O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio

Autores

  • Amélia Escotto do Amaral Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense https://orcid.org/0000-0001-6218-4173
  • Magda Cristina Dias de Lucena Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
  • Ana Claudia dos Santos Abreu Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8058

Palavras-chave:

Alfabetização, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Monitoramento

Resumo

A alfabetização e seus resultados, no Brasil, historicamente desafia as políticas públicas de formação de professores. Embora as ações desencadeadas por essas políticas e seus respectivos programas sejam marcadas por certo distanciamento entre os propósitos legislativos e as condições reais de implementação, tornam-se cada vez mais necessárias. Dentre as políticas recentes, serve de exemplo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), voltado para a formação continuada de alfabetizadores. Nessa perspectiva, neste artigo analisam-se, a partir das determinações do PNAIC, as estratégias de acompanhamento de processos e resultados, especificamente as formas de monitoramento propostas. A análise ratifica como desafios: o uso do princípio da performatividade, os resultados das avaliações externas como critério de acompanhamento das ações e a efetividade desses resultados no contexto do cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Doutorado em Educação (PUC/Rio), Mestrado em Filosofia e em Educação (PUC/Rio). Professora Associada da UERJ/FEBF, atuando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Magda Cristina Dias de Lucena, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Mestrado em Educação (UERJ/FEBF), Graduação em Pedagogia (UERJ/FEBF), Professora da Rede Pública de Educação de Duque de Caxias

Ana Claudia dos Santos Abreu, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Mestrado em Educação (UERJ/FEBF), Especialização em Psicopedagogia - Diferenças na Aprendizagem (PUC/Rio), Professora especialista da SME de Duque de Caxias/RJ

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Publicado

2018-08-17

Como Citar

Ribeiro, A. E. do A., de Lucena, M. C. D., & Abreu, A. C. dos S. (2018). O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 188–206. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8058

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