A pertença do patrimônio cultural pelo campesinato de São Lourenço do Sul através das escolas do campo

Autores

  • Marlon Borges Pestana Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Educação do Campo, Patrimônio Cultural

Resumo

A burguesia agroindustrial não se interessa por assuntos que possam impactar a sua expansão fundiária. Portanto, a delimitação de sítios arqueológicos; a demarcação de terras indígenas e quilombolas são assuntos que não interessam a camada de latifundiários monocultores, principalmente por evitarem tocar em temas que consideram a repartição da terra como prioridade. Esse é o objetivo da Arqueologia Comunitária que considera a identidade originária da terra então propriedade privada soberana. Buscando artefatos do passado para a consolidação das identidades coletivas do presente. Nesse sentido, o patrimônio cultural tem sido uma forte e confiável ferramenta de acesso a terra, através do PRONATER e das atividades dos Educadores do Campo. A comunidade camponesa de São Lourenço do Sul, principalmente através das Escolas do Campo, tem identificado um número significativo de sítios arqueológicos e históricos, além de mapear diferentes comunidades tradicionais indígenas e quilombolas no intuito de oferecer ao camponês, em geral aos familiares dos alunos do campo, subsídios para impedir o avanço do monopólio da posse da terra e da monocultura mecanizada.

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Biografia do Autor

Marlon Borges Pestana, Universidade Federal do Rio Grande

Professor adjunto do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Rio Grande. É sócio efetivo da Sociedade de Arqueologia Brasileira - SAB, possui graduação em História Bacharelado pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2004), especialista em História do Rio Grande do Sul: Sociedade, Política e Cultura pela mesma Universidade; Mestre e Doutor em História da América Latina com área de concentração em História das Populações Indígenas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Colonial, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia, Arqueologia Histórica, Educação Patrimonial, Métodos e Técnicas em Arqueologia.

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Publicado

2018-03-08

Como Citar

Pestana, M. B. (2018). A pertença do patrimônio cultural pelo campesinato de São Lourenço do Sul através das escolas do campo. Historiæ, 8(1), 133–144. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/7792