Didática no ensino superior: possibilidades e práticas

Autores

  • Antônio Batista Fernandes Universidade Federal do Ceará, Centro Universitário Católica de Quixadá.
  • Maria Cleidiane Cavalcante Freitas Universidade Estadual do Ceará, Instituto Federal de Educação do Ceará.
  • Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA de Quixadá.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7308

Palavras-chave:

Ensino Superior. Didática. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Este artigo visa discutir a questão da didática no Ensino Superior mediante uma reflexão sobre a relação ensino-aprendizagem. Desse modo, destacamos, através de uma pesquisa estritamente teórica, os principais desafios que são postos à didática dentro das Instituições de Ensino Superior na atualidade, levando em consideração a significância dos fundamentos didáticos para o exercício da prática docente. Para tanto, daremos ênfase às pesquisas desenvolvidas no Brasil pelos seguintes autores: Pimenta (2015), Anastasiou (2010), Candau (2012), Franco (2013) e Libâneo (2012), dentre outros. Portanto, a partir desse estudo esperamos reforçar, por meio de apontamentos teóricos, a importância da Didática no espaço do Ensino Superior, estacando a necessidade de saberes pedagógicos para uma transformação da prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Batista Fernandes, Universidade Federal do Ceará, Centro Universitário Católica de Quixadá.

Doutorando em Filosofia pela UFC, Mestre em Filosofia pela UFC, Graduado em Filosofia da UniCatólica de Quixadá e Professor do Curso de Filosofia da UniCatólica de Quixadá.

Maria Cleidiane Cavalcante Freitas, Universidade Estadual do Ceará, Instituto Federal de Educação do Ceará.

Doutoranda em Educação pela UECE, Mestre em Educação pela UECE, Graduada em Pedagogia pela UECE e Professora do Instituto Federal de Educação do Ceará.

Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro, Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA de Quixadá.

Doutora em Educação pela Universidad Del Norte, Mestre em Educação pela UFC, Graduada em Letra pela UFC e Professora da UniCatólica de Quixadá.

Referências

CANDAU, Vera Maria. A didática e a formação de educadores – Da exaltação à negação: a busca da relevância. In: A didática em questão. 33 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de [et al.]. Didática e docência: aprendendo a profissão. 4ª Ed. Brasília: Liber Livro, 2014.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Didática: uma esperança para as dificuldade pedagógicas do ensino superior?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 9, n. 15, p. 147-166, jul/dez, 2013.

LIBÂNEO. José Carlos. O campo teórico e profissional da Didática hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. In: Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2010.

_______. Didática: objeto de estudo, conceitos fundantes e derivações para o campo investigativo e profissional. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 16, 2012, Campinas: Junqueira &Marin Editores, 2012. p. 34-48.

PIMENTA, Selma Garrido. Para uma ressignificação da didática. In: Didática e Formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

_______. O protagonismo da didática nos cursos de licenciatura: a didática como campo disciplinar. In: Didática: teoria e pesquisa. São Paulo: Junqueira & Martins, 2015.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro; FUSARI, José Cerchi. Didática multidimensional: da prática coletiva à construção de princípios articuladores. Fortaleza, XVII ENDIPE 2014, Livro 4, p. 1 a 17.

PIMENTA, Selma Garrido et al. A construção da didática no GT Didática – análise de seus referencias. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 143-241, jan/mar, 2013.

Downloads

Publicado

2019-04-25

Como Citar

Fernandes, A. B., Freitas, M. C. C., & Carneiro, S. N. V. (2019). Didática no ensino superior: possibilidades e práticas. Momento - Diálogos Em Educação, 28(1), 262–277. https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7308

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.