Uma análise sobre condições históricas de emergência da terminalidade específica na educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9268

Palavras-chave:

Inclusão, educação especial, educação profissional

Resumo

Resumo: Este artigo objetiva entender em que condições históricas emerge a certificação por terminalidade específica (CTE) na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Trata-se de uma pesquisa assentada nos Estudos Culturais em Educação, que utiliza como lente analítica a noção de representação cultural, de Stuart Hall. O corpus empírico foi constituído de documentos oficiais sobre CTE. A análise mostrou a CTE – instrumento até então permitido apenas para o ensino fundamental no Brasil - adentrando historicamente a RFEPCT no final da primeira década do século XXI. Isso se produziu a partir do elo entre educação especial e educação profissional e tecnológica, que compartilham representações sobre a profissionalização e o autoempreendedorismo como caminhos para a garantia da inclusão dos sujeitos com deficiência mental grave e múltipla no mundo do trabalho. Palavras-chave: Inclusão, educação especial, educação profissional.

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Biografia do Autor

Thamille Pereira dos Santos, Instituto Federal Farroupilha

Graduada em Educação Especial pela UFSM, Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela UFSM e Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT/IFFar.

Fernanda de Camargo Machado, Instituto Federal Farroupilha

Graduada e Especialista em Educação Especial pela UFSM, Mestra e Doutora em Educação pela UFSM e Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).

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Publicado

2020-07-22

Como Citar

dos Santos, T. P., & Machado, F. de C. (2020). Uma análise sobre condições históricas de emergência da terminalidade específica na educação profissional e tecnológica. Momento - Diálogos Em Educação, 29(1), 239–253. https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9268

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