ALBERTO PASQUALINI E A FACULDADE LIVRE DE DIREITO DE PORTO ALEGRE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES DE PESQUISA

Autores

  • Diego Orgel Dal Bosco Almeida Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Palavras-chave:

Alberto Pasqualini. Bacharel. Trajetória

Resumo

O artigo que segue traça algumas considerações acerca dos aspectos centrais que embasaram a trajetória política inicial de Alberto Pasqualini1928-37. Embora este personagem tenha frequentemente aparecido em textos de enquadramento da memória e, depois, na historiografia sob a denominação de “doutrinador” ou “teórico do trabalhismo”, relativos, portanto, à sua trajetória política pós-1945, Pasqualini teve uma trajetória política inicial anterior que teve início em 1928-29, quando da sua formatura enquanto aluno laureado na então Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre e do seu concomitante ingresso no Partido Libertador (PL) do Rio Grande do Sul, tendo se lançado, primeiramente, candidato a deputado federal e, depois, sido eleito vereador pelo pleito de 1935. Salienta-se, portanto, que o seu ingresso no jogo político-partidário teve relação intrínseca com o capital político por ele granjeado e acumulado, principalmente,ao longo de sua trajetória acadêmica na Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Professor Adjunto Departamento de História e Geografia, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Graduado em História, Universidade de Passo Fundo (UPF); Mestre em História, Universidade de Passo Fundo (UPF); Doutor em História, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Downloads

Publicado

2017-03-04

Como Citar

Almeida, D. O. D. B. (2017). ALBERTO PASQUALINI E A FACULDADE LIVRE DE DIREITO DE PORTO ALEGRE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES DE PESQUISA. Historiæ, 7(2), 161–190. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/6725