Planaltina e suas narrativas: cultura, memória e patrimônio em publicações locais desde o Século XX

Autores

  • Pedro Paulo Palazzo Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Planaltina. Metanarrativa. Historiografia. História regional

Resumo

Planaltina é o único núcleo urbano do Distrito Federal preexistente à construção de Brasília. Como tal, foi tanto objeto de descrições e estudos quanto berço de autores que, nos séculos XX e XXI, têm retratado a cidade segundo seus conhecimentos, preocupações e interesses. Neste artigo, os relatos produzidos em e sobre Planaltina são estudados não pelo seu conteúdo factual, mas como testemunhos desses interesses. Os textos são classificados neste artigo de acordo com os ciclos históricos abordados, sendo estes as narrativas inaugurais celebrando as origens do povoamento local, a consolidação do núcleo urbano e sua modernização, e os desafios socioculturais provocados pelo crescimento da capital federal. Percebese, nesse acervo de relatos, frequente reprodução de anedotas míticas sobre as origens da cidade e o papel de certas famílias, assim como discursos buscando afirmar a legitimidade de seus emissores perante a oposição ou a omissão personificadas pela narrativa dominante em torno da cidade de Brasília e de seu governo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Palazzo, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Estética e Semiótica da Arquitetura. Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2016-02-02

Como Citar

Palazzo, P. P. (2016). Planaltina e suas narrativas: cultura, memória e patrimônio em publicações locais desde o Século XX. Historiæ, 6(2), 360–382. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/5600