A alegria subversiva de devir-criança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8717

Palavras-chave:

Criança, devir-criança, Bíblia.

Resumo

Resumo: O presente trabalho pretendeu discutir o conceito de devir-criança, como proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari, e sua relação com a imagem da criança que é apresentada na Bíblia cristã, especificamente nos Evangelhos do Novo Testamento. Nesse sentido, este trabalho se inicia debatendo sobre a alegria e de como esta é encarnada na expressividade ingênua das crianças. Contudo, a partir da apresentação do conceito de devir-criança, a discussão abandona a perspectiva social e biologicamente definida sobre a criança, para passar a compreendê-la como força inventiva em processo de criação-destruição de mundos. Nesse sentido, é defendido que o entendimento da criança nos Evangelhos não se restringe a uma imagem moralizada de pureza e castidade, sendo também potência criadora, alegre, que comunga com a abertura de mundos a agenciamentos criativos. Palavras-chave: Criança, devir-criança, Bíblia. LA ALEGRÍA SUBVERSIVA DE DEVENIR-NIÑO Resumen: El presente trabajo pretendió discutir el concepto de devenir-niño, como propuso Gilles Deleuze y Félix Guattari, y su relación con la imagen del niño que se presenta en la Biblia cristiana, específicamente en los Evangelios del Nuevo Testamento. En ese sentido, este trabajo se inicia debatiendo sobre la alegría y de cómo ésta es encarnada en la expresividad ingenua de los niños. Sin embargo, a partir de la presentación del concepto de devenir-niño, la discusión abandona la perspectiva social y biológicamente definida sobre el niño, para pasar a comprenderla como fuerza inventiva en proceso de creación-destrucción de mundos. En este sentido, se defiende que el entendimiento del niño en los Evangelios no se restringe a una imagen moralizada de pureza y castidad, siendo también potencia creadora, alegre, que conversa con la apertura de mundos a agenciamientos creativos. Palabras-clave: Niño, devenir-niño, Biblia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Simonini Lopes, Universidade Federal de Viçosa

Psicólogo, mestre em Psicologia Social pela UERJ, doutor em Educação pela UERJ, pós-doutor em Psicologia pela PUC/MG, professor no Programa de Pós-Graduação em Educação e no departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa/MG.

Referências

CARRASCOZA, João Luiz Anzanello. Espinhos e alfinetes. Rio de Janeiro: Record, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 4. São Paulo: Editora 34, 1997.

FILINTO, Tatiana; CUNHA, Anna. Vestido de menina. São Paulo: Peirópolis, 2011.

GUATTARI, Félix. As creches e a iniciação. In: GUATTARI, Félix. Revolução

molecular: pulsações políticas do desejo. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo princípio estético. Rio de Janeiro: Ed 34, 1992.

INGOLD, Tim. Ponto, linha, contraponto: do meio ambiente ao espaço fluido. In: INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis: Vozes, 2015.

JOÃO. Evangelho segundo João. In: Bíblia, Novo Testamento: os quatro evangelhos (traduzido do grego por Frederico Lourenço). São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19,jan/abr, 2002.

LARROSA, Jorge. O enigma da infância: ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

LAUB, Michel. A maçã envenenada. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

LUCAS. Evangelho segundo Lucas. In: Bíblia, Novo Testamento: os quatro

evangelhos (traduzido do grego por Frederico Lourenço). São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

MARQUEZ, Gabriel Garcia. O amor nos tempos do cólera. 51. ed. Rio de Janeiro: Record, 2018.

MATEUS. Evangelho segundo Mateus. In: Bíblia, Novo Testamento: os quatro evangelhos (traduzido do grego por Frederico Lourenço). São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Companhia das Letras,

PESSOA, Fernando. O guardador de rebanhos. In: PESSOA, Fernando. O guardador de rebanhos e outros poemas. São Paulo: Círculo do Livro, 1991.

SPYRI, Johanna. Heidi. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

STARNONE, Domenico. Laços. São Paulo: Todavia, 2017.

TWAIN, Mark. As aventuras de Tom Sawyer. São Paulo: Melhoramentos, 1996.

VASCONCELOS, José Mauro de. Coração de vidro. São Paulo:Melhoramentos, 1977.

ZIRALDO. O menino maluquinho. 74. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2002.

Downloads

Publicado

2019-04-25

Como Citar

Lopes, E. S. (2019). A alegria subversiva de devir-criança. Momento - Diálogos Em Educação, 28(1), 11–25. https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8717

Edição

Seção

Dossiê temático

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.