Registro de batismo de Augusto Bastos – Benguela, 1875

Autores

  • Francisco Manuel Antunes Soares Universidade do Porto - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória. Universidade de Évora - Departamento de Linguística e Lieraturas. https://orcid.org/0000-0002-6074-4904

Palavras-chave:

História literária. Literatura e Sociedade.

Resumo

Augusto Bastos é, hoje, intelectual mal conhecido, mas que teve um papel decisivo no panorama cultural e jornalístico de Angola no princípio do século XX. Entre outras informações respeitantes à sua biografia se discutia e se desconhecia, até à descoberta deste documento, a data de nascimento e o exato nome da mãe. O meu objetivo é o de exaurir do documento as informações que ele nos possa facultar, articulando-as com a História da Literatura Angolana e da sociedade envolvente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Manuel Antunes Soares, Universidade do Porto - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória. Universidade de Évora - Departamento de Linguística e Lieraturas.

Prof. Associado, com Agregação, da Universidade de Évora. Também Prof. Titular pela Universidade Agostinho Neto e na Universidade Katyavala Bwila, ambas em Angola. Foi Vice-Reitor da Univ. Independente de Angola, na qual fundou a Fac. Psicologia e Ciências da Educação, e Vice-Presidente do Conselho Científico da Univ. Metodista de Angola, para além de Director do Instituto Superior Politécnico Katangoji (Luanda). É membro do CITCEM (Fac. Letras - Univ. do Porto), Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória». Co-fundou e coordenou o Mestrado em Estudos Lusófonos da Universidade de Évora e foi co-fundador do ACTAE - Centro de Investigação em Ciências Políticas e Sociais, hoje associado ao NICPRI-UE. Tem colaboração dispersa em jornais e revistas da especialidade (Literatura, Literaturas Africanas, Teoria da Literatura), sobretudo em países lusófonos. Publicou, entre outros, os livros Kicôla: estudos sobre a literatura angolana no século XIX (I. Luanda: Mayamba, 2012); Teoria da Literatura: criatividade e estrutura (Luanda: Kilombelombe, 2007). Antologia da nova poesia angolana (Lisboa: IN-CM, 2001). Notícia da Literatura Angolana (Lisboa: IN-CM, 2001). Participou, com capítulos ou prefácios, em vários livros colectivos, os últimos dos quais António Jacinto e a sua época: a modernidade nas literaturas africanas em língua portuguesa (Lisboa: CLEPUL, 2016); Como se lê um texto literário (Luanda: Mayamba, 2011); Viriato da Cruz: o homem e o mito (Luanda; Lisboa: Chá de Caxinde; Prefácio: 2008 [coord. Edmundo Rocha, Francisco Soares e Moisés A. Fernandes]).

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

Antunes Soares, F. M. (2019). Registro de batismo de Augusto Bastos – Benguela, 1875. Historiæ, 9(1), 145–157. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/8096