Chamada de artigos 2018

Volume 1
Dossiê Documentos & Pesquisa

Organizadores: Drª. Vania Chaves (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias – CLEPUL / Universidade de Lisboa) e Dr. Francisco das Neves Alves (Universidade Federal do Rio Grande – FURG)

Descrição: O estudo dos documentos ainda constitui uma das etapas fundamentais da pesquisa, notadamente quando os trabalhos se voltavam a temáticas culturais, como as histórico-literárias. O documento deixou de ser analisado como um ente indubitável, acima do bem ou do mal e código absoluto da verdade, mas isso não retirou a sua relevância, tornando-se a sua própria construção um objeto de pesquisa. Assim, em se tratando de registros escritos, os documentos passaram a ser interpretados em sua essência discursiva, com a pesquisa voltando-se às próprias condições de produção de uma determinada documentação, ou seja, as suas inter-relações com o contexto em que foi elaborada, bem como às circunstâncias/conjunturas extra, intra e interdiscursivas de sua criação. Este dossiê busca trazer uma série de estudos de caso que abordam estas interfaces entre a pesquisa e a interpretação documental.

Prazo de envio dos artigos: 31/10/2018


Volume 2
Culturas Políticas

Organizadores: Dr. Leandro Pereira Gonçalves (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF) e Dr. Odilon Caldeira Neto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)

Descrição: Da terminologia de uso corrente na Ciência Política, até as discussões e interpretações nos domínios historiográficos, o conceito de cultura política fornece uma matriz interpretativa de grande riqueza para as interfaces entre a História Política e História Cultural, em torno de temas como as representações sociais, os imaginários políticos, entre outros. O dossiê temático tem por objetivo reunir trabalhos que se dediquem aos estudos das culturas políticas, com ênfase em estudos que busquem estabelecer relações entre a efeméride e os longos processos, em perspectiva que vão desde estudos de caso, até abordagem comparatistas e transnacionais.


Prazo de envio dos artigos: 31/10/2018