ECONOMIA FEMINISTA: DESVALORIZAÇÃO, TRABALHO DOMÉSTICO E DESIGUALDADE

Autores

  • Rita de Cassia Fraga Machado UFRGS
  • Vanessa Gil UFRGS

Palavras-chave:

Economia Feminista. Divisão Sexual do Trabalho. Precarização. Mulheres.

Resumo

O presente texto busca discutir a desvalorização histórica do trabalho das mulheres e a precarização do emprego feminino diante do neoliberalismo. Para isso, nos apropriamos do conceito de divisão sexual do trabalho para compreender a desvalorização da força de trabalho feminino, em especial no trabalho doméstico, produzindo, assim, desigualdade de sexos, a partir da teoria da Economia Feminista. Apresentam-se, a partir dessa, os avanços, os retrocessos e o cenário atual do trabalho doméstico remunerado no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Fraga Machado, UFRGS

Professora Adjunta na Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Pós Doutoranda Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Bolsista PNPD/CAPES. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS na linha de pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação. Militante da Marcha das Mulheres do Amazonas MMM-AM.

Vanessa Gil, UFRGS

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação Unisinos. Mestra em Educação pela UFRGS. Militante da Marcha das Mulheres do Rio Grande do Sul MMM-RS.

Downloads

Publicado

2017-03-03

Como Citar

Machado, R. de C. F., & Gil, V. (2017). ECONOMIA FEMINISTA: DESVALORIZAÇÃO, TRABALHO DOMÉSTICO E DESIGUALDADE. Historiæ, 7(1), 96–112. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/6714