Vulnerabilidade linguistica e educação de surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9272

Palavras-chave:

vulnerabilidade, língua, inclusão

Resumo

O artigo discute a manutenção da histórica vulnerabilidade linguística atribuída às pessoas com surdez e problematiza a precarização das condições de desenvolvimento e sustentabilidade do sujeito. Para tanto, usou-se o conceito foucaultiano de governamento como uma ferramenta de análise em um conjunto de políticas linguísticas de educação de surdos no Brasil. A partir do material, foi possível identificar que o mecanismo da escolha parental opera como uma estratégia de planejamento linguístico fortemente articulada à uma prática de condução pela língua oficial que age na manutenção da vulnerabilidade linguística dos surdos e na precarização de suas condições de formação e trabalho. Assim, entende-se a língua oficial como parte de um dispositivo que instaura a in/exclusão como condição contemporânea e que atua em uma espécie de repatriação de surdos.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Witchs, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Línguas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor e mestre em Educação. Graduado em Ciências Biológicas.

Maura Corcini Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutora e mestra em Educação. Graduada em Educação Especial. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2020-07-22

Como Citar

Witchs, P. H., & Lopes, M. C. (2020). Vulnerabilidade linguistica e educação de surdos. Momento - Diálogos Em Educação, 29(1), 203–221. https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9272

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