A comida como manifestação da cultura quando consumida

Autores

  • Cleber Prodanov Universidade Feevale
  • Rogério de Vargas Metz Universidade Feevale

Resumo

Esse artigo analisa a comida como manifestação de cultura e como ela pode ser um processo cultural quando consumida. Nesse sentido, analisamos as formas que a cultura se aproxima das práticas cotidianas em relação ao consumo de comida, pautados pelo conceito de cultura trazido por Cliford Geertz (2008), temática que está relacionada ao mecanismo de formação do gosto, como a distinção de sabores doces, salgados, amargos, azedos, picantes. A mutação dos gostos através dos tempos e de diferentes culturas. Distinção social entre classes sociais, demostrando superioridade, através da comida. Neste sentido, comida de sobrevivência. Aprimoramento de produtos através de técnicas modernas. O aparecimento do serviço à russa, evidenciando demais modos de serviço. Modos de comportamento à mesa. Doenças relacionadas ao excesso na alimentação. Comidas de calendário, e o comer geográfico. Tudo isso atrelando o consumo alimentar e os estilos de vida. Pois neste aspecto, há uma liberdade de escolha, afirmado na alimentação. O problema de pesquisa e o objetivo traçado pelo artigo foram atingidos, demonstrando todos esses aspectos que pontuam a comida como um processo cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Prodanov, Universidade Feevale

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo/USP. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e pesquisador da Universidade Feevale, Novo Hamburgo/RS - Brasil.

Downloads

Publicado

2023-03-13

Como Citar

Prodanov, C., & de Vargas Metz, R. (2023). A comida como manifestação da cultura quando consumida. Historiæ, 13(1), 151–172. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/13333