Amazonas: mulheres e formação docente no Parfor

Autores

  • Amanda Motta Castro Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande/RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.5630

Palavras-chave:

Educação Popular. Gênero. Formação docente. PARFOR. Amazonas.

Resumo

Os escritos aqui apresentados têm como objetivo principal fazer uma reflexão sobre relações de gênero e a formação docente realizada no estado do Amazonas, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), dentro do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). O PARFOR é um programa do Governo Federal oferecido na modalidade presencial, este é um Programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de Janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios e as Instituições de Educação Superior (IES). O objetivo deste programa é realizar a formação superior de docentes que já atuam na Educação Básica e não possuem curso de ensino superior. Aqui será debatida a experiência de orientação de 21 estudantes docentes do PARFOR entre os meses de Junho a Outubro de 2015 no município de Tefé, localizado no Médio Solimões, no Estado do Amazonas. Articulando gênero e Educação popular este texto faz uma discussão sobre a questão de gênero neste contexto.

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Biografia do Autor

Amanda Motta Castro, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande/RS, Brasil.

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/FURG e docente do Departamento de Educação da mesma instituição. Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS; foi bolsista CAPES durante (2009-2015). É mestra em Educação (2011); Licenciada em Pedagogia (2000) e graduanda em Filosofia (2018). Realizou Estágio de doutoramento na Universidad Autonoma Metropolitana del México - UAM, no departamento de Antropologia. Com o olhar na América Latina tem‐se ocupado com os seguintes temas de pesquisa: Feminismo, Educação Popular e processos de exclusão social. Contato: motta.amanda@gmail.com

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Arquivos adicionais

Publicado

2019-01-29

Como Citar

Castro, A. M. (2019). Amazonas: mulheres e formação docente no Parfor. Momento - Diálogos Em Educação, 27(3), 47–64. https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.5630

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