<b>Do tradicionalismo antiliberal ao "nacionalismo integral" e à "terceira via" dos "Estados Novos"</b>

Autores

  • Luis Reis Torgal

Palavras-chave:

Tradicionalismo. Nacionalismo. Estados Novos.

Resumo

Este texto é uma reflexão que tem por base vários textos do autor, entre os quais se pode destacar a sua primeira obra publicada, Tradicionalismo e Contra-Revolução: o pensamento e a acção de José da Gama e Castro. Coimbra: Universidade de Coimbra – Faculdade de Letras – Seminário de Cultura Portuguesa, 1973, e alguns capítulos de um livro, em preparação, Estados novos, Estado Novo. Saliente-se ainda o artigo “Estado Novo: ‘República Corporativa’”, publicado na Revista de História das Ideias, n. 27 (2007), no prelo, e “Marcello Caetano antes do Marcelismo”, apresentado no dia 18 de outubro de 2006, no seminário “Marcello Caetano y la reforma del Estado”, XI Jornadas de Estudios Luso Españoles (18 a 20 de outubro de 2006), realizado pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Centro Regional de Extremadura, Mérida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Reis Torgal

Doutorado em História das Idéias. Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Coordenador Científico do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20).

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

Torgal, L. R. (2011). <b>Do tradicionalismo antiliberal ao "nacionalismo integral" e à "terceira via" dos "Estados Novos"</b>. Historiæ, 1(1), 75–88. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2340

Edição

Seção

Artigos