Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista MOMENTO - Diálogos em Educação, sediada no Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, possui fluxo quadrimestral e tem como principal foco promover a discussão de temáticas relativas à formação de professoras/es e ao cotidiano escolar no contexto de diferentes níveis de ensino, contribuindo para que o debate educacional nestes específicos campos seja ampliado. Direciona-se à publicação de artigos científicos inéditos e de entrevistas, escritas em Língua Portuguesa ou em Língua Espanhola, que tratem de experiências docentes, práticas pedagógicas e pesquisas concluídas que atendam ao escopo da revista. O núcleo base da Revista, a partir de 2014, passou a ser a organização dos artigos em forma de Dossiê temático sendo contempladas pela Revista Momento, também, artigos de demanda contínua e entrevistas. Para organização dos Dossiês são feitos convite a autoras/es cujas pesquisas contribuam com a discussão da temática proposta, bem como abertas submissões. Tal convite não garante a publicação do artigo, uma vez que estes, assim como todos os demais textos submetidos à Revista, são encaminhados à avaliação anônima realizada por dois pareceristas ad hoc com o sistema blinded revew. A Revista Momento oportuniza uma coletânea de escritos que suscitam às/aos leitoras/es reflexões críticas para discussão acerca da realidade educacional. A produção e divulgação desses conhecimentos contribuem para o estabelecimento e fortalecimento de redes educacionais interinstitucionais nacionais e internacionais que contribuem para a consolidação da qualidade do debate educacional.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de fluxo contínuo

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos enviados pelos colaboradores para a MOMENTO serão submetidos à avaliação por pares às cegas. Os autores que submeterem seus artigos devem estar seguros de que nao há qualquer identificação no artigo.
- Retirar identificações dos metadados do arquivo doc.
- Em caso de citação de trabalho próprio usar no corpo do texto. Segundo AUTOR ou ... (AUTOR, 2010, p. 27) e na listagem de referências substituir o nome próprio por AUTOR.
- Em caso de fotos, garantir que não haja reconhecimento do autor.
- Omitir na versão para avaliação a existência de prêmios recebidos ou de publicações em outros meios. Estes devem ser informados durante o momento de submissão no espaço "Comentário ao Editor".

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Momento - Diálogos em Educação

A Revista MOMENTO - Diálogos em Educação, sediada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, tem como principal foco promover a discussão de temáticas relativas à formação de professores e ao cotidiano escolar no contexto de diferentes níveis de ensino, contribuindo para que o debate educacional nestes específicos campos sejam ampliados.

 

ESTATUTO DA REVISTA MOMENTO: DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO

CAPÍTULO I - DA FINALIDADE E OBJETIVOS

Art. 1° - A Revista Momento - Diálogos em Educação, sediada no Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, tem como principal foco promover a divulgação de trabalhos científicos relacionados à formação de
professoras/es e o cotidiano das instituições educativas, contribuindo para que o debate
educacional nestes específicos campos seja ampliado.
Art. 2° A Revista Momento - Diálogos em Educação, se insere nas áreas de Educação e tem caráter científico, publicando somente artigos inéditos, de circulação irrestrita, resenhas, ensaios e documentos podendo ser de outras áreas das ciências humanas, sociais aplicadas e saúde, entretanto, voltando-se às temáticas de interesse da Revista.
Parágrafo único - Os textos poderão ser redigidos em Língua Portuguesa, Espanhola e/ou Inglês e admite-se a publicação concomitante em duas línguas.
Art. 3° - A Revista é online e sua periodicidade é quadrimestral. Quanto aos seus recursos, eles são próprios ou oriundas de outras fontes fomento.
Art. 4° - Instituída em maio de 1983, a Revista Momento - Diálogos em Educação tem como objetivos principais:
I) Estimular a produção científica.
II) Contribuir para a divulgação e socialização do conhecimento.
III) Possibilitar o intercâmbio de informações e experiências com outras instituições nacionais e internacionais de ensino superior e de pesquisa.
IV) Promover a discussão de temáticas relativas à formação docente e o cotidiano escolar.

CAPÍTULO II - DA ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES
SEÇÃO I - DO CONSELHO EDITORIAL
Art. 5° - O Conselho Editorial é o fórum de caráter consultivo da Revista Momento - Diálogos em Educação, sendo composto pelos seguintes membros.
I) Um (1) representante do corpo docente de cada linha de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande -FURG, indicado por seus pares.
II) Um/uma Editor/a científico/a (presidente do Conselho), eleito/a pelos/as docentes do
Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com titulação de doutor em educação, significativa produção científica e membro permanente do Programa.
III) Um/uma Co-editor/a científico/a (vice-presidente do Conselho), eleito/a pelos/as docentes do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com titulação de doutor em educação, significativa produção científica e membro permanente do Programa.
IV) Um/a Secretário/a da Revista, cargo que será exercido por assistente administrativo e/ou estudante de designado para desempenhar a função pela Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação.
V) Um/a representante da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação.
§ 1° - O mandato dos membros do Conselho Editorial será de 02 (dois) anos, permitida uma recondução.
§ 2° – Com a interrupção do mandato e vacância da presidência do conselho, assumirá o/a Coeditor/a científico/a (vice-presidente/a) cabendo à Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação designar, entre os seus membros, co-editor (vice-presidente) que assumirá pelo período vigente do mandato.
Art. 6° - São atribuições do Conselho Editorial:
I) Acompanhar o cumprimento deste estatuto.
II) Zelar pela qualidade científica da Revista.
III) Primar pela ética profissional nas diferentes atividades efetivadas.
IV) Indicar membros para o Banco de Consultores/as.
V) Deliberar normas para a submissão de publicações.
VI) Promover o intercâmbio interinstitucional.
VII) Estabelecer estratégias de divulgação.
§ 1o - O Conselho Editorial se reunirá, pelo menos uma vez por semestre ou quando
necessário, por convocação de seu/sua presidente ou por meio de requerimento de dois terços (2/3) de seus membros.
§ 2° - O Conselho Editorial funcionará com a presença de no mínimo 50% mais um de seus membros, deliberando por maioria simples dos presentes.
Art. 7° – Ao/A Editor/a Científico/a compete:
I) Cumprir e fazer cumprir as decisões do Conselho Editorial.
II) Convocar e presidir as reuniões do Conselho Editorial.
III) Exercer, nos casos de empate, o voto de qualidade.
IV) Decidir, ad referendum do Conselho Editorial, nos casos de urgência, sobre constituição de
comissões, apreciação e assinatura de convênios.
V) Notificar o/a conselheiro/a e tomar as providências para a designação de substituto/a.
VI) Participar do encontro de editores de revistas da área da Educação na ANPED e/ou fóruns correlacionados.
VI I) Primar pela manutenção da qualidade científica e técnica da Revista.
VIII) Organizar o processo de seleção de consultores/a (pareceristas) e de distribuição dos trabalhos científicos entre eles.
IX) Atuar para proteger os direitos do/a(s) autor(es/as) e do/a(s) consultor(es/as), garantindo o caráter confidencial da avaliação e a transparência do processo.
X) Designar co-editores/as para organizar números temáticos da revista.
XI) Ter a responsabilidade final a respeito da aceitação ou rejeição dos artigos.
XII) Organizar, juntamente com o Conselho Editorial, a versão preliminar da Revista para
edição.
Art. 8° - Ao Secretário do Conselho Editorial compete:
I) Receber, organizar, cadastrar, controlar as propostas de publicação.
II) Assessorar o envio de propostas de publicação para consultores/as e a comunicação do
resultado final dos pareceres aos/às autores/as.
III) Assessorar as atividades de distribuição, permutação e divulgação.
IV) Exercer funções administrativas, tais como elaboração de correspondências aos/às
pareceristas e aos/às autores/as, prestação de informações gerais, dentre outras.
V) Lavrar atas de reuniões do Conselho Editorial.

SEÇÃO II - DOS/AS PARECERISTAS
Art. 9° - São pareceristas da revista, profissionais de reconhecida formação e experiência, preferencialmente, doutores/as, de instituições de ensino superior e, ou pesquisa nacionais e estrangeiras.
§ 1° - São atribuições dos pareceristas:
I) Primar pela ética profissional.
II) Ler, analisar e apresentar parecer científico, considerando as orientações definidas pelo Conselho Editorial.
SEÇÃO III - DO CORPO EDITORIAL CIENTÍFICO
Art. 10° - O Corpo Editorial Científico da Revista Momento - Diálogos em Educação é um colegiado multi-institucional, integrado por especialistas de amplo reconhecimento na comunidade acadêmica nacional e/ou internacional, distribuídos entre os campos do conhecimento que compõem as áreas de inserção da Revista.
Art. 11°O Corpo Editorial Científico da Revista Momento - Diálogos em Educação é formado por pesquisadores/as indicados pelo Conselho Editorial.
Art. 12° - São atribuições do Corpo Editorial Científico
I - Revisar a admissão dos artigos submetidos à publicação, quando solicitado;
II - Indicar avaliadores/as;
III - Assessorar na formulação da política editorial da Revista
IV - Auxiliar nas decisões relativas aos aspectos científicos do processo editorial do periódico, sempre que solicitado pelo/a Editor/a.
CAPÍTULO III - DAS PUBLICAÇÕES E TRAMITAÇÃO
Art. 13° - As propostas de publicação devem ser enviadas pelo sistema online da Revista
Momento - Diálogos em Educação, observando-se as instruções estabelecidas aos/às autores/as, pelo Conselho Editorial, por meio do site https://www.seer.furg.br/momento.
§ 1° – Os originais que não estiverem de acordo com as normas estabelecidas para submissão de publicação serão desclassificados automaticamente.
§ 2° – As opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus/suas
autores/as.
§ 3° – Ao encaminhar seus originais para publicação, os proponentes cedem os direitos autorais à Revista Momento - Diálogos em Educação. Os critérios de avaliação encontram-se disponíveis na área diretrizes de autoria no site da Revista.
Art. 14° - Durante o processo de seleção dos trabalhos para publicação, é preservado o
anonimato de autorias e pareceristas.
Art. 15° - O intercâmbio interinstitucional (permuta) ficará sob responsabilidade da Direção do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
Art. 16° - Os casos omissos serão analisados pelo Conselho Editorial.