<b>O ensino de História e os conceitos: encaminhando discussões sobre alteridade e identidades étnicas na sala de aula</b>

Autores

  • Derocina Alves Campos Sosa

Palavras-chave:

História. Ensino. Conceitos. Alteridade. Identidades.

Resumo

O artigo a seguir analisa alguns conceitos estudados em História e como esses mesmos conceitos contribuem para a construção de imagens distorcidas dos acontecimentos, que favorecem a continuidade e o fortalecimento dos preconceitos no reconhecimento do outro e da sua cultura. Trazemos para a discussão alguns autores que reconhecem na alteridade o caminho para estudarmos e ensinarmos de maneira equânime as culturas dos povos da História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Derocina Alves Campos Sosa

Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

Sosa, D. A. C. (2011). &lt;b&gt;O ensino de História e os conceitos: encaminhando discussões sobre alteridade e identidades étnicas na sala de aula&lt;/b&gt;. Historiæ, 1(2), 135–143. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2367

Edição

Seção

Artigos