Reflexões sobre mulheres, gênero e aprendizagem histórica

Autores

  • Anadir dos Reis Miranda Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Mulheres. Gênero. Aprendizagem histórica.

Resumo

Este artigo enfoca a discussão sobre a implicação do gênero na aprendizagem histórica, particularmente quanto à formação das identidades e consciência histórica de alunas e alunos. Partindo do pressuposto de que há recortes e seleções quanto aos passados acessados em sala de aula, e de que essas memórias são um “elemento essencial do que se costuma chamar identidade individual e coletiva”, (MARTINS, 2007: p. 17) perguntamo-nos o quanto a indiscutível invisibilização das mulheres e de suas experiências nos conteúdos e livros didáticos de história têm atuado na formação da identidade das alunas mulheres. Ou seja, como as alunas do gênero feminino constroem um sentimento de si mesmas, de existência e continuidade ao longo do tempo? Como elas se representam? Como um outro, como uma falta? E quanto ao tipo de consciência histórica que desenvolvem? Não sendo comum que se historicize suas identidades e experiências nas aulas de história, tendo em vista a visão de gênero essencialista ainda marcante nos conteúdos, livros didáticos e falas docentes, é possível que elas se concebam, em grande parte, como sujeitos a-históricos. Nesse sentido, como se posicionam e se orientam em relação ao tempo?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anadir dos Reis Miranda, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em História pela Universidade Federal do Paraná e professora do curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Campos de Andrade.

Downloads

Publicado

2014-01-21

Como Citar

Miranda, A. dos R. (2014). Reflexões sobre mulheres, gênero e aprendizagem histórica. Historiæ, 4(2), 103–114. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/3680

Edição

Seção

Artigos