Patrimônio para brincar: criando um jogo de percurso para o Museu da Baronesa – Pelotas/ RS

Autores

  • Marlise Buchweitz Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Carla Gastaud Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Tatiana Lebedeff Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Palavras-chave:

Museu. Ação Educativa. Memória. Identidade

Resumo

O presente trabalho visa a refletir sobre Ação Educativa em Museus, explicitando a experiência de criação de um jogo para o Museu da Baronesa – Pelotas/RS. O desenvolvimento do mesmo realizou-se no curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas, numa turma de 6º semestre. A metodologia incluiu leituras de textos de diferentes teóricos que discutem a importância de um novo olhar para o papel do museu, além da realização de atividades educativas criadas em outros museus, para então, partir-se para a etapa de elaboração do jogo destinado ao Museu da Baronesa e que remete à exposição “Viagens” disponível no local. Observou-se a importância de um estudo em grupo para a confecção do jogo, além da etapa prática constantemente necessária para se perceber erros e acertos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlise Buchweitz, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel) e Bolsista CAPES.

Carla Gastaud, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Tatiana Lebedeff, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

2016-02-02

Como Citar

Buchweitz, M., Gastaud, C., & Lebedeff, T. (2016). Patrimônio para brincar: criando um jogo de percurso para o Museu da Baronesa – Pelotas/ RS. Historiæ, 6(2), 348–359. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/5599