Diálogos entre História e Literatura em obras literárias africanas e brasileiras

Autores

  • Maria Nazareth Soares Fonseca Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Literatura. História. História Oral. Escravos e escravas. Angola e Brasil.

Resumo

O texto retoma reflexões sobre formas de interlocução entre Literatura e História, partindo da discussão de manifestações literárias publicadas em forma de poemas que se apropriam de material de pesquisa antropológica, cujas fontes são cuidadosamente indicadas no final do livro, tensionando o sentido de literatura como invenção. Em outro momento, são analisados um romance angolano, que encena fatos associados à presença de portugueses e holandeses na Angola do século XVII, e dois romances brasileiros que retratam a realidade das mulheres negras escravizadas no Brasil Colonial. Na análise dos romances brasileiros, procurou-se discutir as informações obtidas de historiadores e estudiosos e os processos que configuram, na encenação literária, a intenção de descrever a vida de mulheres escravizadas, quer destacando os castigos a elas impostos, quer mostrando-as como pequenas comerciantes de rua que trazem para cidades como Salvador e Rio de Janeiro algumas atividades de quitandeiras africanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Nazareth Soares Fonseca, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Literatura Comparada pela UFMG. Professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Literatura Comparada da PUC Minas.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

Fonseca, M. N. S. (2015). Diálogos entre História e Literatura em obras literárias africanas e brasileiras. Historiæ, 6(1), 245–267. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/5416