Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AUTOR, 2006.
AUTOR, 2013a.
AUTOR, 2013b.
AUTOR, 2015.
AUTOR, 2016a.
AUTOR, 2016b.
ANFOPE. Associação Nacional pela Formação dos Profissionais em Educação. Documento Final. Políticas de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação: conjuntura nacional, avanços e retrocessos. Goiânia: ANFOPE/PUC-Goiás/EFPH, dez. 2016 (mimeo).
AUGUSTO, Maria Helena. A valorização dos professores da educação básica e as políticas de responsabilização: o que há de novo no Plano Nacional de Educação? Cadernos do Cedes, vol. 35, n. 97, p. 535-552, set.-dez, 2015.
AVELAR, Marina. Entrevista com Stephen J. Ball: uma análise de sua contribuição para a pesquisa em política educacional. AAPE&EPAA, vol. 24, n. 24, p. 1-18, fev. 2016.
BALL, Stephen J. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BALL, Stephen J. Big policies/small world: an introduction to international perspectives in education policy. Comparative Education, v. 34, n. 2, p. 119-130, 1998.
BALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, jul/dez 2001.
BALL, Stephen J. Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, vol. 15, n. 02, p. 3-23, 2002.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2007.
BORGES, Maria C.; AQUINO, Orlando F.; PUENTES, Roberto V. Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. Revista HISTEDBR On-Line, Campinas, n. 42, p. 94-112, jun. 2011.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria de ação. Campinas: Papirus, 1997.
BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. São Paulo: Zouk, 2002.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. 2. ed. Porto Alegre: Zouk, 2011.
BOURDIEU, Pierre. Intelectuales, política y poder. 9ª. reimp. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Eudeba, 2014.
BOWE, Richard; BALL, Stephen J.; GOLD, Anne. Reforming education and changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge. 1992.
BRASIL Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/Lei/L1305.htm.
BRZEZINSKI, Iria. (Org.). Anfope em movimento 2008-2010. Brasília: Liber Livro: Anfope/Capes, 2011.
CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA (CONEB), 2008, Brasília, DF. Documento final. Brasília, DF: MEC, 2008.
CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO (CONAE), 2010. Brasília, DF. Documento final. Brasília, DF: MEC, 2010.
CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO (CONAE), 2014. Brasília, DF. Documento final. Brasília, DF: MEC, 2015.
DOURADO, Luiz F. Plano Nacional de Educação: o epicentro das políticas de estado para a educação brasileira. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária/ANPAE, 2017.
FREITAS, Helena C. L. Formação de Professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 136-167.
FREITAS, Helena C. L. A (Nova) Política de Formação de Professores: a prioridade postergada. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1203-1230, out. 2007.
GATTI, Bernadete A.; BARRETTO, Elba S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: UNESCO, 2009.
GATTI, Bernadete A.; BARRETTO, Elba S. S.; ANDRÉ, Marli E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
HYPOLITO, Álvaro L. M. Trabalho docente e o novo Plano Nacional de Educação: valorização, formação e condições de trabalho. Cadernos do Cedes, vol. 35, n. 97, p. 517-534, set.-dez, 2015.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.
MAINARDES, Jefferson.; MARCONDES, Maria I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009.
MOSCOVICI, S. A invenção da sociedade: sociologia e psicologia. Petrópolis: Vozes, 2011a.
MOSCOVICI, S. Psicologia das minorias ativas. Petrópolis: Vozes, 2011b.
OLIVEIRA, Dalila A. La construcción política de la profesión docente: La experiencia brasileña. In: OLIVEIRA, D. A. et al. Políticas educativas y territorios: modelos de articulación entre niveles de gobierno. Buenos Aires: IIPE/UNESCO, 2010, p. 131-158.
SCHEIBE, Leda. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo Plano Nacional de Educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 981-1000, jul.-set. 2010.
WEBER, Silke. O Plano Nacional de Educação e a valorização docente; confluência do debate nacional. Cadernos do Cedes, vol. 35, n. 97, p. 495-515, set-dez, 2015.
WERLE, Flávia O. C. Reforma, inovação e mudança: delineando questões na área de políticas educacionais. In: MARTINS, A. M.; WERLE, F. O. C. (Orgs.). Políticas Educacionais: elementos para reflexão. Porto Alegre: Redes Editora, 2010, p. 49-62.
DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8022
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil








