<b>Uma face oculta da escola que exclui: a aprendizagem daqueles que não aprenderam</b>

Autores

  • Luciene Regina Paulino Tognetta
  • David Scott

Palavras-chave:

Aprendizagem, Desenvolvimento, Construtivismo, Inclusão social

Resumo

Este artigo se propõe a discutir a questão da aprendizagem numa escola de Ensino de Jovens e Adultos. Objetivou-se saber como ocorre a aprendizagem entre aqueles que não aprenderam ou que não puderem permanecer na escola dita normal. Através da observação e de entrevistas com professor e alunos deste núcleo de educação foi possível responder à questões: como ocorre o processo de ensino-aprendizagem de alunos do EJA? Quais objetivos são apontados para esse nível de ensino? Tais objetivos são explicitados nas ações dos professores que atuam no EJA? O objetivo da escola, na visão do professor entrevistado, suas ações para alcançar tal objetivo e os resultados que esta ação produz observada por nós na atuação dos alunos nos permitiram constatar que as práticas educativas instituídas estão distantes dos objetivos educacionais de educar para liberdade e cidadania e nos possibilitaram refletir sobre uma face oculta da escola que parece excluir, mais uma vez, os alunos que a ela retornam.

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Biografia do Autor

Luciene Regina Paulino Tognetta

Professora Dra.do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Membro do Laboratório de Psicologia Genética da FE/Unicamp e vice-líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral Unesp/Unicamp.

David Scott

Aluno de Iniciação Científica da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

2011-09-03

Como Citar

Tognetta, L. R. P., & Scott, D. (2011). <b>Uma face oculta da escola que exclui: a aprendizagem daqueles que não aprenderam</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 19(2), 65–76. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1491

Edição

Seção

Artigos

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