MARTINHO NOBRE DE MELO E A UNIÃO DOS INTERESSES ECONÓMICOS: A DEFESA DA REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL NO JORNAL O SÉCULO

Autores

  • Priscila Musquim Alcântara de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Leandro Pereira Gonçalves Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Martinho Nobre de Melo. Jornal O Século. União dos Interesses Económicos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a participação de Martinho Nobre de Melo como colaborador do jornal O Século no ano de 1925 e sua inserção junto ao empresariado que formava a União dos Interesses Económicos portuguesa. Nobre de Melo foi político português, próximo ao Integralismo Lusitano, que exerceu a função de embaixador do Brasil entre os anos de 1932 a 1945. O artigo também se propõe a analisar como essa aproximação influenciou no discurso e nas ações de Nobre de Melo enquanto embaixador no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Musquim Alcântara de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora com estágio noInstituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (PDSE-Capes).Mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Leandro Pereira Gonçalves, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com estágio no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) e com pós-doutoramento pela Universidad Nacional de Córdoba (Centro de Estudios Avanzados/Argentina).

Downloads

Publicado

2017-03-04

Como Citar

Oliveira, P. M. A. de, & Gonçalves, L. P. (2017). MARTINHO NOBRE DE MELO E A UNIÃO DOS INTERESSES ECONÓMICOS: A DEFESA DA REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL NO JORNAL O SÉCULO. Historiæ, 7(2), 9–28. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/6719