Indivíduo e instituição: o papel de Plínio, o jovem durante o Alto Império romano

Autores

  • Alex Aparecido da Costa Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá
  • Renata Lopes Biazotto Venturini Professora Doutora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá.

Palavras-chave:

Ordem senatorial. Principado. Política. Tradições

Resumo

A época do Principado romano, no campo político e social, é marcada pelas reminiscências da República, que mesmo após mais de cem anos de sua queda ainda estão presentes no período de Trajano. O presente artigo buscou em um primeiro momento propor uma discussão a partir da leitura da bibliografia sobre a ordem senatorial, sobre a vida de Plínio, o Jovem e de sua obra o Panegírico de Trajano e ainda sobre o papel de cada em um contexto político no qual tradição e inovação caminharam juntas na configuração de um regime ambíguo. Posteriormente as contribuições da antropóloga Mary Douglas e do sociólogo Pierre Bourdieu permitiram uma análise mais aprofundada do Senado como uma instituição composta por regras e ideias que orientavam os grupos em seu interior, em um dos quais Plínio, o Jovem exerceu sua carreira pautado nas tradições da ordem e nas demandas políticas que envolveram sua época.

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Biografia do Autor

Alex Aparecido da Costa, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá e pesquisador do Laboratório de Estudos Antigos e Medievais onde, sob orientação da Profa. Dra. Renata Lopes Biazotto Venturini, desenvolve pesquisa acerca da idealização do príncipe durante o Alto Império romano a partir da análise da obra de Plínio, o Jovem.

Renata Lopes Biazotto Venturini, Professora Doutora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá.

Doutora em História Social pela USP e integrante docente do LEAM - Laboratório de Estudos Antigos e Medievais da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2013-09-16

Como Citar

Costa, A. A. da, & Venturini, R. L. B. (2013). Indivíduo e instituição: o papel de Plínio, o jovem durante o Alto Império romano. Historiæ, 4(1), 133–146. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/3283

Edição

Seção

Artigos