatais – em 2014 seu faturamento foi 

de 11 milhões e 850 mil reais de verbas publicitárias estatais. (RODRIGUES, 2015)7 

Ainda assim, cada vez mais os seus lucros tornaram-se provenientes do mercado 

financeiro, por meio do Pagseguro.8   

Em 2014, a Folha de São Paulo era, segundo a Associação Nacional dos 

Jornais, o jornal de maior circulação do Brasil, com média diária 351.745 leitores, 

seguido de O Globo (com 333.860)9 e o maior site de jornal, com 298,8 milhões de 

pageviews e 28,3 milhões de unique visitors e aquele com maior número de 

seguidores no Facebook10. Apesar disto, em 2014, em meio a uma grave crise de 

anunciantes, a Folha de São Paulo angariou apenas 2,1 milhões em verbas de 

publicidade estatais, ficando atrás dos jornais concorrentes Estado de São Paulo e O 

                                                             
4 “Leitor da Folha é ultraqualificado, mostra pesquisa”. Painel do Leitor. São Paulo, 
16/10/2011.Disponível em https://m.folha.uol.com.br/paineldoleitor/2011/10/991055-leitor-da-
folha-e-ultraqualificad 
o-mostra-pesquisa.shtml 
5 O relatório foi financiado pelo Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da 
Alemanha, realizado em conjunto com a ONG brasileira Intervozes e a Repórteres Sem Fronteiras 
(RSF) Disponível em  https://rsf.org/pt/noticia/oligopolios-de-midia-controlados-por-poucas-
familias-reporteres-sem-fronteiras-e-o-intervozes-lancam 
6 Os grupos, Globo, Bandeirantes, Record, RBS e Folha são “barões da mídia”, alguns dos quais estão 
no topo da lista dos que mais recebem verbas publicitárias. 
7 Estes dados públicos foram levantados pelo Instituto para Acompanhamento da Publicidade, 
fornecidos ao portal Uol pela Secretaria de Comunicação Oficial da Presidência da República e 
reproduzidos no blog de Fernando Rodrigues em 29/06/2015.     
8 Instituição bancária e meio de pagamento, adquirido pelo UOL em 2007. 
9 Os maiores jornais do Brasil de circulação paga, por ano. Associação Nacional dos jornais. 
Disponível em  http://www.anj.org.br/maiores-jornais-do-brasil/ Acesso em 1/07/2017. 
10 Folha divulga sua opinião sobre polêmicas. Disponível em  
http://propmark.com.br/midia/circulacao-da-folha-cresce-18 Acesso em 1/07/2017. 

https://m.folha.uol.com.br/paineldoleitor/2011/10/991055-leitor-da-folha-e-ultraqualificad
https://m.folha.uol.com.br/paineldoleitor/2011/10/991055-leitor-da-folha-e-ultraqualificad
https://rsf.org/pt/noticia/oligopolios-de-midia-controlados-por-poucas-familias-reporteres-sem-fronteiras-e-o-intervozes-lancam
https://rsf.org/pt/noticia/oligopolios-de-midia-controlados-por-poucas-familias-reporteres-sem-fronteiras-e-o-intervozes-lancam
http://www.anj.org.br/maiores-jornais-do-brasil/
http://propmark.com.br/midia/circulacao-da-folha-cresce-18


Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 450 

Globo, mas faturou 14,7 milhões com verbas publicitárias para o maior portal do país, 

o UOL11.  

Sendo assim, participar do jogo eleitoral era um modo de garantir que seus 

aliados estivessem sempre na direção dos negócios do país, favorecendo-a na 

repartição de verbas publicitárias. Mas isto não é tudo. Desde sua criação, seus 

proprietários demonstraram a vocação para exercer a liderança no meio empresarial 

e político, o que extrapola interesses corporativos e imediatos. Notável é que, apesar 

de seus vínculos corporativos e políticos na sociedade política, a Folha de São Paulo 

ostenta a reputação de apartidária, paradigma de um jornalismo crítico, cultivadora 

do pluralismo liberal, tanto que políticos e expoentes da sociedade civil escrevem 

para o periódico, as opiniões de seus colunistas são consideradas nas tomadas de 

posição dos partidos, suas reportagens são citadas no congresso e nos tribunais. Esta 

reputação foi o resultado de uma bem-sucedida campanha de reconstrução 

identitária a partir dos anos de 1980, que incluiu peças de publicidade premiadas e a 

contratação de jornalistas e colunistas, muitos dos quais, associados com à oposição à 

ditadura. 

 

O percurso da Folha de São Paulo: de “porta voz da ditadura” a 

“Jornal das Diretas”   

A história deste próspero empreendimento é atravessada por uma relação 

estabelecida com governos e partidos, tanto quanto com associações patronais. Não 

dispensou nem mesmo o apoio ao regime de exceção, quando as linhas gerais de seus 

projetos se coadunavam com a posição da família Frias e de seu grupo de 

comunicações. Por isto veremos que a defesa editorial e a cobertura dos 50 anos do 

golpe de 1964 que estabeleceu a ditadura civil-militar-empresarial no Brasil, revela a 

ambiguidade do papel da imprensa e a cumplicidade na conservação da ordem 

capitalista, que permite refletir sobre a produção da memória social pela mídia. 

Antes mesmo do golpe de 1º de abril de 1964, o jornal apoia a campanha pela a 

saída de João Goulart, estampando a fotografia e a manchete na primeira página “São 

Paulo parou ontem para defender o regime” (20/03/1964), exaltando a Marcha da 

                                                             
11 Carta Capital (2015) Publicidade federal: Globo recebeu R$ 6,2 bilhões dos governos Lula e Dilma. 
Carta Capital. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/blogs/midiatico/emissoras-de-tv-
receberam-mais-de-r-10-8-bilhoes-publicidade-federal-7609.html Acesso em 1/12/2023. 

https://www.cartacapital.com.br/blogs/midiatico/emissoras-de-tv-receberam-mais-de-r-10-8-bilhoes-publicidade-federal-7609.html
https://www.cartacapital.com.br/blogs/midiatico/emissoras-de-tv-receberam-mais-de-r-10-8-bilhoes-publicidade-federal-7609.html


Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 451 

Família com Deus, pela Liberdade: “A disposição de São Paulo e dos brasileiros de 

todos os recantos da pátria para defender a Constituição e os princípios 

democráticos, dentro do mesmo espírito que ditou a Revolução de 32...”.12 No texto 

da notícia associavam as manifestações contra o presidente com a insurreição 

paulista contra Vargas na chamada revolução constitucionalista, episódio 

considerado motivo de orgulho para os paulistas. Dois anos após a derrubada do 

presidente João Goulart, a Folha mascarava a ruptura institucional, reproduzindo na 

manchete da primeira página a afirmação do ditador Castelo Branco “No Brasil não 

há ditadura”13 (23/05/66).  

A partir do aprofundamento da ditadura, a direção da Folha da Manhã optou 

pela autocensura. Como observou Ciro Marcondes, enquanto outros jornais como o 

Estado de São Paulo apareciam com poesias, receitas de bolo e tarjas pretas a Folha 

não fazia nada para protestar contra a censura. Ao contrário, recebia instruções 

diretamente do Departamento de Polícia Federal. A Agência Folha fazia a filtragem 

das notícias que teriam sido aprovadas pela censura e seriam repassadas aos diários. 

A Folha de São Paulo também publicou editoriais elogiosos ao governo de Emílio 

Garrastazu Médici, e a Folha da Tarde, que chegou a ser espaço de atuação de 

intelectuais arrojados como Frei Beto, após o AI-5, tornou-se porta voz da ditadura, 

tendo como editor-chefe Antonio Aggio Júnior, convidado por Frias, por ser um 

jornalista próximo dos militares.(SEQUEIRA, Proença, 2004) A Folha da Tarde 

passava a legitimar os atos dos agentes da repressão: policiais atuavam como 

jornalistas e cobriam a prisão e morte de militantes que eram chamados “terroristas” 

e “assassinos”, o que também alavancava as vendas do vespertino. Em janeiro de 

1974, mesmo ano em que Claudio Abramo era afastado da direção de redação, Frias 

reuniu-se com Golbery do Couto e Silva, principal teórico da ditadura e chefe da Casa 

Civil do presidente Ernesto Geisel, que compartilhou com o publisher os planos para 

a distensão e a proposta de tornar a Folha em “um jornal forte em São Paulo”.14       

A Folha nunca admitiria que a direção da empresa cedeu caminhonetes do 

jornal à disposição da Operação Bandeirantes nos anos 1970, o que foi relatado por 

ex-presos políticos. Não obstante, no livro Trajetória de Octavio Frias de Oliveira de 

                                                             
12 Folha de São Paulo, São Paulo, 20/03/1964.  
13 Folha de São Paulo, São Paulo, 23/05/1966. 
14 Magalhães, Mario. Militares ameaçam suspender circulação. 80 anos. Folha de S. Paulo. 
https://www1.folha.uol.com.br/folha/80anos/tempos_cruciais-02.shtlm . 

https://www1.folha.uol.com.br/folha/80anos/tempos_cruciais-02.shtlm


Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 452 

Engel Paschoal esta versão é confirmada por Otavio Frias Filho, para quem o pai não 

sabia do empréstimo. Na tese de Beatriz Kushnir, Cães de Guarda, são registrados 

relatos de militantes presos e ex-jornalistas da Folha acerca desta participação. Frias 

e Caldeira também empregavam policiais do DOPS como repórteres e redatores ou 

prestadores de serviços de segurança à empresa.15 Em um depoimento de um agente 

do Departamento Especializado de Ordem Política e Social (Deops), consta que a 

segurança da Folha à esta época era feita por 2 delegados deste departamento, 

Eduardo e Roberto Quass. (GODOY, 2014, 139). Frias pediria a proteção dos irmãos 

Quass após a Ação Libertadora Nacional (ALN) ter incendiado as caminhonetes da 

Folha em setembro e outubro de 1971, como retaliação pelo empréstimo dos veículos 

para transporte de presos políticos. 

Com o intuito de se desvencilhar de um passado de colaboração e autocensura 

com o regime autoritário de 1964, o Grupo construiu uma memória positiva sobre si 

no início da década de 1980. Segundo o relato de André Singer e de Oscar Pilagallo, 

Otávio Frias Filho capitaneou esta inflexão da Folha porque esteve ligado ao 

movimento estudantil, participava de assembleias e passeatas e propôs em reunião 

com o pai e Boris Casoy, diretor responsável, que encampasse a campanha pelas 

Diretas (PILAGALLO, 2023). Assim, o periódico associou-se à campanha pelas 

Diretas já!, tendo sido chamada de “Jornal das Diretas”. Na leitura de Ciro 

Marcondes, a Folha ocupou um espaço jornalístico antes preenchido pela imprensa 

alternativa. Mas enquanto os jornalistas publicavam nas suas páginas artigos 

favoráveis à mobilização popular, a posição editorial era contrária a radicalismos e a 

favor da ordem. (MARCONDES, 2003, 67) 

Marcondes acredita que, por não ter uma identidade política definida naquela 

etapa, como o conservador Estado de São Paulo, a Folha se associou a este 

movimento, enquanto os outros jornais perdiam credibilidade perante a opinião 

pública. (MARCONDES, 2003, 71) O autor a vê naquele momento como 

“organizadora em nível macrossocial e de divulgação do processo [que foi] dividido 

pelo comitê Suprapartidário” (MARCONDES, 2003,70), capaz, segundo André 

Singer, de conclamar o governador de São Paulo, Franco Montoro, a aderir às 

                                                             
15 Entre eles estavam dois delegados do Departamento Especializado de Ordem Política e Social 
(DEOPS), os irmãos Robert e Edward Quass, além do nome mais forte da repressão política no país, o 
delegado Sérgio Fleury. 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 453 

manifestações de massas. (SINGER, 2003, 59) Assim, de forma absolutamente 

oportunista, a Folha de São Paulo ingressava nos novos tempos, com um passado 

reelaborado à luz dos acontecimentos do presente, adaptado aos novos ares 

democráticos.   

 

Novos ares democráticos: pluralismo e produção do consenso 

Nos anos 1980, Frias de Oliveira deu continuidade aos esforços por 

transformar o veículo de mídia em protagonista no cenário político nacional. Em 

1978 foi criado o conselho editorial, que é “um colegiado com funções consultivas, 

cujos integrantes são jornalistas e não jornalistas”, para criticar o jornal, trazer novas 

ideias e discutir tendências. O Projeto Folha, delineado a partir de 1981 por Frias 

Filho e pelo jornalista Carlos Eduardo Lins e Silva, redefinia os princípios editoriais 

da Folha, objetivando a profissionalização dos jornalistas, a padronização da 

linguagem, focando mais na técnica do que no conteúdo.16 Lins e Silva que foi 

responsável pelas 22 edições dos Manuais de redação desde 1984, afirmava que as 

primeiras edições se destinavam principalmente aos profissionais. (LINS E SILVA, 

2001) Destinavam-se a padronização de condutas dentro das redações, trazia 

verbetes e diretrizes, mas incluíam também crítica interna, controle de erros, 

avaliação profissional e metas. Prescreviam por exemplo o “Apartidarismo” e o 

“Distanciamento” como diretrizes. Na época, suas diretrizes e padronização foram 

consideradas como uma “camisa de força” por parte da equipe de repórteres, 

redatores e editores, um terço dos quais, seis meses após sua implementação, 

subscreveu a um abaixo-assinado que criticava o projeto e o Manual. Porém, 

conforme Albuquerque e Holzbach, analisando as três primeiras edições do Manual, 

havia uma afirmação sobre qual papel de mediador (entre os cidadãos comuns e as 

instituições políticas) que o jornalismo deveria desempenhar numa sociedade 

democrática. (ALBUQUERQUE, HOLZBACH, 2008, 151).  

Ao lado disto, o grupo empresarial apostou em campanhas publicitárias 

premiadas, como a que repetia que a Folha “não tem rabo preso com ninguém” (...) 

                                                             
16 Elaboram o documento do conselho editorial chamado “A Folha e Alguns Passos que é preciso dar” 
em que se mostrava a preocupação em sistematizar um projeto para o jornal. Em 1982 houve o 
documento “A Folha em Busca do Apartidarismo Reflexo do Profissionalismo!” que exigia uma 
crescente profissionalização dos jornalistas, menos preocupação com conteúdo, mais com a técnica e 
com a organização. Em 1984 elaboraram o histórico documento “A Folha Depois das Diretas Já” em 
que se exigia dos jornalistas intransigência técnica (Frias Filho, O. Um País Aberto, 2003 p.24) 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 454 

“Folha, de rabo preso com o leitor”.17 Enquanto propalava a isenção de seu 

jornalismo, construiu a reputação de jornal independente de governos, atualizado e 

sintonizado com os movimentos sociais e de vanguarda, reivindicando o pluralismo 

através das colunas de “Opinião”, “Tendências e debates”. Esta última foi criada em 

22 de junho de 1976 para abrigar textos de intelectuais e políticos perseguidos pelo 

regime militar que reportavam as violações ocorridas.18 Mais tarde o espaço passou a 

receber contribuições e expor interesses em conflito19: duas visões diferentes de um 

mesmo tema cujos argumentos são desenvolvidos na página A3. O “Painel do 

leitor”20, assim como o estabelecimento da figura do Ombusdman – um jornalista 

escolhido pela empresa para mediar a relação entre leitores “reclamantes” e a 

redação21, permitiriam a interatividade com os produtores das notícias.  

A ideia era fazer da Folha um espaço aberto, orientado pelo princípio do 

pluralismo22, para várias vozes qualificadas dialogarem - uma esfera pública no 

sentido habermesiano, de crítica e do debate racional de ideias, de crivo ou crítica aos 

rumos da sociedade e instituições, que possibilitaria esclarecer o público. 

(ANDRADE, 2022, 11) Com este intuito, a Folha acolheu uma lista heterogênea de 

articulistas, convidados pelos editores a publicar artigos de opinião assinados: 

acadêmicos, jornalistas, políticos e economistas, empresários, advogados; e de 

colunistas, com colunas regulares em dias fixos, de posicionamento à direita e à 

esquerda do espectro político. O espaço abrigaria vários pontos de vista distintos. Os 

colunistas eram convidados pelos editores, alegadamente pela qualidade de seu texto 

ou por possuir afinidade com a proposta editorial do jornal.  

Não obstante, o processo decisório nas redações não é horizontal, mas vertical. 

O jornal é um complexo, com vários departamentos, estruturado a partir do tripé: 

redação, circulação e publicidade. (TRAVANCAS, 2011, 22) A redação é composta por 

                                                             
17 CHAIM, Célia. Hitler os ratinhos e os leões. Tudo sobre a Folha- 80 anos. Folha de São Paulo. São 
Paulo, s/d. Disponível em  
https://www1.folha.uol.com.br/folha/80anos/campanhas_publicitarias.shtml   
18 História da Folha. Década de 70-Folha dá voz a intelectuais e políticos perseguidos em Tendências/ 
Debates' Círculo Folha. https://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/historia_70.htm. 
19 Lima, F. Explicando o Tendências / Debates. Notícias. Associação Nacional dos Jornais. set 16, 2019. 
 https://www.anj.org.br/explicando-o-tendencias-debates/ . 
20 As cartas enviadas para o painel do leitor são escolhidas pela direção do jornal e quase sempre 
representativas de posicionamentos extremos. 
21 “Folha inova e cria o ombudsman”. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 de setembro de 1989. p.1 e 7.  
22 Em tese, todas interpretações múltiplas ou antagônicas, todas as tendências ideológicas expressas da 
sociedade deveriam estar presentes no jornal segundo o Manual de Redação. (2010) São Paulo: 
Publifolha. p.48.   

https://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/historia_70.htm
https://www.anj.org.br/explicando-o-tendencias-debates/


Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 455 

dezenas de jornalistas que colaboram e discutem o noticiário, mas o trabalho é 

hierarquizado: repórteres, editores e subeditores, redatores, editores chefes e 

editorialistas, no qual estes últimos têm maior poder decisório sobre o que é 

prioridade e o que terá destaque na primeira página. Se é verdade que o jornal é um 

produto coletivo, resultado do trabalho intelectual de profissionais da notícia, as 

escolhas de pautas, de espaços e cobertura de notícias, cabem a um pequeno grupo de 

confiança dos proprietários, e, portanto, tornando algumas vozes predominantes no 

processo de comunicação dos jornais.23  

Na Nova República, a partir de 1985, a Folha de São Paulo consagrava-se 

como um jornal liberal e democrático, de posicionamento independente e arrojado, 

defensor da pluralidade de ideias. Contrariamente à imagem que ela quis construir, a 

Folha tomava partido e dedicava tratamento e espaços diferenciados àquelas 

informações e opiniões que lhe interessava fixar. Como esclarece Ciro Marcondes 

Filho, o jornalismo atua junto a grandes forças sociais; as empresas jornalísticas são 

porta-vozes de interesses de conglomerados e grupos políticos que desejam dar às 

suas opiniões subjetivas estatuto de objetividade (MARCONDES FILHO,1989, 11). 

Como nas Diretas já!, em outros momentos, a Folha adquiriu a função diretiva e 

organizativa, tal qual Antonio Gramsci percebeu em Cadernos do Cárcere: observou 

que quando os partidos orgânicos da burguesia encontram-se fracionados, um jornal 

ou um conjunto de jornais podem atuar como um partido político orgânico e como 

força dirigente superior a de partidos (GRAMSCI, 2000, 350). Neste processo de 

unificação da burguesia dirigente ocorre “luta pelo monopólio dos órgãos da opinião 

pública - jornais, partidos, Parlamento-, de modo que uma só força modele a opinião, 

e, portanto, a vontade política nacional, desagregando os que discordam numa 

nuvem de poeira individual e inorgânica”. (GRAMSCI, 2017, 285)  

No novo milênio, em um contexto de ascensão dos governos petistas, dos quais 

o periódico figurava próximo à oposição, o grupo empresarial dos Frias precisava 

justificar seu posicionamento incisivo e ostensivo nas eleições. A falta de isonomia na 

cobertura eleitoral foi denunciada por ONGs, jornalistas independentes e pelos 

                                                             
23 Na Folha de São Paulo repórteres e editores mantém reuniões periódicas em que são sugeridas 
pautas e planejam os cadernos. Diariamente os editores se reúnem com a secretaria de redação, 
discutem a forma final da edição. Porém, como frisa o Manual de redação da Folha de São Paulo, 
selecionar significa priorizar assuntos e concentrar naquilo que a edição julgar mais relevante. Assim, 
as pautas devem obedecer às hierarquias estabelecidas pelas editorias. Manual de Redação.São Paulo: 
Publifolha. 2010.p.21.     



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 456 

partidos que se sentiram prejudicados. No ano de 2010, o jornalista Paulo Vannuchi, 

então ministro dos Direitos Humanos, criticou a fala de Judith Brito, editora 

superintendente da Folha da Manhã, e presidente da Associação Nacional de Jornais, 

que fez uma declaração durante apresentação no 3º PNDH (Programa Nacional de 

Direitos Humanos) na Procuradoria Geral da República. Segundo Brito, “Na situação 

atual, em que os partidos de oposição estão muito fracos, cabe a nós dos jornais 

exercer o papel dos partidos. Por isso estamos fazendo [isso].”  Para Vannuchi: “[A 

imprensa] vem confundindo um papel que é dela – informar, cobrar e denunciar – 

com o papel do protagonismo partidário, que é transformar isso em ações de 

conteúdo unilateral”24. Em outros termos, a Folha de São Paulo estaria deixando de 

exercer o papel de esfera pública, papel que a imprensa, em geral, reivindicava, para 

se tornar um organismo aglutinador, organizativo e ideológico de uma oposição de 

direita.     

O ano de 2010, assim como o de 2014, era um ano eleitoral em que a ofensiva 

da grande imprensa e da Folha, em particular, focava na eleição de um tucano25, 

primeiro José Serra, depois Aécio Neves, para a presidência da república. Não se trata 

de coincidência que em 2014, uma publicidade da Folha admitisse que o grupo 

empresarial possuía visão de mundo, porém afirmasse o sentido positivo do “tomar 

partido”.26 Posicionar-se, ao contrário da pretensão de isenção que muitas vezes 

aparecia na autopromoção do Grupo, passa a ser algo valorizado, talvez como 

resposta às críticas recebidas pela Folha naquele quadriênio. 

 

O especial da Folha “Tudo sobre a Ditadura Militar”  

A edição da Folha de São Paulo de domingo 23 de março de 2014 ofereceu a 

seus leitores uma reportagem especial multimídia que incluía “Tudo sobre a 

ditadura”: entrevistas, imagens, filmes da época e áudios históricos, banco de dados 

                                                             
24 “Vannuchi afirma que imprensa age como “partido de oposição” ”. Folha de São Paulo. 
31/03/2010.Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc3103201015.htm Acesso em 14 
de agosto de 2017. 
25 Tucano é como é denominado o partidário do Partido Social Democrata Brasileiro, cujo símbolo é a 
ave tucana azul, branca e amarela, partido criado durante a redemocratização em 1988 de uma cisão 
com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro e que governou o país de 1994 a 2002.  
26 Em agosto de 2014, o grupo contratou a Agencia Africa para fazer uma série de 10 filmes e 
publicidade na mídia impressa com a temática “O que a Folha pensa. Ao fim, apresentava-se o slogan: 
“Concordando ou não, siga a Folha porque ela sempre tem suas posições, mas publica opiniões 
divergentes”.  

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc3103201015.htm


Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 457 

sobre mortos e desaparecidos, infográficos alternativos, o “31 de março em 

videográficos” que envolveu 20 profissionais.27 A TV Folha exibia na TV Cultura e no 

site da Folha entrevistas com personalidades que viveram de perto aquele período, 

FHC, Almino Afonso, o ex- ministro Delfim Neto. A Folhinha trazia, dia 29 de março, 

“A ditadura em quadrinhos” e um caderno especial que revisitava a crise que levou ao 

golpe, os momentos cruciais do regime militar e a seção “E se...” - um apelo à 

imaginação de como seria o Brasil sem a queda de Jango. Procurou lançar mão de 

variados recursos, digitais, lúdicos direcionados a diferentes públicos, adulto, juvenis 

e infantis de clara qualidade técnica.    

No dia 24 de março na página A7 divulgou uma série de debates, simpósios e 

exibição de filmes que ocorreriam durante a semana. Os editores deram toda a 

publicidade a um ciclo de debates que ocorreria no auditório da Folha e que foi por 

ela patrocinado. Participaram dos debates, por exemplo, o ex-ministro e colunista do 

jornal, Luiz Bresser Pereira e o ex-ministro de Sarney, João Sayad. A mesa em que 

estavam FHC, José Serra, Bolívar Lamounier e Boris Fausto, todos filiados ou 

simpatizantes do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), foi amplamente 

registrada com uma foto, na página 9 do Primeiro Caderno do dia 30 de março de 

2014.  

A cobertura da Folha estava de fato excepcional, elogiada por historiadores e 

cientistas políticos que enumeraram qualidades e algumas ausências.28 Na mídia, a 

efeméride apareceu em alguns jornais, revistas e reportagens na televisão fechada, 

mas de modo geral, foi noticiada esparsamente, sem alarde e a maioria da população 

parecia indiferente ao significado da data. Nos círculos universitários, a ocasião 

incitou debates e reavaliação. Ocorreram eventos, encontros e palestras, entrevistas, 

dossiês em revistas acadêmicas; as editoras aproveitaram para lançar livros e 

coletâneas organizadas por professores universitários, alguns bastante conhecidos 

por investigarem o golpe e a ditadura.  

A disputa pela memória naquele momento era tanto real, quanto simbólica, 

em torno da apropriação do significado da derrubada do presidente João Goulart em 

1964. Tudo era disputado, até mesmo a cronologia da ditadura: se teria ocorrido em 

                                                             
27 TV Folha exibe reportagem sobre os 50 anos do golpe de 64. Folha de São Paulo, São Paulo, 
23/03/2024.p.A10.  
28 “Estudiosos elogiam reportagem sobre os 50 anos do golpe”. Poder, Folha de São Paulo, 
24/03/2023.p.A7. 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 458 

31 de março ou em 1º de abril, se a ditadura teria começado em 1964 ou em 1968, se 

seu fim teria se concretizado em 1979, 1985 ou apenas em 1988, com a nova 

constituição. Até mesmo se se deve denominá-la de “revolução”, “contrarrevolução”, 

“golpe militar” (ou civil-militar, golpe civil-empresarial), “movimento” ou “regime 

militar”, e alguns acadêmicos chegaram mesmo a questionar se o termo ditadura 

caberia, uma vez que algumas instituições continuaram funcionando. 

Um ato "Ditadura nunca mais - 50 anos do golpe militar" no dia 31 de março 

em São Paulo, com a presença de ex-presos torturados, de familiares de 

desaparecidos, grupos culturais e do então prefeito da capital paulista Fernando 

Haddad, ocorrido em frente à sede do DOI-Codi, pedia a criação de um memorial e a 

punição aos torturadores. A Folha deu a 1ª página da edição de 1º de abril para 

noticiar. (fig.1)  

 

Figura 1 Primeira página da edição da Folha de São Paulo de 1º de abril de 2014 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 459 

Enquanto isto, tentativas de comemoração por parte de militares da ativa 

foram proibidas pela presidência da República (Monteiro, 2014) e eventuais 

homenagens foram confrontadas por protestos de estudantes e ativistas de esquerda, 

o que já vinha ocorrendo em outros aniversários do golpe celebrados pelo Clube 

Militar (Elizardo, 2014).  

O contexto era de turbulência política, após as manifestações de junho e julho 

de 2013, quando um novo quadro se configurava: ocorria o declínio na popularidade 

do governo Dilma e o ressurgimento das mobilizações à direita, como há muito não se 

via. Alguns poucos ainda, naquele momento, reivindicavam intervenção militar. A 

ascensão política de muitos ex-guerrilheiros e ex-militantes de organizações 

clandestinas contrárias à ditadura, os quais fizeram parte da fundação do Partido dos 

Trabalhadores, partido que até então dirigia o governo federal há 11 anos, tem um 

peso neste ressurgimento. Estes últimos são acusados de revanchistas e de romperem 

o pacto firmado através da lei da Anistia de 1979. A “memória sufocada” dos militares 

ressurge em um novo contexto, à luz dos acontecimentos da última década. A classe 

média também se ressentia da concessão de direitos trabalhistas a assalariados que 

não gozavam de todos os benefícios sociais, cotas e bolsas, paliativos para a extrema 

pobreza. Esta conjunção de fatores produziu um “novo-velho” descontentamento na 

sociedade que identificou o Partido dos Trabalhadores, a Central Única dos 

Trabalhadores, a União Nacional dos Estudantes e o Movimento dos Trabalhadores 

Sem Terra como inimigos do país por parte de uma direita radicalizada que tomou as 

ruas e as redes sociais.  

Esta conflagração social também se expressa nos conteúdos publicados nas 

páginas da Folha de São Paulo como se vê. De fato, toda a política compensatória, de 

reparação, e da justiça de transição da qual faz parte a criação da Comissão Nacional 

da Verdade, é questionada pela direita e gerou reações imediatas de oficiais da 

reserva, provavelmente alarmados com as ações penais acatadas pelo Ministério 

Público Federal desde 2011.29 Causavam mal-estar os depoimentos de agentes da 

repressão, como Paulo Malhães, cujo testemunho a Folha noticiou com uma 

fotografia na primeira página da edição do dia 26 de março e uma reportagem na 

página A10, destacando, inclusive alguns trechos do depoimento. Malhães relatava 

                                                             
29 Diante do relatório final que arrolava 377 agentes públicos envolvidos, os Clubes Militares entraram 
com medida judicial contra a Comissão da Verdade. (Dal Piva, 2013) (Dualibi, 2014) 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 460 

como torturava e ocultava cadáveres, mutilando os corpos, e apontava alguns oficiais 

já falecidos como agentes das operações. O público passava a conhecer detalhes 

sórdidos sobre a repressão descritos pelos seus próprios agentes. Neste mesmo ano, 

um grupo de oficiais da reserva se declarou contrário ao pedido de desculpas do 

Ministro da Defesa, o civil Celso Amorim, pelas violações cometidas pelo Estado, 

argumentando que “os militares salvaram o Brasil”30.  

No entanto, a pauta da Folha de São Paulo deu ampla visibilidade aos 

pequenos grupos que naquela ocasião celebravam a ditatura. Na edição de domingo 

dia 23, na primeira página, abaixo do cabeçalho, a Folha estampou fotografias de 

duas manifestações. A primeira fotografia, da Família com Deus no dia 22 de março, 

favorável à intervenção militar “contra o comunismo e o governo Dilma”. A marcha 

intervencionista citava outra, de mesmo nome, que a precedeu em 19 de março de 

1964, esta última tendo reunido entre 300 e 500 mil pessoas. Concentrou-se na praça 

da Sé na capital paulista, tendo sido organizada por alas ultraconservadoras da 

sociedade paulistana. Contando com o apoio de parte da Igreja Católica e com o 

empresariado, a marcha de 64 teve como principal pauta política pedir a deposição 

do então presidente da República João Goulart (1961-1964).  

Em outro lado da cidade ocorria no dia 22 de março a Marcha Antifascista 

integrada por afiliados do Partido Comunista da Causa Operária, Partido Comunista 

do Brasil, da União da Juventude Socialista. Ambas tinham sido convocadas pelas 

redes sociais. As duas marchas que não se cruzaram, ocorreram em diferentes pontos 

da capital. Enquanto a marcha antifascista foi pacífica, a marcha pró intervenção, em 

que se enaltecia os militares e a Polícia Militar teve pequenos tumultos, e uma jovem 

acabou hostilizada. A contraposição das imagens, uma em baixo da outra (direita 

volver acima e esquerda volver abaixo), sugere a ideia de polarização: dois extremos 

se enfrentando, ambos avessos aos valores democráticos.(fig2) 

                                                             
30 Agência Brasil. Militares dizem ter salvado o Brasil com a ditadura militar. Terra, 27/09/2014. 
Disponível em: https://noticias.terra.com.br/brasil/militares-dizem-ter-salvado-o-brasil.   



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 461 

  

Figura 2  Primeira página da edição da Folha de São Paulo de 23 de março de 2014. 

Esta mensagem é reforçada no Caderno especial dos 50 anos do golpe de 1964, 

com o título “Um país partido ao meio”. A fotografia nas páginas B12 e B13 na mesma 

edição retrata da marcha da família de 19 de março de 1964. (fig.3)  



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 462 

 

Figura 3 Caderno especial dos 50 anos do golpe de 1964.Página B12 e B13 da edição 

da Folha de São Paulo de 23 de março de 2014. 

No encarte especial, o editor Ricardo Balthazar e Lucas Ferraz escrevem sobre 

o momento que antecedeu a quartelada: “A deposição do presidente João Goulart em 

1964 foi o desfecho de um período turbulento da história do país, em que tanto a 

direita como a esquerda exibiram desprezo pelas regras do jogo democrático e 

reduzido interesse em negociar compromissos”. (Balthazar, Ferraz, 2014, B12, B13) 

Quanto a isto, o sociólogo, professor da Unicamp, Marcelo Ridenti discordou em um 

artigo na edição do dia seguinte: “... o texto inicial diz que direita e esquerda tinham 

igual desprezo pela democracia. Mas o fato é que quem deu o golpe foi a direita. 

Nunca encontraram indícios de golpe pela esquerda.” 31    

Mas os editores da Folha não precisavam de indícios: construíam um 

imaginário de que o país estava dividido, contagiado por extremismos, no momento 

em que se preparava as eleições presidenciais de 2014. Mais tarde esta retórica da 

                                                             
31 Estudiosos elogiam reportagem sobre os 50 anos do golpe. Folha de São Paulo, São Paulo   
24/03/2014.p.A7. 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 463 

mídia iria se intensificar com o Impeachment de Dilma Rousseff, em seguida nas 

eleições de 2018 e de 2022, quando as candidaturas dos petistas Fernando Haddad e 

Luiz Inácio Lula da Silva se apresentariam como alternativa à extrema direita 

liderada por Jair Bolsonaro. Nesta conjuntura, os grandes jornais procuraram uma 

equivalência entre as candidaturas, alegando que ambos não tinham compromisso 

com as regras democráticas.  

Enquanto a Folha tratava de alimentar a oposição e insuflar os ânimos 

antipetistas com escândalos de corrupção que nem sempre podia provar, ela 

apontava para uma radicalização nociva de uma parte da sociedade, como se o 

próprio jornal não cooperasse para este acirramento. As edições diárias do jornal 

estavam repletas de notícias sobre a má condução da política econômica e da 

Petrobrás: na primeira página a manchete “Petrobrás já tinha tentado obter 100% de 

refinaria”.32 A manchete sobre a corrupção na compra da refinaria de Pasadena 

(Estados Unidos) não condiz com o teor da informação que, em verdade, revelava que 

Dilma Rousseff, presidente do Conselho de Administração da Petrobrás em 2008, 

não autorizou a compra superfaturada. As colunas de Eliane Catanhêde, a crítica de 

Henrique Meirelles à política econômica e um editorial de Frias Filho, justificando 

uma reforma na previdência social, fazem parte da agenda política e econômica da 

Folha. Ao longo da semana estes assuntos foram tão repetidos que em pesquisa no 

Painel do Leitor publicada no Primeiro Caderno no dia 30 de março, o assunto da 

Petrobrás constava como o mais comentado da semana, seguido pela Ditadura Militar 

e em terceiro lugar, o Supremo Tribunal Federal33.  

O quadro abaixo para os dias 23, 30 e 31 de março ilustram a distribuição das 

matérias por assunto nos principais cadernos A e B, incluindo o conteúdo do Caderno 

especial sobre os 50 anos do golpe de Estado. É possível perceber que a ofensiva 

contra o governo Dilma, a partir do mote da corrupção supera a pauta sobre o golpe e 

Ditadura civil militar, com exceção do dia 31 de março.         

 

 

 

 

                                                             
32 Folha de São Paulo. 23/03/2014.p.1. 
33 Folha de São Paulo.30/03/2014.p.2  



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 464 

Dia Total de 

matérias * 

Matérias sobre a 

Ditadura 

Escândalos de corrupção 

na Petrobrás 

23/03/2014 63 11 19 

30/03/2014 46 8 10 

31/03/2014 51 9 8 

*As outras matérias recorrentes são crise na Venezuela, Crise na Ucrânia e anexação da Criméia, Mais 

Médicos, a pauta econômica, noticiário internacional, mensalão tucano, etc. 

Claramente, a Folha tinha interesse no desgaste do governo Dilma para as 

eleições que se aproximavam em outubro, não apenas pelo tratamento que davam às 

denúncias, mas ao espaço que concediam a figuras do PSDB como Fernando 

Henrique Cardoso, Tarso Jereissati e especialmente, ao próprio pré-candidato Aécio 

Neves, que ao longo de 10 dias publicou dois artigos na coluna Opinião abordando a 

corrupção na Petrobrás.34     

 

O revisionismo da Folha nos 50 anos do golpe de 64 

Em 30 de março de 2014, Octavio Frias Filho admitiu em editorial que a Folha 

errou ao dar apoio inicial à ruptura democrática. Admitiu o erro de não ter 

“rechaçado toda violência, de ambos os lados”, quando, segundo ele, confrontavam-se 

“dois modelos de sociedade” - o do socialismo revolucionário, de um lado, e o da 

economia de mercado, de outro, forças “polarizadas” que sabotariam fórmulas 

intermediárias, que teriam levado a soluções pacíficas. O diretor editorial sugere que 

ambos os lados ultrapassaram as fronteiras da legalidade: “as responsabilidades pelo 

espiral de violência se distribuem pelos dois extremos”, embora a maior parte recaia 

sobre quem instituiu a tortura como política clandestina de Estado. Quanto à 

oposição, ao enveredar pela luta armada provou corretas as acusações da direita de 

que pretendiam instalar uma ditadura comunista no país. (FRIAS FILHO, 2014, A2) 

Outrossim, Frias Filho ressaltou as realizações econômicas e estruturais e avanços 

sociais que a ditadura legou, justificando que seu Grupo empresarial agiu “como lhes 

pareceu melhor ou inevitável naquelas circunstâncias”: 

Às vezes se cobra desta Folha, ter apoiado a ditadura durante a primeira 
metade da sua vigência, tornando-se um dos jornais mais críticos, na 
metade seguinte. Não há dúvida de que, aos olhos de hoje, aquele apoio foi 

                                                             
34 NEVES, Aécio. Já deu ! Opinião.  Folha de São Paulo, São Paulo, 24/03/2014. p.A 2 e NEVES, Aécio. 

Ontem e Hoje. Folha de São Paulo, São Paulo, 31/03/2014.p.A2 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 465 

um erro. Este jornal deveria ter rechaçado toda violência, de ambos os 
lados, mantendo-se um defensor intransigente da democracia e das 
liberdades individuais. 
É fácil, até pusilânime, porém, condenar agora os responsáveis pelas opções 
daqueles tempos, exercidas em condições tão mais adversas e angustiosas 
que as atuais. Agiram como lhes pareceu melhor ou inevitável naquelas 
circunstâncias.”  (FRIAS FILHO, 30/03/2014, A2)  

 
Em outras palavras, encurralada diante dos extremistas da direita e da 

esquerda, que sustentavam as ambições golpistas, a Folha fez uma opção e não deve 

ser responsabilizada por ela. Afirma que a Folha se mantém defensora da 

democracia, tal qual a imagem que construiu a partir da redemocratização. Ao 

mesmo tempo, defende a tese da polarização e da radicalização, como se a Folha 

sempre tivesse se posicionado por soluções “intermediárias”, o que já vimos que não 

corresponde aos fatos, uma vez que a empresa cooperou ativamente com o regime de 

exceção. Não apenas cooperou no pretérito perfeito, mas continuou encobrindo a 

brutalidade daquele período terrível. Ao mesmo tempo que se posicionava como 

defensora da democracia, atenuava a memória da ditadura, impedindo seus 

jornalistas de empregar o termo. Ainda na década de 1990, o Manual de redação 

(1992) refletia este esforço por atenuá-la, já que orientava a equipe a usar “com 

critério” o termo ditadura, no sentido de “dominação de uma sociedade por uma 

pessoa ou um pequeno grupo”, sendo preferível “qualificar regimes autoritários por 

governo militar, regime cujo presidente está no poder há 25 anos, regime de partido 

único”. Mais significativo, alertava-se para não usar “a expressão ditadura militar 

nem Revolução de 64 para designar o movimento militar ocorrido no Brasil naquele 

ano”.35     

Uma década mais tarde, a Folha tratou de diminuir o impacto da ditadura 

sobre o conjunto da sociedade, como no episódio do editorial que ficou conhecido 

como “ditabranda”.36 Em 17 de fevereiro de 2009, em editorial sem assinatura, 

criticava o governo do presidente Hugo Chávez, após sua vitória em plebiscito pela 

                                                             
35Manual de Redação. (1992) São Paulo: Publifolha. Ver. 
https://pt.scribd.com/document/3044721/Manual-de-Redacao-Folha-de-SP.  A mudança só 
aconteceu em 2001, quando o manual daquele ano admitiu que em textos noticiosos se usasse a 
expressão ditadura militar. O novo manual de 2018 recomenda expressamente o seu uso. Ver Lima, F. 
(2020). A Folha e as sobras da ditadura. São Paulo, Folha de São Paulo, 
5/07/2020.https://www1.folha.uol.com.br/colunas/flavia-lima-ombudsman/2020/07/a-folha-e-as-
sobras-da-ditadura.shtml 

36  Limites de Chávez. Editorial. Opinião. Folha de São Paulo.17/02/2009.p.A2. 

https://pt.scribd.com/document/3044721/Manual-de-Redacao-Folha-de-SP


Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 466 

prorrogação de mandato, comparando-o com as “ditabrandas” em países do Cone Sul 

do período de 1964 a 1984, dentre os quais, o Brasil. 37 No painel do leitor, a cientista 

política Maria Victoria Benevides e o jurista Fábio Konder Comparato expressaram 

indignação pelo emprego do termo “ditabranda”, afirmando que: “Quando se trata de 

violação de direitos humanos, a medida é uma só: a dignidade de cada um e de todos, 

sem comparar "importâncias" e estatísticas”” .38. Em réplica à nota da redação os 

chamava de “cínicos e mentirosos” por não repudiarem “ditaduras de esquerda”.39 

Após muitas manifestações em apoio aos intelectuais, o próprio Otávio Frias Filho 

reconheceu o erro de empregar o termo, embora tenha reafirmado os insultos 

presentes na nota da redação.40 

Este afã revisionista, que procura impor uma interpretação do período 

diferente do que a que predomina entre os especialistas, pode ser perceptível nas 

colunas e entrevistas que iremos examinar. As visões do golpe aparecem em artigos e 

entrevistas desta edição especial, os quais constatamos que podem ser divididos em 

três categorias: 1-Os colunistas e articulistas que escrevem para o diário; 2-Os 

colaboradores eventuais que enviam textos para a aprovação ou a convite, para emitir 

uma opinião sobre o tema; 3-Os especialistas (historiadores, economistas, cientistas 

sociais e filósofos). 4-Os entrevistados.  Analisaremos de forma mais atenta textos do 

primeiro, do terceiro e do quarto grupo, porque, compreendemos que, apesar de 

estarem emitindo sua opinião, e não necessariamente a do jornal, como é o caso do 

editorial, estas são vozes autorizadas pelo editor-chefe e pelo conselho editorial, do 

qual fazia parte o próprio Otávio Frias Filho, seu secretário, Luiz Frias, ambos 

proprietários do jornal. Dentre os colunistas e articulistas Elio Gaspari, Jânio de 

Freitas, Ricardo Melo, Reinaldo Azevedo, Demétrio Magnoli, Carlos Heitor Cony, 

Clóvis Rossi, Carlos Chagas, Ferreira Gullar, Luís Bresser Pereira, Ruy Castro, Valdo 

Cruz, Rubens Ricupero, Vladimir Safatle, Leão Serva e Vinicius Mota41. No grupo dos 

                                                             
37 O conceito de dictablanda foi usado pelo general Dámaso Berenguerna entre 1930 e 1931 para 
caracterizar o regime que implantou na Espanha, que continha aspectos autoritários e democráticos ao 
mesmo tempo. Mais tarde assim se referiu o ditador Augusto Pinochet a seu governo no Chile. O 
conceito também foi empregado para se referir a duradoura vigência do Partido Revolucionário 
Institucional (PRI) no poder no México.   
38 Benevides, Maria Vitória. Carta. Painel do leitor. 20/02/2009. p.A3. 
39 Nota de redação. In. Benevides, M. V. Carta. Op.cit.  
40 Frias Filho, Otávio. Folha avalia que errou, mas reitera críticas. Folha São Paulo, 8/03/2009.p.A6. 
41 Este grupo reúne, com algumas exceções que eram aquisições recentes, jornalistas antigos da casa, 
que participaram em algum momento do Conselho editorial ou desfrutavam da confiança dos 
proprietários.       



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 467 

especialistas existe uma convergência de ideias, sendo que alguns tratam de suas 

próprias experiências por terem sido testemunhas oculares dos acontecimentos 

históricos, como Ferreira Gullar, poeta e ex-filiado ao Partido Comunista, Carlos 

Heitor Cony, ex-editorialista do Correio da Manhã e Carlos Chagas, então repórter 

do jornal O Globo.   

Colunista/articulista Título/data/localização 

Carlos Heitor Cony “Traídos e traidores”.  23/03/2014   p. A2  

Marcelo Ridenti (sociólogo da Unicamp, 

colaborador ocasional)  

“O golpe de 64, aqui e agora”. Tendências e 

Debates 23/03/2014.p.A3.  

Vinicius Mota “29 anos de Democracia”. 24/03/2014 p.A2 

Ruy Castro “Rádios fora do ar”. 24/03/2014. p. A 2 

Romulo Pereira (general da reserva, 

chefe do Estado Maior em 2004, 

colaborador ocasional)  

“Nova História”. Tendências e Debates. 

24/03/2014. p.A3. 

Carlos Chagas  “Não foi bem assim como dizem hoje” Tendências 

e debates. 28/03/2014. p.A3   

Daniel Aarão Reis (historiador da UFF, 

colaborador ocasional) 

“Ditadura cronológica”. 26/03/2014. Tendências 

e debates.p.A3 

Elio Gaspari (colunista) “1964 ...2014”.  26/03/2014. p. A10. 

Alexandre Padilha (ministro de Lula e 

Dilma Rousseff, colaborador ocasional) 

“Filhos da resistência”. Tendências e debates, 

27/03/2014. p.A3. 

Armando Paiva Chaves (general do 

Exército reformado, colaborador 

ocasional) 

“Meio século”. Tendências e debates, 

27/03/2014.p.A3. 

Clovis Rossi (colunista) “Orgulho do Assassino”. 27/03/2014. p. A16 

Reinaldo Azevedo (colunista) “1964 já era, Viva 2064”. Poder. 28/03/2014.  

p.A10 

Demétrio Magnoli (colunista) “Os idos de março (e o 1º de abril)”. 29/03/2014 

p.A10 

Otávio Frias Filho (editor) “1964” –Editorial 30/03/2014. p. A2  

Jorge Mautmer (compositor, 

colaborador ocasional) 

“Do Kaos à redemocratização”. 30/03/2014.p.A3  

Ferreira Gullar (colunista) “Ao apagar das Luzes” . 30/03/2014.p. E12. 

Valdo Cruz (colunista) “Avanços e retrocesso”. 31/03/2014 p.A2 

Ruy Castro (colunista) “Os civis que conspiraram”. 31/03/2014. p.A2 

Luís Bresser Pereira (colunista) “1964 Por que e para que?” Tendências e debates 

31/03/2014. p.A3 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 468 

Ricardo Melo (colunista) “Brasil 31 de março de 2014” 31/03/2014. Poder 

p.A5  

Rubens Ricupero  “Minha história de 1964”. 31/03/2014. p.A9  

Leão Serva (colunista) “Indios, as maiores vítimas da ditadura”. 

31/03/2014. Cotidiano. p. C2  

Vladimir Safatle (professor de filosofia 

da USP) 

“A ditadura venceu”. 1º/04/2014.  p.A1 

Helio Schwartsman (colunista) “Efemérides”. 23/03/2014. p.A1.  

“Valores democráticos”. 1º/04/2014. p.A1 

Carlos Heitor Cony “Cena na rua” 1º/04/1964. p. A2 

Jânio de Freitas  “1964 Nunca mais?”  1º/04/2014.  p.A10 

Vinicius Torres Freire  

 

    “O grande golpe da ditadura de 64”. 1/04/2014. 

Mercado.p.B4. 

Peter Kornbluh (colaborador ocasional)  

 

“Sem segredos”. 1º/04/2014. p.A3 

João Paulo dos Reis Velloso 

(colaborador ocasional)  

“Da modernização às oportunidades”. 

1º/04/2014.p.A3 

Tabela 1: Quadro com textos de articulistas, colunistas e colaboradores sobre a Ditadura, elaborado 

pela autora. 

Alguns articulistas são convidados: historiadores, cientistas sociais, juristas, e 

também foram entrevistados. Entre os entrevistados estão militares, militantes da 

luta armada, juristas, políticos, que por sua posição que por causa de seu 

posicionamento no período ditatorial, lançam luz sobre alguns aspectos daquela 

conjuntura. 

Entrevistado Título/data/localização 

Marcelo Ridenti (cientista político 

Unicamp) 

“O golpe de 64 aqui e agora”. 23/03/2014. A4. 

 Maria Celina d’Araújo (cientista política 

FGV) 

“Silêncio dos militares não é compatível com a 

democracia”. Entrevista .23/03/2014. A15 

Fernando Henrique Cardoso (político do 

PSDB e ex-presidente por 2 mandatos) 

 “Ainda falta eficiência à democracia” Lide Ex-

Presidente vê nos atritos de Dilma com o 

Congresso reflexos da crise que levou a deposição 

de Jango”. Entrevista a Ricardo Balthasar. 

24/03/2014. A 18. 

Celio Borja (jurista, presidente da 

câmara no governo Ernesto Geisel, 

político da Arena, Ministro do STF na 

“Regime militar não foi uma ditadura”. 

25/03/2014. 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 469 

redemocratização) 

Daniel Aarão  (historiador UFF) “Ditadura cronológica” 26/03/2014 A3.  

Fernando Henrique Cardoso (político do 

PSDB e ex-presidente por 2 mandatos) 

 “Jango ganharia em caso de eleição”. Entrevista. 

26/03/2014 A9 

Alexandre Padilha (político petista, 

ministro dos governos Lula e Dilma) 

“Filhos da resistência”.  27/03/2014 A3  

Leônidas Pires (general e ex-ministro, 
comandou o exército durante transição 
democrática) 

“Os generais nunca foram intrusos na história 

brasileira”. 28/03/2014 A 11  

Almino Afonso(ex ministro de Jango)  “Entrevista: Nunca vi o presidente Goulart 

planejar um golpe comunista. 30/03/2014. A6 e 

A7 

Efetuando a leitura dos artigos dos colunistas e articulistas, constatamos que a 

maioria poderia ser classificada a partir de algumas ideias predominantes: 1) 

destacam-se as versões de que a sociedade estava polarizada e que o golpe teve apoio 

da população e da mídia (Cony, Chagas, Ruy Castro, Elio Gaspari), 2) de que 1964 já 

ficou para trás, seria preciso pensar para frente e não se ater a revanchismos 

(Reinaldo Azevedo, Vinicius Mota), 3) de que indivíduos, empresas e a imprensa 

apoiaram o golpe, aspecto propositalmente esquecido (Demétrio Magnoli, Luís 

Bresser Pereira, Ruy Castro), 4) de que as forças armadas nunca fizeram o mea culpa 

e a sombra da ditadura permanece (Clóvis Rossi, Jânio de Freitas, Vladimir Safatle), 

5) de que houve aspectos positivos no golpe ou na ditadura (Veloso). 

Para representar o primeiro argumento de que o golpe teve apoio popular e 

midiático, indicamos o texto “Os idos de março (e o 1º de abril)” publicado em 29 de 

março na coluna Tendências e debates, escrito pelo jornalista e ex-assessor de 

imprensa de Costa e Silva, Carlos Chagas. Chagas, que na época trabalhava para O 

Globo, foi comentarista em canais de televisão e escreveu livros de análise política da 

ditadura, como A Ditadura Militar e os Golpes dentro do Golpe, desmistifica a ideia 

de que a maioria da população se insurgiu contra o golpe tão logo ele ocorreu. 

Sustenta que a sociedade estava dividida: um pequeno grupo de esquerda que havia 

adotado teorias marxistas queria implantar a ditadura do proletariado, promover 

rupturas com as instituições e liberdades, e outro, de defensores de seus privilégios, 

lutavam contra ameaça comunista. A classe média foi manipulada pela imprensa, 

enquanto os trabalhadores teriam ficado à margem do confronto. Chagas encerra 

reconhecendo a contribuição do regime militar para a unidade nacional:    



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 470 

Por isso se ousa contradizer o sentimento que hoje grassa na maior parte dos 
jovens que agora se ufanam de haver lutado contra a ditadura, metade deles 
que nem havia nascido em 1964: não foi nada disso! A sociedade acomodou-se, 
pouco lamentou a queda de Goulart e bateu palmas para o general Castelo 
Branco e depois para o general Garrastazu Médici. Só aos poucos, com 
truculência, o arbítrio, a tortura e a censura, é que se fez sentir o repúdio ao 
regime militar.  
O mundo não está dividido entre mocinhos e bandidos, mesmo que muitos 
sejam mais bandidos do que mocinhos. Apesar de tudo, o Brasil continua. Os 
militares cometeram erros grotescos. Execráveis. Mas também contribuíram 
para esse verdadeiro milagre que é a preservação da unidade nacional. Eles e 
quantos existiram antes e quantos vieram e virão depois. (CHAGAS, 2014, A3) 

 

Seguindo nesta direção, Elio Gaspari, ex-filiado do Partido Comunista na 

juventude, jornalista, colaborador de confiança, muito celebrado pelo Grupo Folha, 

escreveu o artigo “1964-2014” para sua coluna semanal. Gaspari, cuja obra em cinco 

volumes (o 5º lançado em 2016) sobre a ditadura baseou-se, talvez acriticamente, nos 

arquivos de Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva, tornou-se uma das autoridades 

sobre o assunto a quem a Folha de São Paulo e a mídia em geral, preferiam 

referenciar. O artigo, anunciado com uma chamada na primeira página, localizado na 

coluna na página A10, precedia uma reportagem chamativa sobre a admissão de atos 

de tortura por Paulo Malhães à Comissão Nacional da Verdade. Nele Gaspari sugere 

que em 1964 “a cartada do golpe estava na mão de vários jogadores” – Jango poderia 

intervir militarmente, tanto quanto seus opositores. Para Gaspari, há 50 anos todos 

eram golpistas, tanto quanto em 2014: há o desrespeito pela vontade popular, pelo 

Congresso; há “infiltração comunista” em 1964, equivalente ao aparelhamento do 

Estado pelo PT em 2014. Resumindo, o DNA do golpe continua presente em 2014, 

apenas se transmutou: “1964 continua divisivo porque em 2014 há pessoas que veem 

nas instituições democráticas a origem e sede dos males” (GASPARI, 2014, A10). 

Gaspari insinua na sobreposição de passado e presente, uma continuidade dos “vícios 

antidemocráticos”, conduzidos pelos mesmos atores, concluindo que as forças 

políticas não jogam conforme as regras democráticas e, embora o perigo de golpe 

militar não estivesse mais no horizonte, todos (ainda) seriam golpistas. Esta visão do 

colunista que tende a aceitar a “teoria dos dois demônios”42 é, em muitos aspectos, 

coincidente com a do próprio Frias Filho, redator chefe da Folha de São Paulo. 

                                                             
42 A teoria dos dois demônios emergiu na Argentina durante os trabalhos da Comissão Nacional sobre 
a Desaparição de Pessoas (Conadep), que elaborou o informe Nunca Más, coletânea de testemunhos 
de 1983, durante o governo de Raúl Alfonsín, que abriram caminho para os julgamentos dos chefes 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 471 

O segundo argumento afirmava que se deveria pensar para frente, sem 

revanchismos. O artigo de Reinaldo Azevedo “1964 já era, Viva 2064” na seção Poder 

na página A10, por exemplo, detrata o trabalho de memória realizado nos últimos 

tempos. Jornalista liberal conservador, ex-militante do movimento estudantil 

Liberdade e Luta (Libelu) nos anos 1970, grande crítico do governo petista e autor de 

O país dos Petralhas (2008), foi articulista da Veja até 2009. O ingresso de Azevedo e 

de Demétrio Magnoli como colunistas a convite de Otávio Frias Filho ocorreu no final 

de 2013, surpreendendo e causando mal-estar junto aos jornalistas da redação, por 

serem “vozes de extrema direita”, expressamente escolhidos para opinar naquele ano 

de disputa eleitoral.  

Na sua coluna do dia 28 de março de 2014, Azevedo escrevia:   

1964 já era! Tenho saudade é de 2064! Os historiadores podem e devem se 
interessar pelos eventos de á 50 anos, mas só oportunistas querem encruar a 
história, vivendo-a como revanche. Enfara-me a arqueologia vigarista. Trata-
se de uma farsa política, intelectual e jurídica, que busca arrancar do mundo 
dos mortos vantagens objetivas no mundo dos vivos. (AZEVEDO, 2014, A10)  

 

Traduzindo o pensamento de uma ultradireita ressentida da qual, naquela 

ocasião, Azevedo era representante, relaciona passado e presente, inferindo que a 

“esquerda revanchista” que está no governo instrumentaliza o golpe de 1964 e a 

história para legitimar a corrupção. Ele argumenta que omitem a repressão e os 

mortos do governo Vargas que superariam, em muito, aqueles da ditadura militar 

porque este seria “pai intelectual de João Goulart”, a quem chama de “golpista 

incompetente”. Enquanto nos anos 1980 e 1990 se relembrava a repressão do Estado 

Novo, celebrando o seu fim, atualmente a esquerda esconderia os cadáveres e 

transformaria Vargas em herói. Assim, além de sugerir que a esquerda não defendia a 

democracia em 1964 e que João Goulart era um “golpista incompetente”, Azevedo 

atribui os escândalos de corrupção revelados a “mal feitos” de ex-militantes e 

guerrilheiros - como José Dirceu e José Genuíno– dentre eles, é claro, a própria 

presidente da república Dilma Rousseff, que participou da luta armada nas 

organizações Comando de Libertação Nacional (Colina) e Vanguarda Armada 

Revolucionária Palmares (VAR-Palmares).  

                                                                                                                                                                                              
militares da ditadura. O prólogo do informe, muito criticado, escrito por Ernesto Sabato, apresentava a 
tese de que os militares reagiram ao terrorismo dos grupos de guerrilha como os Montoneros e 
Exército revolucionário do Povo.    



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 472 

A semente do Mensalão está nos delírios do Araguaia. O dossiê dos aloprados 
foi forjado pela turma que roubou o “Cofre do Adhemar”. Os assaltos à 
Petrobrás foram planejados pelos homicidas VAR-Palmares, de Dilma, e ALN, 
de Marighella. A privatização do passado garante, em suma, lugares de poder 
no presente e no futuro. (AZEVEDO, 2014, A10) 
 

Azevedo acusa os governistas de oportunismo ao se beneficiarem da história 

para manter o poder e “encher os bolsos”: “Os farsantes apelam à mitologia para 

reivindicar o exclusivismo moral que justifica seus crimes. Ladrões se ancoram na 

gesta da libertação dos oprimidos. Uma solene banana para eles, com seus punhos 

cerrados e seus bolsos cheios!” (AZEVEDO,2014, A10) Em outras palavras, como 

vítimas da ditadura, políticos e lideranças de esquerda em posições de poder 

evitariam ser responsabilizados, mas sua crítica acaba reforçando o argumento dos 

insatisfeitos com a Nova República.  

A terceira perspectiva, pode ser observada a partir do artigo “Os idos de março 

(e o 1º de abril)” publicado em 29 de março, localizado na página A 12. O autor, 

Demétrio Magnoli, geógrafo e comentarista da Globo News, ultraliberal, ex-militante 

da Libelu, recém admitido no quadro de colunistas, relembra o grande apoio de 

jornais, políticos e jornalistas –inclusive de colunistas da Folha como Delfim Neto e 

Carlos Heitor Cony – e de empresários à ditadura. Também examina a memória de 

1964, recusando “revisões políticas”. Magnoli reage à impunidade que foi negociada 

em troca de “bolsas-anistia”, impunidade que a Comissão da Verdade não teria meios 

para reverter:  

De Sarney a Dilma, todos os governos civis aceitaram o intercâmbio 
vergonhoso.  
Comissão da Verdade, pá de cal. Sem justiça, proibida pela lei, temos um 
simulacro de memória esculpido segundo as conveniências do presente - e os 
teatros de máscaras dos marchadores que seguem um crucifixo ou aquela 
chata canção do Vandré. (Magnoli, 2014, A12) 

Discrepante, o artigo de Magnoli denuncia as limitações dos poderes e 

resultados da Comissão da Verdade de 2014, crítica feita, inclusive, por entidades de 

direitos humanos. Por outro lado, ataca a política de reparações financeiras aos 

afetados pelo regime de exceção que é dever e compromisso do Estado brasileiro.     

O filósofo da Universidade de São Paulo, Vladimir Safatle representa a quarta 

posição. Seu texto responde a outros conteúdos que foram publicados durante a 

semana dedicada aos 50 anos do golpe. Ele se reporta à entrevista de Leônidas Pires 

Gonçalves, general e ex-ministro, que comandou o exército durante transição 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 473 

democrática, qualificando como um “insulto” a alegação do general de que “revolução 

não matou ninguém” e de que “ela teria sido uma necessidade histórica”. Afirma que 

ninguém, nem nas “Forças Armadas, nem no meio empresarial, que tramou e 

alimentou o golpe, tem a dignidade de pedir perdão por um regime que destruiu o 

Brasil”.(SAFATLE, 2014, A1) Safatle rebate o argumento de que o regime fez bem 

para e economia, cita a concentração de riqueza e a desigualdade. Rebate o 

revisionismo histórico43 que leva 68% da população a achar que não houve 

corrupção, segundo indicava a pesquisa do Datafolha de 30/03, listando os principais 

escândalos de corrupção do período. Conclui que faltou realizar o dever de memória: 

“Tudo isso apenas demonstra o fracasso que foi, até agora, o dever de memória sobre 

a ditadura”.(SAFATLE, 2014, A1) Realizando a crítica ao revisionismo pela esquerda, 

o filósofo evidencia um paradoxo que é o da própria Folha de, ao mesmo tempo que 

rechaça o período ditatorial, abre espaço para vozes que representam os 

perpetradores das violências de Estado dele resultantes.     

Além de artigos e colunas diárias, a Folha realizou algumas entrevistas que 

acentuam este discurso sobre o caráter polifônico do jornal, ou seja, de vozes 

dissonantes que às vezes se contrapõe. Podem ser classificadas em alguns tipos: 1-

com especialistas, 2-com personagens históricos ligados ao governo militar, 3-com a 

oposição à ditadura ou à resistência armada. A maioria delas foi realizada por 

Bernardo de Mello Franco, então repórter político, que entrevistou a professora 

Maria Celina d’Araújo, Celio Borja, Cid Benjamin e Daniel Aarão Reis.  

Ao longo da semana, entrevistaram o sociólogo e ex-presidente Fernando 

Henrique Cardoso que é uma voz muito presente na Folha sobre muitos assuntos. 

Nesta semana ele figurou na pauta especial sobre o golpe e a ditadura, tanto como 

especialista, quanto como testemunha. Ele figurou em um debate com José Serra, o 

cientista político Bolivar Lamounier e o historiador Boris Fausto, todos ligados ao 

Partido Social Democrata Brasileiro. Avessos à “herança populista” do trabalhismo 

varguista, a mesa concordou sobre o “descompromisso” de direta e esquerda com a 

democracia, desqualificou as reformas de base e concluiu que Jango apostou na tática 

de radicalização crescente para voltar ao poder ao estilo de Getúlio Vargas: “As elites, 

                                                             
43 Revisionismo histórico, no qual um agente ou grupo político-ideológico passa a manipular e 
distorcer a história factual em busca de defender uma narrativa ou ideologia. 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 474 

de esquerda e de direita, “arrastaram o país” para uma situação alheia aos 

sentimentos moderados da maioria da população”. (COELHO, 2014, A9)   

O mesmo FHC concedeu uma entrevista para o repórter Ricardo Balthazar em 

24 de março intitulada “Ainda falta eficiência à democracia”, em que a certa altura, 

afirma que o Brasil passava por ambiente de radicalização e Guerra Fria, embora 

assegurasse que Jango não iria dar um golpe, pois não tinha condições para isto, 

ainda que os militares assim acreditassem. Para o sociólogo, a democracia é 

imperfeita, com muitos problemas, como os que Dilma Rousseff enfrentava com o 

Congresso, reflexos da crise que levou a deposição de Jango. Significativo que o editor 

tenha decidido acrescentar o lide “Ex-Presidente vê nos atritos de Dilma com o 

Congresso reflexos da crise que levou a deposição de Jango”. Não só o ex-presidente, 

mas tantos outros colunistas, especialistas e entrevistados buscaram no presente (o 

ano de 2014) semelhanças com a atmosfera do pré-64. Neste caso o editor enfatizou 

esta analogia do governo Dilma com o de Jango no sentido de retratar o primeiro 

como um governo em crise, inábil, fraco, prestes a ser derrubado. A comparação 

forçada com Goulart foi realizada inúmeras vezes até depois do impeachment da 

presidente em 2016. Dilma também foi alvo de difamação pela Folha em 2009 

quando publicou uma ficha falsa de supostos crimes da “guerrilheira Luiza”, ao lado 

de uma entrevista da então ministra da Casa Civil.44 Nesta ocasião, ela era a mais 

provável sucessora de Lula, pré-candidata à presidência pelo Partido dos 

Trabalhadores nas eleições de 2010. Em função das comparações impróprias e falsas 

simetrias, Dilma acusava a Folha de falsificar a história recente, lembrando o caso da 

ficha: “A Folha tem enorme dificuldade de avaliar o passado e, assim, frequentemente 

erra ao analisar o presente”.45            

  No dia 30 de março, a Folha entrevistou o ex-ministro cassado e exilado de 

Jango, Almino Afonso, que lançava seu livro “1964 na visão do ministro do trabalho 

                                                             
44 ODDILA, Fernanda. Grupo de Dilma planejava sequestrar Delfim. Folha de São Paulo, São 
Paulo.5/04/2009. A8. A então ministra Dilma Rousseff enviou uma carta para a redação, 
questionando a autenticidade da ficha e desvinculando-se do suposto plano da organização VAR-
Palmares, de sequestrar de Delfim Netto. Vinte dias depois A Folha admite que obteve a ficha de sites 
de oposição na internet e que não tinha provas da sua autenticidade. Ver Autenticidade de ficha de 
Dilma não é provada. Folha de São Paulo, 25/04/2009. A12. A ficha circulava desde 2008, segundo 
Rousseff, primeiramente divulgada pelo site www.ternuma.com.br  do Grupo de ultra direita 
Terrorismo nunca mais, criado em 1998 por civis e militares da reserva.  
 
45 ROUSSEFF, Dilma .“A Falha de São Paulo” ataca outra vez? Dilma Rousseff @dilmabr. Twitter 
22/08/2020.8h39 PM. Disponível em https://x.com/dilmabr/status/ 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 475 

de João Goulart”. Nele Afonso nega a intenção de Goulart de promover um golpe à 

esquerda, evidenciando que a composição do ministério, que incluía lideranças 

industriais, demonstra o absurdo do argumento. Afirma que este discurso teve 

origem na esquerda, na direita e na imprensa, inclusive propagado pela Folha, além 

de destacar os interesses econômicos dos Estados Unidos. (AFONSO, 2014, A6 e A7)   

Daniel Aarão Reis, historiador da UFF e ex-militante do Movimento 

Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) também foi entrevistado a respeito da luta 

armada. Com o título “A luta armada esqueceu de fazer consulta ao povo”, a 

entrevista com Aarão Reis reavalia o papel da luta armada, mas considera que, por 

falta de alternativa, este caminho parecia viável para a sua geração. No entanto, a luta 

armada não tinha apoio do povo e isto a asfixiou. Defende que o golpe não era 

inevitável e que é preciso lembrar das suas conexões civis, as quais o historiador 

enfatiza em vários de seus artigos (REIS, 2014a). O mesmo historiador também 

escreve o artigo “Ditadura cronológica” no dia 26 de março, para quem a visão dos 

vencidos foi vitoriosa e certas datas foram consagradas pela esquerda, tanto o dia 1º 

de abril, quanto o término da ditadura em 1985 com a Nova República. Aarão Reis 

propõe uma nova data para seu término, 1979, quando foi revogado o AI -5.  

Dois depoimentos lançavam luz sobre a condição de quem atuou na resistência 

à ditadura e fazem parte da linha editorial pluralista. Cid Benjamin em “Luta Armada 

foi resistência legítima à ditadura militar”, publicado em 27/03, narra como surgiu a 

ideia dos sequestros, como foi preso e torturado e diz que a luta armada foi um 

equívoco, mas igualmente uma forma legítima de resistência, do qual não se 

arrepende. O ex-guerrilheiro mostrava-se favorável à condenação dos torturadores 

para que a tortura não continuasse. Alexandre Padilha, ministro dos governos Lula e 

Dilma, publicou um testemunho pessoal intitulado “Filhos da resistência” no dia 

27/03/2014, em que conta sua difícil infância separada do pai, torturado e exilado, 

devido ao seu envolvimento com a luta armada.  

No dia 23/03, por exemplo, na página A15 desta edição, o repórter 

entrevistava a cientista política Maria Celina d’Araújo, professora da PUC-RJ, que 

explica que a Comissão da Verdade significa um avanço, ao coletar a confissão de 

quem prendeu e torturou. Naquele momento, o coronel Paulo Malhães, torturador, 

prestava depoimento à Comissão da Verdade sobre a Casa da Morte de Petrópolis, 

local onde 22 militantes políticos foram torturados e assassinados. A cientista social 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 476 

constata que existe um pacto de silêncio: 50 anos depois, os militares ainda tratam o 

assunto como segredo de Estado. Vê como problemático o fato de que “Os militares 

pensam que tem a prerrogativa de construir sua memória”. (ARAÚJO,2014, A15) 

Para a cientista social, os militares escondem documentos e não atendem à ordem 

das autoridades para apresentá-las. Ao invés de fazer a autocrítica, prevalece o 

discurso de que “nós salvamos o país”. (ARAÚJO,2014, A15)   

Na mesma edição, uma reportagem reforça a argumentação de d’Araújo, a 

respeito da omissão de informações das Forças Armadas à Comissão da Verdade e ao 

Ministério Público a propósito das violações do período da ditadura. Informa que 

desde 2012, quando a CNV foi criada, não recebeu nenhuma informação relevante do 

Exército, Marinha e Aeronáutica (FRANCO, FERRAZ, 2014, A14). O tema da 

Comissão da Verdade era recorrente nas entrevistas e artigos de militares. Estes 

destoam das “vozes da resistência” que até aqui estão relacionadas na pauta dos 50 

anos do golpe de 1964. A Folha abre espaço para “o outro lado” afirmar a sua versão 

da história, para as “memórias silenciadas” que ficaram restritas aos círculos 

militares e que passaram a confrontar, tanto as descobertas da Comissão da Verdade, 

quanto as interpretações historiográficas.  

Na entrevista intitulada “Regime militar não foi uma ditadura” publicada em 

25/03, Celio Borja, jurista, político da União Democrática Nacional e da Arena após o 

golpe de 1964, ministro do STF de Sarney e ministro da Justiça de Collor de Mello, 

contestou o termo “ditadura”; para ele o que havia era um governo com plenos 

poderes - nunca houve concentração dos poderes nas mãos do chefe, tanto Judiciário, 

quanto Congresso eram independentes. Jango teria sido um “pobre homem aprendiz 

de caudilho”, seu governo era fraco e a esquerda estaria disposta a dar um golpe com 

seu aval. Após o comício da central, queria impor as reformas “na marra” e 

transformar o Brasil em um regime como o cubano.(BORJA, 2014, A7) 

Uma segunda entrevista intitulada “Os generais nunca foram intrusos na 

história brasileira” publicada em 28/03 também se destaca pelo caráter revisionista. 

O general e ex-ministro Leônidas Pires Gonçalves, que comandou o exército durante 

o governo Sarney, declara a Lucas Ferraz da Folha que “a história contada hoje é 

mentirosa”. Pires Gonçalves denomina o golpe de “revolução democrática”, posto que 

o Exército seria um “poder moderador” que evitou a quebra do país. Intitula-se a si 

próprio, que na época era tenente coronel, um dos “revolucionários históricos”, e 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 477 

afirma ser um democrata. Esclarece que Jango não era comunista, mas não tinha 

dispositivo militar, razão pela qual não houve resistência. Os militares teriam se 

sacrificado, “cortaram na própria carne”, com centenas de oficiais cassados. Para o 

general, as cassações eram “civilizadas” e os presidentes militares não eram 

ditadores, embora eleitos através de votação indireta, não eram ilegítimos. 

Desqualifica a esquerda como “canalhas” porque não quererem falar da subversão. A 

censura e estado de exceção são tratados como “teorias” – existiria apenas “pressão 

política”. Reconhece ter havido tortura – os militares cometeram “equívocos”, mas 

estariam cumprindo ordens. Ao lado disto, minimizou o número de mortos da 

resistência à ditadura. Quando perguntado pelo entrevistador Lucas Ferraz porque a 

Comissão da Verdade o incomodava tanto, o general apenas retrucou que “a verdade 

é filha do poder”(GONÇALVES, 2014, A11), frase que guardava a esperança, talvez, de 

que os militares eventualmente retornariam aos mais altos postos do poder executivo.    

Pires Gonçalves não era apenas um simples observador dos acontecimentos. 

Ele chefiou o Estado-Maior do I Exército, entre 1974 e 1978, ao qual era subordinado 

o Centro de Operações de Defesa Interna (Codi) e seu nome foi citado no relatório 

final da CNV. O general já havia declarado ao jornal O Estado de S. Paulo, tratar-se 

de "hipocrisia" e injustiça" a inclusão de seu nome no relatório. Por defender a 

abertura como obra da “revolução democrática” de 64, foi indicado Ministro do 

Exército do governo Sarney em 1985. Foi ele quem, após as acusações suscitadas pelo 

livro Brasil: nunca mais (1985) organizado pela Arquidiocese de São Paulo, autorizou 

a Seção de Informação do Centro de Informações do Exército (CIE) a preparar o que 

seria o Projeto Orvil – cujo nome oficial era O livro negro do terrorismo no Brasil – 

que circulou clandestinamente nos círculos militares, contendo a sua versão do golpe 

e da ditadura, justificando-os como recursos legítimos contra as ações dos 

“esquerdistas” para evitar a implantação de uma ditadura socialista no país.46  

Os militares estavam incomodados com uma memória produzida pelos 

“terroristas”, que segundo eles, deturpava fatos e seu significado, se tornando a 

                                                             
46 A iniciativa do projeto Orvil foi apresentada pelo coronel Romeu Antonio Ferreira lotado no CIE, os 
trabalhos coordenados pelo coronel Agnaldo del Nero. O livro foi apresentado em 1988 por Pires 
Gonçalves ao então presidente José Sarney e foi vetado, mas circulou de forma clandestina em cerca de 
343 cópias de xerox para um círculo pequeno até ser publicado pela editora Schoba em 2012 (Meireles, 
2020, Pedretti, 2020) O dossiê inspirou memórias de militares e torturadores, como Rompendo o 
silêncio, publicado em 1987 por Carlos Alberto Brilhante Ustra, mas também estava presente em sites, 
escolas, centros de formação e clubes militares e são versões “saturadas de memória”.(Reis, 2014,p.14)                
 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 478 

narrativa histórica imposta pelos vencedores, através de um “trabalho de massa” e de 

formação de opinião. (BRANDÃO, LEITE, 2012, 305) Na cobertura dos 50 anos, dois 

artigos de militares reformados questionam a história acadêmica e prescrevem o que 

os historiadores devem contar sobre a ruptura democrática. Armando Paiva Chaves, 

general da reserva, a chama de “contrarrevolução” e afirma que Jango insuflou a 

indisciplina. Para ele caberia aos historiadores interpretar a data histórica de 1964 

“em pesquisa isenta que inclua testemunhos de quem a viveu”, assim como ele. O 

também general da reserva, chefe do Estado Maior em 2004, Romulo Pereira em 

“Nova História” é mais enfático. Acusa a Comissão da Verdade, cuja proposta era “dar 

a conhecer uma nova história do Brasil” “sem revanchismos”, de focar apenas no 

regime militar: “Nos seus trabalhos fica patente que a história é um item secundário, 

prevalecendo uma deliberada vingança contra as Forças armadas...” (PEREIRA, 

2014. A3) No entanto, suas apurações elevam ao patamar de heróis o combatente 

militante como Marighella, um “terrorista e comunista assumido”. Uma “nova 

história” para ele, deveria investigar não apenas os militares, mas apenas poderá ser 

realizada de forma isenta pelas próximas gerações sem o revide de intelectuais 

ideologicamente comprometidos com a esquerda, ou de partícipes de grupos 

terroristas: “a história está sendo reescrita de cima para baixo, onde a neutralidade é 

uma falácia, com clara predominância do revanchismo e da emoção[...] Não será uma 

“nova história, mas uma mentira histórica”. (PEREIRA, 2014, A3)  

A memória que prevaleceu com a saída dos militares da direção do país foi a de 

que a sociedade foi silenciada pela ditadura, tolerou as condições ruins, mas resistiu 

articulando a resistência em diferentes setores. (REIS, 2014, b, 8) Os militares 

precisavam contrapô-la com uma versão “verdadeira da história do Brasil” que 

consistia em uma história das conspirações de esquerda, começando pela fundação 

do Partido Comunista em 1922, passando pelo levante de 1935, a tentativa de 

revolução de 1964, culminando na guerrilha do Araguaia e no domínio das 

instituições culturais, a partir de 1974. (ORVIL, 2012) 

 Na década de 1990, Pires Gonçalves não gostava e rememorar o passado. 

(ARAÚJO, SOARES, CASTRO, 1994, 7) Porém, o clima mudou, com a ascensão de ex-

militantes da luta armada a postos do alto escalão do governo, além das iniciativas 

por implementar a justiça de transição, reparação e a criação da Comissão da 

Verdade em 16 de maio de 2012. Tão cedo quanto 2009, militares graduados se 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 479 

pronunciavam à imprensa contrários ao Plano Nacional dos Direitos Humanos 

(PNDH-3), que constituía uma Comissão Nacional da Verdade. (DIAS, 2013, 73-76) O 

ressentimento nos círculos militares se intensificou no governo Dilma Rousseff, 

talvez por temerem a abertura dos arquivos, a revisão da lei de Anistia, ou os 

trabalhos das Comissões Nacional e Estaduais da Verdade que os levariam a depor e 

subsidiariam processos movidos por familiares de mortos e desaparecidos.  

Após 2013, a memória positiva da ditadura militar irromperia dos círculos 

exclusivamente militares, beneficiando-se da insatisfação com o terceiro governo 

petista, de uma “nostalgia passadista pela ordem”, do descrédito de parte da esquerda 

e da reorganização da direita em uma “nova direita”, recrutada através das redes 

sociais e da internet. Apesar de perder espaço para estas novas mídias, a Folha de São 

Paulo continuou sendo considerada uma mídia profissional de grande prestígio.  

Através das opiniões dos colunistas, das entrevistas, pesquisas e editoriais, a 

Folha de São Paulo na semana de cobertura do quinquagésimo aniversário do golpe, 

deu voz especialmente à ultradireita porque, naquele momento, interessava atacar o 

governo de Dilma Rousseff, já que era candidata à reeleição pelo Partido dos 

Trabalhadores. Predomina a versão de que direita e esquerda eram golpistas, de que 

houve excessos de ambos os lados, de que o legado da ditadura trouxe perdas e 

ganhos, e de que indivíduos mal intencionados estabelecidos no governo querem 

manipular o passado para se vingar e justificar seus crimes praticados inclusive no 

presente. Esta versão é conveniente tanto à direita liberal, quanto à extrema direita, 

construindo um imaginário de que os inimigos de 1964 continuam os mesmos de 

2014.      

 

 Considerações finais 

No momento em que o golpe de 1964 fazia 50 anos, o jornal de maior 

circulação do país, na cobertura semanal de 23 de março a 1º de abril, pautou a 

memória dos brasileiros sobre os eventos que precipitaram a derrubada de João 

Goulart, seus atores, seu significado para as atuais gerações. No editorial, em textos 

de colunistas e articulistas, reportagens e entrevistas, a Folha realizou o revisionismo 

histórico a respeito deste período, trazendo os “dois lados” do argumento, 

distribuindo responsabilidades igualmente entre forças de esquerda e a direita 

reacionária, associando a esquerda ao golpismo, à corrupção e a valores 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 480 

antidemocráticos, eximindo-se de discutir os diferentes projetos para o Brasil. 

Caracterizou o governo Jango como “fraco” e “golpista”, associando-o à presidente 

Dilma Rousseff, a quem criticava por ser “inepta” e “corrupta”. Produziu em 2014, a 

imagem de uma sociedade dividida e polarizada, cujos dois lados do espectro político 

seriam radicalizados e avessos à democracia.  

Neste balanço da história do período, os proprietários do Grupo Folha da 

Manhã e seus colaboradores de confiança aparecem em uma posição moral superior, 

capazes de prescrever o que são comportamentos democráticos e antidemocráticos, 

enquanto participaram ativamente do regime autoritário. O revisionismo da Folha 

não diz respeito apenas à reinterpretação do passado do período pré-golpe e 

ditatorial e a produção da memória social, ele significa sua captura em função das 

disputas político-partidárias do momento: o passado como elemento da disputa 

eleitoral, que se desenrolava naquele ano de 2014 pela sucessão ao Palácio do 

Planalto.  

 

Referências 

AFONSO, A. “Entrevista: Nunca vi o presidente Goulart planejar um golpe 
comunista. Folha de São Paulo, 30/03/2014.pp. A6 e A7. 

ARAÚJO, M. C., Soares, G. A.D., Castro, C. Memória militar sobre a repressão: Anos 
de Chumbo. Rio de Janeiro, Relume Dumará.1994. 

AZEVEDO, R. “1964 já era Viva 2064!”. Folha de São Paulo. 28 de março de  

2014.p.A 10, 2004. 

BENJAMIN, Cid. Fizemos resistência legítima à ditadura, diz ex-guerrilheiro. Folha 
de São Paulo, 27/03/2014.p.A1 

BORJA, Célio. “Regime militar não foi uma ditadura”.Folha de São 
Paulo.25/03/2014.A7 

CARTA Capital. Publicidade federal: Globo recebeu R$ 6,2 bilhões dos governos Lula 
e Dilma.19/06/2015. Disponível em 
https://www.cartacapital.com.br/blogs/midiatico/emissoras-de-tv-receberam-mais-
de-r-10-8-bilhoes-publicidade-federal-7609/.  

CHAGAS, C. “Os idos de março (e o 1º de abril)”. Folha de São Paulo. 28/03/2014. 
p.A3 

CHAIM, Célia.Hitler os ratinhos e os leões. Tudo sobre a Folha- 80 anos. Folha de 
São Paulo. São Paulo, s/d. Disponível em 
https://www1.folha.uol.com.br/folha/80anos/campanhas_publicitarias.shtml 
Acesso em 8/07/2017.   

CHAVES, A. P. “Meio século”. Folha de S.Paulo, 27/03/2014.p.A3.  

https://www1.folha.uol.com.br/folha/80anos/campanhas_publicitarias.shtml


Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 481 

DAL PIVA, J. Militares criticam Comissão da Verdade em ato comemorativo ao golpe 
militar. O Globo. 28/03/2013. http://oglobo.globo.com/brasil/militares-criticam-
comissao-da-verdade-em-ato-comemorativo-ao-golpe-militar-7974681    

COELHO, M. Debates sobre o golpe citam contradições da época.Folha de São. 
Paulo,30/03/2014.p.A9 

DUIALIBI, J. Clube Militar pede medidas judiciais contra Comissão da Verdade. 
Estado de São Paulo. 15/12/2014. http://politica.estadao.com.br/blogs/julia-
duailibi/clube-militar-pede-medidas-judiciais-contra-comissao-da-verdade/  

ELIZARDO, M. “Ato no Rio em 'descomemoração' dos 50 anos do golpe tem 
confronto”. Portal G1.01/04/2014 http://g1.globo.com/rio-de-
janeiro/noticia/2014/04/nos-50-anos-do-golpe-de-1964-rio-tem-protesto-contra-
ditadura-militar.html  . 

FOLHA lança novo "Manual da Redação".  Folha de São Paulo, São Paulo, domingo, 
18 de fevereiro de 2001. 
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1802200129.htm 

FRANCO, B de M., Ferraz, Lucas. “Ao responder a pedidos da lei de Acesso, órgãos 
militares adotam tática de prestar informações incompletas”. Folha de São Paulo, 23 
/03/2014.p.14. 

FRIAS FILHO, O. Editorial. Folha de São Paulo, 30/03/2014.p.A2. 

FRIEDLANDER, D. A partir do jornal, Grupo Folha se diversificou e hoje tem 5 
empresas, Folha de São Paulo, 27/02/2016. 
http://m.folha.uol.com.br/poder/2016/02/1744086-a-partir-do-jornal-grupo-folha-
se-diversificou-e-hoje-tem-5-empresas.shtml Acesso em 1/12/2023.  

GASPARI, Elio. “1964-2014”. Folha de São Paulo, 30/03/2014.p.A10 

GONÇALVES, L. P.“Entrevista:Os generais nunca foram intrusos na história 
brasileira”. Folha de São Paulo, 28/03/2014.p.A11 

GULLAR, Ferreira. “Ao apagar das Luzes”. Folha de São Paulo. 30/03/2014 .p. E12. 

INTERVOZES e a Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Oligopólios de mídia 
controlados por poucas famílias. A Repórteres sem Fronteiras e o Intervozes lançam 
o Monitoramento da Propriedade da Mídia no Brasil. (2017) Relatório Intervozes e da 
Repórteres sem Fronteiras (RSF).Disponível em 
https://rsf.org/pt/noticia/oligopolios-de-midia-controlados-por-poucas-familias-
reporteres-sem-fronteiras-e-o-intervozes-lancam Acesso em 1/12/2023. 

LINS DA SILVA. Folha de São Paulo. Folha lança novo "Manual da Redação". São 
Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 2001. Disponível em 
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1802200129.htm Acesso em 1/12/2023 

MAGALHÃES, M. Militares ameaçam suspender circulação. Tudo sobre a Folha. 80 
anos.2001. https://www1.folha.uol.com.br/folha/80anos/tempos_cruciais-02.shtlm 

MAGNOLI, D. “Os idos de março (e o 1º de abril)”. Folha de São Paulo. 29 de março 
de 2014. p.A12 

MONTEIRO, T. “Dilma orienta Defesa a não comemorar os 50 anos do golpe militar”. 
O Estado de S. Paulo. 14/03/2014. Disponível em 

http://oglobo.globo.com/brasil/militares-criticam-comissao-da-verdade-em-ato-comemorativo-ao-golpe-militar-7974681
http://oglobo.globo.com/brasil/militares-criticam-comissao-da-verdade-em-ato-comemorativo-ao-golpe-militar-7974681
http://politica.estadao.com.br/blogs/julia-duailibi/clube-militar-pede-medidas-judiciais-contra-comissao-da-verdade/
http://politica.estadao.com.br/blogs/julia-duailibi/clube-militar-pede-medidas-judiciais-contra-comissao-da-verdade/
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/04/nos-50-anos-do-golpe-de-1964-rio-tem-protesto-contra-ditadura-militar.html
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/04/nos-50-anos-do-golpe-de-1964-rio-tem-protesto-contra-ditadura-militar.html
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/04/nos-50-anos-do-golpe-de-1964-rio-tem-protesto-contra-ditadura-militar.html
http://m.folha.uol.com.br/poder/2016/02/1744086-a-partir-do-jornal-grupo-folha-se-diversificou-e-hoje-tem-5-empresas.shtml
http://m.folha.uol.com.br/poder/2016/02/1744086-a-partir-do-jornal-grupo-folha-se-diversificou-e-hoje-tem-5-empresas.shtml
https://rsf.org/pt/noticia/oligopolios-de-midia-controlados-por-poucas-familias-reporteres-sem-fronteiras-e-o-intervozes-lancam%20Acesso%20em%201/12/2023
https://rsf.org/pt/noticia/oligopolios-de-midia-controlados-por-poucas-familias-reporteres-sem-fronteiras-e-o-intervozes-lancam%20Acesso%20em%201/12/2023
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1802200129.htm


Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 482 

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,dilma-orienta-defesa-a-nao-
comemorar-os-50-anos-do-golpe-militar,1140999  Acesso em 1/12/2023. 

ORVIL: Tentativas de Tomada de Poder. São Paulo: Schoba.2012. 

PADILHA, A.“Filhos da resistência”. Folha de São Paulo, 27/03/2014. P.A3 

PILAGALLO, O. “90 anos em 9 atos”. Folha de São Paulo.19/02/2011. 
https://www1.folha.uol.com.br/folha90anos/877777-os-90-anos-da-folha-em-9-
atos.shtml Acesso em 1/12/2023. 

PEREIRA, R. “Nova História”. Tendências e Debates. 24/03/2014. p.A3 

PILAGALLO, O. Otavio Frias Filho foi antena das Diretas na Folha, Folha de São 
Paulo, 19.ago.2023.Disponível em 
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2023/08/otavio-frias-filho-foi-antena-
das-diretas-na-folha.shtml Acesso em 1/12/2023. 

REIS, D. A. “A luta armada esqueceu de fazer consulta ao povo”. Folha de São Paulo, 
2014 a.. 

RODRIGUES, F. Planalto. Blog do Fernando Rodrigues, 29/06/2015. 
https://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2015/06/29/tv-globo-recebeu-r-
62-bilhoes-de-publicidade-federal-com-pt-no-planalto/?cmpid=copiaecola 

RIDENTI, M. O golpe de 64, aqui e agora. Folha de São Paulo, 23 /03/2014.p.A3   

SAFATLE, V. “A ditadura venceu”. 1º/04/2014. Folha de São Paulo. p.A1 

Referências bibliográficas: 

ANDRADE, D. E. J. Jürgen Habermas, comunicação, espaço público e novas mídias 
na contemporaneidade. In: Ricon, L. Frankfurt: Pensamento, atualidade, ação. São 
Paulo, Brasil: Scortecce, 2022.pp. 111-170. 

ALBUQUERQUE, A. de, Holzbach, A. D. Metamorfoses do contrato representativo: 
jornalismo, democracia e os manuais da redação da Folha de S.Paulo, Comunicação, 
mídia e consumo. volume, 5, n.14, 2008. pp.149-170.  

BRANDÃO, L. C.; Leite, I. C. Nunca foram heróis! A disputa pela imposição de 
significados em torno do emprego da violência na ditadura brasileira, por meio de 
uma leitura do Projeto ORVIL. Anos 90, Porto Alegre, v. 19, n. 35, 2012. p. 299-327. 

BRITO, J., Pedreira, R. A Força dos jornais. Os 30 anos da associação nacional de 
jornais no processo de democratização brasileiro. Associação Nacional dos jornais, 
2009. 

DIAS, André. B. Um Jornal a Serviço de Si: tradições (re)inventadas nos 100 anos da 
Folha de São Paulo. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 19, n. 2., 2022. 

DIAS, André. B. O presente da memória: Usos do passado e as (re)construções de 
identidade da Folha de São Paulo, entre o 'golpe de 1964' e a 'ditabranda'. 
(Dissertação de Mestrado) Universidade Federal do Paraná, 2012. 

DOSSE, F. Renascimento do acontecimento. São Paulo, ed. Unesp, 2013. 

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere, Maquiavel notas sobre o Estado e a Política. 
Civilização Brasileira, 2000.vol.3. 

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,dilma-orienta-defesa-a-nao-comemorar-os-50-anos-do-golpe-militar,1140999
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,dilma-orienta-defesa-a-nao-comemorar-os-50-anos-do-golpe-militar,1140999
https://www1.folha.uol.com.br/folha90anos/877777-os-90-anos-da-folha-em-9-atos.shtml
https://www1.folha.uol.com.br/folha90anos/877777-os-90-anos-da-folha-em-9-atos.shtml
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2023/08/otavio-frias-filho-foi-antena-das-diretas-na-folha.shtml
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2023/08/otavio-frias-filho-foi-antena-das-diretas-na-folha.shtml
https://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2015/06/29/tv-globo-recebeu-r-62-bilhoes-de-publicidade-federal-com-pt-no-planalto/?cmpid=copiaecola
https://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2015/06/29/tv-globo-recebeu-r-62-bilhoes-de-publicidade-federal-com-pt-no-planalto/?cmpid=copiaecola


Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 483 

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. O 
jornalismo  Cárcere. 2001. Vol.2 

HABERMAS, J. Mudança estrutural na esfera pública. RJ, Tempo Brasileiro, 2003. 

HERMANN, E, CHOMSKY, N. A manipulação do público. São Paulo, Futura, 2003. 

CHOMSKY, Noam. Controle da Mídia. Os espectadores fetos da propaganda. Rio de 
Janeiro, Graphia, 2003.   

KOSELLECK, R. “Representação, evento e estrutura”. In: Futuro Passado: 
Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto-PUC 
RJ, 2006.p.145. 

KUSHNIR, B. Cães de Guarda. Jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 
1988. Boitempo, 2004.  

MACEDO, C. S. "Tudo sobre a ditadura militar" e, sobretudo, a ditadura militar: 
memória e esquecimento no jornal Folha de São Paulo. Universidade Federal de 
Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Dissertação de 
Mestrado,2018.  

MARCONDES FILHO, C. O capital da notícia. Ática, 1989. 

MARCONDES FILHO, C. “A Folha e a Diretas já”. in Um país aberto. Reflexões sobre 
a Folha de São Paulo e o jornalismo contemporâneo. PubliFolha.2003. 

MARTINS, A. Guerras de memórias e os 50 anos do golpe de 1964:midiatizac  ão do 
passado em especiais do jornalismo digital do jornalismo digital. Tese (Doutorado 
em Comunicac  ão e Cultura Contemporâneas). Universidade Federal da Bahia, 
Salvador, 2017. 

MARTINS,A.V. Folha de S. Paulo e os 50 anos do golpe de 1964: guerras de memórias 
no especial multimídia. Contracampo, Niterói, v. 37, n. 03, p. 206-226, dez. 2018/ 
mar. 2019. 

MARTINS, A. V. Produções digitais nos 50 anos do Golpe de 1964: especiais 
multimídias em sites jornalísticos brasileiros. Intercom - RBCC, v. 44, n. 1, p.79-101, 
2021. 

MORAES, Denis de. Comunicação, Hegemonia e Contra-Hegemonia: a contribuição 
teórica de Gramsci. Dossiê Comunicação e Política. Revista Debates, Porto Alegre, v. 
4, n.1, jan.-jun. 2010. Disponível em: 
<seer.ufrgs.br/debates/article/download/12420/8298>. 

NORA, P. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Projeto história, São 
Paulo, 10, 1993. Disponível  
https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. 

NORA, P. O retorno do fato. História: novos problemas. Francisco Alves, 1995. 

PASCHOL, E. A trajetória de Octavio Frias de Oliveira. PubliFolha, 2007. 

PIRES, E. M. Imprensa, Ditadura e democracia: a construção da auto-imagem dos 
jornais do grupo Folha (1978/2004) Projeto História, São Paulo, n.35,2007. p. 305-
313. 



Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS 
Vol. 17 Nº 35, Jul - Dez de 2025 
Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
 

 

 484 

REIS, D. A. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à constituição de 
1988. Zahar, 2014. b   

RIBEIRO, Ana Paula G. et al. A serviço da repressão, o grupo folha e violação de 
direitos humanos na ditadura. Rio de Janeiro, Editoria Mórula, 2024.    

RICOUER, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, Unicamp, 2007.. 

SEQUEIRA, C. M., PROENÇA, J. L.A Informação Comprometida - o noticiário da 
Folha da Tarde durante a ditadura militar. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciências 
da Comunicação, Porto Alegre. Intercom 2004 - Comunicação, Acontecimento e 
Memória. 

SANGLARD, Fernanda Nalon; CRUZ, Lucia Santa; GAGLIARDI, Juliana. 
Rememoração e retrotopia: Folha de S. Paulo e O Globo na cobertura dos 55 anos do 
golpe de 1964. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 27, n. 2, p. 360–384, 2021. 
Disponível em: 
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8666888. Acesso 
em: 26 mar. 2025. 

SINGER, A. Políticas de Antecipação: a Folha na Abertura Democrática. in Um país 
aberto. Reflexões sobre a Folha de São Paulo e o jornalismo contemporâneo.  
PubliFolha, 2003. 

THOMPSON, John B. A Mídia e a Modernidade. Uma teoria social da mídia. 
Petrópolis, Vozes, 2002.   

TRAVANCAS, I. O mundo dos jornalistas. 4ª ed, São Paulo, Sammus, 2011.  

 
 

Recebido em Março de 2025 
Aprovado em Outubro de 2025 

 


