Sangue, suor, lágrimas e purpurina

notas sobre a documentação LGBT+ no Arquivo Nacional

Autores

  • Jac Ribeiro Cabral Departamento de Ciência da Informação do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (GCI/IACS/UFF)
  • Sofia Frahlich Cavalleiro Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI/UFF)

Resumo

Apresenta um breve panorama da documentação sobre/de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT+) encontrada no Arquivo Nacional, buscando revelar como as/os sujeitas/os dissidentes da linearidade entre sexo, gênero, prática sexual e desejo (Judith BUTLER, 2003) são retratados/as ou como se autorrepresentavam e nomeavam suas atitudes, comportamentos, modos de vida, de ser e de estar no mundo. Nosso recorte traz os fragmentos das memórias da repressão e da resistência dessas minorias a partir de um dos conjuntos documentais que abrangem o onipotente Serviço Nacional de Informações (SNI), durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985). Sem a pretensão de esgotar as informações ali contidas, a ideia é oferecer uma espécie de guia que possa servir como ferramenta para a pesquisa social, sobretudo às/aos interessadas/os nos estudos de gêneros e sexualidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jac Ribeiro Cabral, Departamento de Ciência da Informação do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (GCI/IACS/UFF)

Jacqueline Ribeiro Cabral atua como docente adjunta no Departamento de Ciência da Informação (UFF). Realizou estágio pós-doutoral em Sociologia Política no IUPERJ/UCAM como bolsista da CAPES (2014-2015), e obteve os títulos de doutorado em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz (2012), mestrado em História pela UERJ (2003), especialização em História do Brasil pela UFF (2001), bacharelado e licenciatura em História também pela UFF (1999), e bacharelado em Arquivologia pela UNIRIO (2015). Possui experiência profissional principalmente na área de história do Brasil, tendo trabalhado com arquivos pessoais na Casa de Rui Barbosa, na COC/Fiocruz, no CPDOC/FGV, no MAST e em outras instituições. Seus interesses dentro do campo infodocumentário são: arquivos e direitos humanos, história dos arquivos e da arquivologia, memória social e relações de gênero. É coordenadora do grupo de estudos, pesquisas e extensão Nómadas - Informação, Memória, Documento (UFF), e pesquisadora do Flores Raras - Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Comunicação e Feminismos (UFJF/UFSCar).

Sofia Frahlich Cavalleiro, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI/UFF)

Mestranda em Ciência da Informação pela UFF e integrante do grupo de estudos, pesquisas e extensão Nómadas - Informação, Memória, Documento (UFF).

Downloads

Publicado

2023-03-13

Como Citar

Ribeiro Cabral, J., & Frahlich Cavalleiro, S. (2023). Sangue, suor, lágrimas e purpurina: notas sobre a documentação LGBT+ no Arquivo Nacional . Historiæ, 13(1), 30–44. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/13110