Relações de gênero em sala de aula: compartilhando experiências do pibid interdisciplinar de petrolina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.7049

Palavras-chave:

Gênero, Educação, Interdisciplinar

Resumo

Levando em consideração as novas diretrizes para os cursos de licenciatura, de julho de 2015 e também a tentativa de reação aos diversos projetos que pretendem limitar as discussões de gênero em sala de aula, nosso projeto, aqui apresentado, utilizou o PIBID-Programa de Iniciação a Docência da CAPES, para trabalhar as relações de gênero, em escolas públicas de Petrolina, no ano de 2016. O projeto foi coordenado por Janaina Guimarães e desenvolvido pelas alunas e alunos dos cursos de Licenciatura em História e Biologia da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, numa perspectiva interdisciplinar. Nossa proposta teve como objetivo trabalhar os a construção histórica dos conceitos de sertaneja e sertanejo por meio das relações de gênero, focando a realidade das/os alunas/os e seu papel enquanto agentes históricos, estimulando-as/os a desenvolverem um olhar crítico sobre os estereótipos e preconceitos machistas e misóginos presentes nas práticas cotidianas. As atividades desenvolvidas ao longo do ano, bem como o material que utilizamos como base, produzidos pela Ação Educativa e pelo instituto Sou da Paz, serão descritas e analisadas, bem como a recepção por parte das/os licenciadas/os, tutores e estudantes do Ensino Médio à abordagem das relações de gênero em sala de aula.

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Biografia do Autor

Janaina Guimarães da Fonseca Silva, Universidade de Pernambuco - UPE. Recife/PE, Brasil.

Janaina Guimarães da Fonseca e silva é doutora em história pela Universidade federal de Pernambuco (2012).Professora adjunta da Universidade de Pernambuco, campus Mata Norte em Nazaré da Mata. No Campus Petrolina é membro permanente do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), mestrado em História (2007) pela mesma Universidade. Tem experiência na área de ensino de História e relações de gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos interdisciplinares, educação, gênero, mulheres.e-mail: guimaraes.janaina@gmail.com

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Publicado

2019-01-29

Como Citar

Silva, J. G. da F. (2019). Relações de gênero em sala de aula: compartilhando experiências do pibid interdisciplinar de petrolina. Momento - Diálogos Em Educação, 27(3), 303–315. https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.7049

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