Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA

Autores

  • José Dias Santana Universidade Federal do Para-UFPA
  • Adriano Vasconcelos dos santos Universidade Federal do Para-UFPA
  • Norma Cristina Vieira Universidade Federal do Para-UFPA

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8544

Palavras-chave:

Gênero. Jovens. Educação

Resumo

Propõe-se discutir as questões de gênero com os jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola de nível médio, no município de Bragança/PA. Objetivou-se investigar a compreensão dos/das estudantes sobre o conceito de gênero e seus desdobramentos. Utilizou-se aqui o método qualitativo, os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários a 21 estudantes, conversas e apresentação de filme/curtas também foram desenvolvidas no intuito de estimular as narrativas e a socialização dos lugares de gênero na qual os/as estudantes estão submetidos. Perceberam-se discursos naturalizados sobre o que é ser homem é o que é ser mulher, em nossa sociedade e ainda a reprodução de papéis pensados para os dois sexos. Os resultados desta pesquisa apontam para a emergente necessidade de discutir questões relacionadas às relações de gênero de forma aberta, aprofundada e interdisciplinar na universidade e nas escolas da Educação Básica.

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Biografia do Autor

José Dias Santana, Universidade Federal do Para-UFPA

Graduado em Pedagogia, Universidade Federal do Pará-UFPA, Campus Bragança. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia-PPLSA, Universidade Federal do pará-UFPA ,Campus Bragança. Membro do Grupo de Estudos de Educação Socioambiental (GUEAM)

Adriano Vasconcelos dos santos, Universidade Federal do Para-UFPA

Licenciado em Letras, Universidade Federal do Pará- UFPA Campus de Bragança

Norma Cristina Vieira, Universidade Federal do Para-UFPA

Doutora em Biologia Ambiental. Professora Adjunta da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Para-UFPA, Campus Bragança Pesquisadora do Grupo de Estudos Socioambiental Costeiro (ESAC). Coordenadora do Grupo de Estudos de Educação Socioambiental (GUEAM). Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia-PPLSA, Universidade Federal do Pará-Campus Bragança.

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

Santana, J. D., dos santos, A. V., & Vieira, N. C. (2019). Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA. Momento - Diálogos Em Educação, 28(3), 334–347. https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8544

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

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