O JORNAL A RAZÃO: O VENTRE FECUNDO QUE CRIOU O MODELO DE TOTALITARISMO INTEGRALISTA

Autores

  • Rodrigo Santos de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

A Razão, Plínio Salgado. Ação Integralista Brasileira. Integralismo

Resumo

No presente texto discutiremos as origens Ação Integralista Brasileira (AIB) a partir do jornal A Razão e como ele foi o instrumento ideológico utilizado por Plínio Salgado para organizar posteriormente a AIB. Também analisaremos a gestação de alguns dos principais pontos do discurso integralista a partir da coluna editorial Nota Política mantida por Plínio Salgado. Assim refletiremos sobre a oposição ao liberalismo, comunismo, capitalismo internacional. Também abordaremos a questão do nacionalismo e da simpatia aos modelos fascistas europeus. A partir desses dois pólos entre ideologias consideradas inimigas e aliadas Salgado passa a construir uma identidade política que seria o alicerce do integralismo brasileiro na década de 1930.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Santos de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande

Professor Adjunto dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2017-03-04

Como Citar

Oliveira, R. S. de. (2017). O JORNAL A RAZÃO: O VENTRE FECUNDO QUE CRIOU O MODELO DE TOTALITARISMO INTEGRALISTA. Historiæ, 7(2), 129–160. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/6724