Criança e religião no cinema brasileiro: educação contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8789

Palavras-chave:

Criança, Cinema Brasileiro Contemporâneo, Religião

Resumo

Ao relacionar criança e religião no cinema brasileiro, o presente texto articula um posicionamento crítico-reflexivo a respeito da educação atual. Isso levanta uma pergunta: qual seria a diversidade que aproxima criança e religião no cinema nacional? Para exemplificar, os filmes selecionados foram Central do Brasil (1998) e Abril Despedaçado (2001), ambos de Walter Salles; Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e Kátia Lund; e Capitães da Areia (2011), de Cecília Amado. No formato ensaio, o percurso metodológico elege a pesquisa empírica, qualitativa, de observar, descrever e discutir sobre essas películas, a partir dos estudos contemporâneos. O resultado demonstra a potencialidade desses filmes para a produção de conhecimento atrelada à produção de subjetividade na educação contemporânea.

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Biografia do Autor

Wilton Garcia, Universidade de Sorocaba (Uniso) e Fatec Itaquaquecetuba

Artista Visual, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso) e da Fatec Itaquaquecetuba, Líder do Grupo de Pesquisa Mídias Contemporâneas (MIDCON_), Doutor em Comunicação pela USP, e-mail: 88wgarcia@gmail.com.

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Publicado

2019-04-25

Como Citar

Garcia, W. (2019). Criança e religião no cinema brasileiro: educação contemporânea. Momento - Diálogos Em Educação, 28(1), 230–244. https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8789

Edição

Seção

Dossiê temático

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