A produção literária modernista de Plínio Salgado e suas influências no integralismo

Autores

  • Rodrigo dos Santos de Oliveira Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Palavras-chave:

Plínio Salgado. Modernismo. Integralismo

Resumo

A Ação Integralista Brasileira (AIB) foi o primeiro movimento político de massas organizado, nacionalmente, no Brasil; pode ser, inclusive, considerado um dos precursores dos partidos políticos em âmbito nacional no país – lembrando que até a formação da AIB, em 1932, não existiam agremiações políticas nacionais e sim regionais. Uma das principais bases do integralismo foi o nacionalismo exacerbado e suas origens remontam à participação de Plínio Salgado enquanto escritor modernista, na década de 1920. Em sua militância nas correntes nacionalistas, que se formaram no momento posterior à Semana de Arte Moderna (1922), foi organizando e estruturando os princípios de sua concepção nacionalista, a qual, na década seguinte, viria a se consolidar na formação da AIB. A partir destas considerações objetiva-se analisar a produção modernista de Plínio Salgado e perceber como esta se refletiu no integralismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo dos Santos de Oliveira, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Professor Adjunto nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

de Oliveira, R. dos S. (2015). A produção literária modernista de Plínio Salgado e suas influências no integralismo. Historiæ, 6(1), 323–346. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/5420