Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista MOMENTO - Diálogos em Educação, sediada no Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, possui fluxo quadrimestral e tem como principal foco promover a discussão de temáticas relativas à formação de professoras/es e ao cotidiano escolar no contexto de diferentes níveis de ensino, contribuindo para que o debate educacional nestes específicos campos seja ampliado. Direciona-se à publicação de artigos científicos inéditos e de entrevistas, escritas em Língua Portuguesa ou em Língua Espanhola, que tratem de experiências docentes, práticas pedagógicas e pesquisas concluídas que atendam ao escopo da revista. O núcleo base da Revista, a partir de 2014, passou a ser a organização dos artigos em forma de Dossiê temático sendo contempladas pela Revista Momento, também, artigos de demanda contínua e entrevistas. Para organização dos Dossiês são feitos convite a autoras/es cujas pesquisas contribuam com a discussão da temática proposta, bem como abertas submissões. Tal convite não garante a publicação do artigo, uma vez que estes, assim como todos os demais textos submetidos à Revista, são encaminhados à avaliação anônima realizada por dois pareceristas ad hoc com o sistema blinded revew. A Revista Momento oportuniza uma coletânea de escritos que suscitam às/aos leitoras/es reflexões críticas para discussão acerca da realidade educacional. A produção e divulgação desses conhecimentos contribuem para o estabelecimento e fortalecimento de redes educacionais interinstitucionais nacionais e internacionais que contribuem para a consolidação da qualidade do debate educacional.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de fluxo contínuo

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos enviados pelos colaboradores para a MOMENTO serão submetidos à avaliação por pares às cegas. Os autores que submeterem seus artigos devem estar seguros de que nao há qualquer identificação no artigo.
- Retirar identificações dos metadados do arquivo doc.
- Em caso de citação de trabalho próprio usar no corpo do texto. Segundo AUTOR ou ... (AUTOR, 2010, p. 27) e na listagem de referências substituir o nome próprio por AUTOR.
- Em caso de fotos, garantir que não haja reconhecimento do autor.
- Omitir na versão para avaliação a existência de prêmios recebidos ou de publicações em outros meios. Estes devem ser informados durante o momento de submissão no espaço "Comentário ao Editor".

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Momento - Diálogos em Educação

A Revista MOMENTO - Diálogos em Educação, sediada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, tem como principal foco promover a discussão de temáticas relativas à formação de professores e ao cotidiano escolar no contexto de diferentes níveis de ensino, contribuindo para que o debate educacional nestes específicos campos sejam ampliados.