Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica

Autores

  • Marina Matiello Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Terciane Ângela Luchese

Palavras-chave:

História da educação. Escola confessional-católica. Educadores. Educandos.

Resumo

O presente artigo apresenta aspectos da cultura escolar que dizem respeito aos sujeitos do ensinar e do aprender do Colégio Regina Coeli, situado em Veranópolis/RS. Baseado nos pressupostos teóricos da História Cultural utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos, principalmente de relatórios e fotografias, produzidos e arquivados pela instituição objeto de estudo, além de entrevistas com os sujeitos escolares. O recorte temporal contempla o período de 1948 a 1969, em que a escola mantinha o estatuto de confessional católica. A partir da análise de dados foi possível depreender que as Irmãs de São José eram reconhecidas como “exímias educadoras” e tornaram-se referencia em educação no município e na região. A relação entre educadores e educandos era marcada pela disciplina, no entanto, sempre permeada pelo afeto, especialmente na educação de crianças.

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Biografia do Autor

Marina Matiello, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul – UCS.

Terciane Ângela Luchese

Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul e Pesquisadora PQ do CNPq.

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Publicado

2017-02-09

Como Citar

Matiello, M., & Luchese, T. Ângela. (2017). Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica. Momento - Diálogos Em Educação, 25(2), 55–78. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5859

Edição

Seção

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