Corporativismo, Nacionalismo e Antissemitismo

o pensamento integralista de Anor Butler Maciel

Autores

  • Leandro Pereira Gonçalves Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gabriela Santi Pacheco Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Anor Butler Maciel, intelectual e jurista gaúcho de grande destaque, foi adepto da Ação Integralista Brasileira (AIB), movimento fascista que se desenvolveu no Brasil nos anos 1930. Sua atuação no integralismo foi significativa, principalmente no Rio Grande do Sul, onde se estabeleceu como uma das principais lideranças. Por meio de livros, como O Estado Corporativo (1936), Nacionalismo: o problema judaico e o nacional-socialismo (1937) e Subsídios para o estudo da estrutura política do Estado Novo (1937), além de publicações em periódicos oficiais da AIB, desenvolveu reflexões sobre corporativismo, nacionalismo e antissemitismo. Partindo dessas produções, o artigo tem como objetivo realizar uma análise a fim de compreender o pensamento integralista de Maciel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Pereira Gonçalves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com atuação no Programa de Pós-Graduação em História. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com estágio (junior visiting fellowship), no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e com pós-doutoramento pela Universidad Nacional de Córdoba (Centro de Estudios Avanzados/Argentina). Coordenador da Rede de Investigação, Direitas, História e Memória e compõe o Conselho Administrativo da International Association for Comparative Fascist Studies (ComFas).

Gabriela Santi Pacheco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Governo de Minas Gerais (FAPEMIG). Bacharela em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Secretária da Rede de Investigação, Direitas, História e Memória.

Downloads

Publicado

2022-03-03

Como Citar

Pereira Gonçalves, L., & Santi Ramos Pacheco, G. (2022). Corporativismo, Nacionalismo e Antissemitismo: o pensamento integralista de Anor Butler Maciel. Historiæ, 12(2), 08–28. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/13344