Fundo clamor: memórias e histórias de violações dos direitos humanos

Autores

  • Ana Flávia Arruda Lanna Barreto Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Heloísa Maria Murgel Starling Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Ditadura Cone Sul. Direitos Humanos. Fundo Clamor

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar o conteúdo do Fundo Clamor, localizado no Centro de Documentação e Informação Científica – CEDIC, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / SP, entre os anos de 1970-1992 e sua contribuição para o processo de resgate da memória histórica dos casos de sequestro, prisões e tortura de crianças e adolescentes, durante as ditaduras militares no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. A metodologia adotada para a realização desta pesquisa de ordem descritiva qualitativa pretende adotar dois sentidos: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa descritiva analítica documental. Através da consulta e análise dos documentos do Fundo Clamor (correspondências, denúncias, boletins, folhetos das Abuelas de la Praza de Mayo, relatórios, solicitação de habeas corpus, reportagens, fichas de desaparecidos políticos e de centros clandestinos de detenção) serão selecionados documentos cujas informações remetam ao desaparecimento de crianças, à prisão e/ou sequestro de militantes grávidas, procurando descrever a situação da apreensão e encarceramento, contexto histórico, forças repressoras envolvidas na operação de prisão, sequestro e/ou tortura das militantes e das crianças e adolescentes. Além desse acervo, será realizada uma pesquisa documental dos Arquivos do Terror, no Centro de Documentação e Arquivo para a Defesa dos Direitos Humanos (CDyA) da Corte Suprema de Justiça do Paraguai, que contém registros dos trinta e cinco anos da ditadura militar de Alfredo Stroessner no Paraguai. O argumento central desta pesquisa consiste na afirmação de que os arquivos do Comitê em Defesa dos Direitos Humanos dos Refugiados dos Países do Cone Sul, disponíveis no Fundo Clamor, contribuem, de forma significativa, para o resgate da memória histórica do período ditatorial e para a conquista da cidadania plena nesses países, sendo o Brasil protagonista da implantação da Doutrina de Segurança Nacional na América do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Arruda Lanna Barreto, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Pós-Doutoranda em História (UFMG). Professora Adjunta do Centro Universitário UNA.

Heloísa Maria Murgel Starling, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Supervisora de Pós-Doutorado, Doutora e Professora titular do departamento de História, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (UFMG).

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

Barreto, A. F. A. L., & Starling, H. M. M. (2014). Fundo clamor: memórias e histórias de violações dos direitos humanos. Historiæ, 5(2), 44–66. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/4865

Edição

Seção

Dossiê