Elites regionais e realinhamentos políticos no Espírito Santo (1930-1964)

Autores

  • Ueber José Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História Social das Reações Políticas - PPGhis-Ufes; Professor do Departamento de Educação e Ciências Humanas - Ufes.

Palavras-chave:

História política

Resumo

Objetiva compreender o Estado do Espírito Santo no contexto do federalismo brasileiro, tendo como pano de fundo os dilemas constitutivos da formação e do desenvolvimento do Estado nacional, cuja materialidade se dá no debate entre centralização versus descentralização. Neste sentido, observar-se-ão os rebatimentos das mudanças institucionais que se operaram no plano nacional e no contexto regional capixaba em termos de realinhamentos e rearranjos político-partidários, da Revolução de 30 até o Golpe de 1964. A principal hipótese é a de que os sistemas partidários são formados a partir das elites e máquinas políticas e eleitorais que transpõem com êxito as fronteiras e turbulências representadas pelas mudanças institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueber José Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História Social das Reações Políticas - PPGhis-Ufes; Professor do Departamento de Educação e Ciências Humanas - Ufes.

Doutor em Ciência Política (Ufscar) (2013); Mestre em História Social das Relações Políticas (Ufes) (2008); Graduado em História (Ufes); Graduado em Pedagogia (Uniube) (2013).

Downloads

Publicado

2018-03-08

Como Citar

Oliveira, U. J. (2018). Elites regionais e realinhamentos políticos no Espírito Santo (1930-1964). Historiæ, 8(1), 53–82. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/6771