Folclore na escola: uma pronúncia de mundo

Autores

  • Patrícia Porto Universidade Federal Fluminense,

Palavras-chave:

Folclore, escola, literatura, cultura da infância

Resumo

A proposta deste artigo tem como ponto de partida o possível diálogo entre a vivência com a literatura e algumas tramas do tecido escolar: a linguagem, a memória e a narrativa. Isto objetivando mostrar o aluno e o professor como sujeitos das suas próprias histórias e autores/atores das suas palavras. Busca-se então uma postura pedagógica que propicie a inclusão da prática da linguagem e, sua consequente pluralidade de textos orais e escritos; traçando como objetivo enfatizar o direito do educador e do educando à leitura de mundo na escola. Proponho assim uma leitura literária dialogada, na qual narradores e leitores se alternem na guarda e na recuperação da narrativa e da memória individual e coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Porto, Universidade Federal Fluminense,

Indicada pela UFF ao Prêmio Capes de Melhor Tese do Ano (em 2009) pelo livro “Narrativas Memorialísticas: Por uma Arte Docente na Escolarização da Literatura” Graduada em Letras (Português-Literaturas) pela UFF (1996) com especialização em Alfabetização das Crianças das Classes Populares (2001). Pela mesma universidade, tornou-se ainda Mestre em Educação no Campo de Confluência dos Estudos do Cotidiano e da Educação Popular (ECEP/2004) e Doutora em Políticas Públicas, Movimentos Instituintes e Educação (PPMIE/2009). Lecionou na UFRJ, UFRRJ, UERJ e na UNIABEU, na área de Letras e Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, Didática, Didática da Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado e Práticas Pedagógicas. Atualmente é Coordenadora Pedagógica e Professora-Pesquisadora no NUEC UFF, no Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social.

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Porto, P. (2016). Folclore na escola: uma pronúncia de mundo. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 309–330. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6126

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.