A “Linda Emília”: páginas esquecidas do teatro português oitocentista

Autores

  • Ana Isabel Vasconcelos

Resumo

Emília das Neves (1820-1883) é consensualmente considerada a mais notável atriz portuguesa do século XIX. Com uma vida inteiramente dedicada ao teatro e com um repertório extraordinário, urgia recuperar a sua memória, não só porque conseguiremos, desta forma, preencher algumas lacunas da história do teatro dessa época, mas porque estamos perante a figura de uma mulher ímpar no seu tempo. Oriunda de uma família humilde, conseguiu, pelo reconhecimento da sua excecionalidade, captar a atenção de nomes como Almeida Garrett, Mendes Leal, Rebelo da Silva ou Latino Coelho, que a escolheram para protagonista de textos dramáticos de que foram autores ou tradutores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Isabel Vasconcelos

Doutora em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta, Portugal, onde leciona desde 1989. É investigadora do Centro de Estudos de Teatro da FL da Universidade de Lisboa e autora de publicações nesta área.

Downloads

Publicado

2018-06-06

Como Citar

Vasconcelos, A. I. (2018). A “Linda Emília”: páginas esquecidas do teatro português oitocentista. Historiæ, 8(2), 11–30. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/7907