Da vida pelo teatro: a atriz e empresária Amélia Rey Colaço

Autores

Palavras-chave:

História. História do Teatro.

Resumo

Amélia Rey Colaço (1898-1990) foi uma das figuras de maior relevo no teatro português do século XX. As suas origens na alta burguesia lisboeta – apesar do cosmopolitismo que marcava a sua família – conferiram um caráter de exceção à sua escolha da profissão de atriz, até então fora do leque de escolhas de uma jovem de classe alta. Conseguiu, em pouco tempo, tornar-se um nome de referência no meio teatral, antes ainda do seu casamento com o ator Robles Monteiro (1888-1958). Com ele, criou a Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro (1921-1974), uma das companhias de maior longevidade do teatro português, e um caso singular no panorama dos grupos teatrais de então. Responsável pela direção artística da companhia desde o início, Amélia Rey Colaço assumiu também a gestão da mesma após a morte do seu marido, em 1958, conseguindo manter a companhia concessionária do Teatro Nacional D. Maria II até 1974, ano em que deu como encerrada a sua atividade logo após a revolução de 25 de Abril. Em Amélia Rey Colaço convergem vários vetores, aparentemente contraditórios, que a tornaram numa figura particularmente interessante: algo conservadora nos costumes, mas liberal nas escolhas artísticas; de porte aristocrático, mas realizando todos os trabalhos no teatro, incluindo pintar cenários; diplomática com o poder vigente, mas tentando insistentemente levar à cena autores proibidos. Este artigo pretende olhar para esta figura enquanto mulher de exceção no seu meio e no seu tempo, e para a forma como o seu percurso marcou o teatro português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana d'Eça Leal, Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Licenciada em Artes do Espectáculo pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2007). Mestre em Performance and Culture: Interdisciplinary Perspectives pelo Goldsmiths College, University of London (2009). Atualmente a desenvolver doutoramento em Estudos de Teatro na Universidade de Lisboa, com bolsa da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/94990/2013).

Downloads

Publicado

2018-06-06

Como Citar

d’Eça Leal, J. (2018). Da vida pelo teatro: a atriz e empresária Amélia Rey Colaço. Historiæ, 8(2), 219–238. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/7188